Produção em Destaque

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Considerando o período de 2017-2020, os dados do Scival indicam que o Programa apresentou um número expressivo de publicações qualificadas durante o período (89). O crescimento significativo culmina num total de 485 citações, com uma alta média de citações por artigo (5,4). Isso demonstra que o crescimento ocorrido não reflete apenas um aumento quantitativo de publicações, mas também qualitativo, com impactante inserção na comunidade científica.

O PPGO finaliza o quadriênio com um Impacto de Citação Ponderada no Campo (FWCI) de 1,07, o que mostra que as publicações geradas no período foram citadas numa proporção acima da média mundial de publicações da área, corroborando a qualidade da produção gerada no período.

O somatório de citações dos artigos apontados pelos docentes como mais relevantes, nas três bases de dados, também aponta o alto impacto da produção intelectual do Programa:
Google Acadêmico: 506; Scopus: 268 ; Web of Science: 226

Produções de Destaque dos Docentes do Programa (2017-2020)

Legenda:
LETRA MAIÚSCULA = Discente/egresso
(DO) = Docente
(PN) = Parceiro Nacional
(PI) = Parceiro Internacional
(PD) = Pós-Doutorado
(IC) = Iniciação Científica

Os Docentes seguem listados abaixo por ordem alfabética.

ADRIANO F. DE LIMA

1 - Depósito de patente: “Resina composta odontológica, restauradora ou cimentante de alta reatividade” Registro: BR1020180109090.
Oriundo da dissertação de mestrado da egressa KARINA VERZOLA, contribui para o desenvolvimento e comercialização de compósitos resinosos com maior reatividade. Está aderido à LP2e foi resultado da parceria com a UFSM, RS. Resultou em um aumento expressivo na velocidade de reação de polimerização de materiais resinosos aplicados em Odontologia.

2 - VERZOLA KC, Dressano D, Saraceni CHC (DO), Gonçalves LS, Hadis M (PI), Watts DC (PI), Palin WM (PI), Lima AF (DO). Bis (4-methyl phenyl)iodonium as an alternative component to diphenyliodonium in camphorquinone-based ternary initiating systems. Dent Mater. 2020 Oct;36(10):1282-1288.
Google 2; Scopus 1; Web of Science 1
Fruto da dissertação de mestrado da egressa KARINA VERZOLA, aderida à LP2em parceria com pesquisadores das Universidades de Manchester, Birmingham no Reino Unido e UFSM, RS. O trabalho comparou a eficiência de dois agentes na polimerização de sistemas resinosos com carga e contribuiu para demonstrar a viabilidade dos mesmos para uso em novos materiais para maior reatividade dos sistemas adesivos.

3 - Lima AF (DO), SALVADOR MVO, Dressano D, Saraceni CHC (DO), Gonçalves LS, Hadis M (PI), Palin WM (PI). Increased rates of photopolymerisation by ternary type II photoinitiator systems in dental resins. J Mech Behav Biomed Mater. 2019 Oct;98:71-78. Epub 2019.
Google 11; Scopus 8; Web of Science 7
A publicação foi resultado de um trabalho de IC do atual doutorando MARCOS VINÍCIUS DE OLIVEIRA SALVADOR (graduação: PROUNI; IC: Duas bolsas: PIBIC – CNPq e FAPESP; mestrado: PROSUP; doutorado: PROSUP) sob orientação do Prof. Dr. Adriano F. Lima, sendo relacionada à LP2. Produto de cooperação internacional entre a UNIP e a Universidade de Birmingham-Reino Unido, comparou diferentes sistemas de iniciação em resinas experimentais demonstrando que alterações em sistemas contendo canforoquinona podem fazer com que estes tenham rendimento semelhante a iniciadores mais rápidos como os óxidos de mono- e bis-acilfosfino.

4 - Lima AF (DO), Kumagai RV, SALVADOR MV. Longevidade das Restaurações Adesivas: Procedimentos que Fazem a Diferença. In: Marcelo Fonseca. (Org.). The Aesthetics Yearbook - Anuário Oficial da SBOE - Volume 2. 1ed.Nova Odessa: Quintessence Publishing Brasil, 2019, v. 1, p. 3-16.
Capítulo publicado na Anuário da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), com a participação ativa do discente MARCOS VINÍCIUS DE OLIVEIRA SALVADOR e relacionado à LP2. A publicação se faz relevante e com forte impacto educacional, já que a SBOE é uma das mais conceituadas instituições de Odontologia Restauradora e Estética do mundo.

ALFREDO M. M. MESQUITA

1 - MOURA RV, Kojima NA (PN), Saraceni CHC (DO), Bassolli L,  Balducci, I, Özcan M (PI), Mesquita AMM (DO). Evaluation of the Accuracy of Conventional and Digital Impression Techniques for Implant Restauration. J Prosthodontics 2019 Feb;28(2):e530-e535. Epub 2018 May 1. 
Google 20; Scopus 13; Web of Science 10.
Produto da dissertação de mestrado da discente (doutoranda) RENATA DE VASCONCELLOS MOURA está inserido no produto relacionado à LP2 e contou com parceria nacional da UNESP e da Universidade de Zurich e financiado pela Implacil De Bortoli. Trabalho de alta relevância clínica que permite a segurança da utilização de diferentes técnicas convencionais e digitais na obtenção de moldelos para prótese sobre implante.

2 - CALABRO DE, Kojima NA (PN), Pecorari VGA (DO), Saraceni CHC (DO), Blatz MB (PI), Özcan M (PI), Mesquita AMM (DO). A 10-Year Follow-Up of Different Intra-Radicular Retainers in Teeth Restored with Zirconia Crowns. Clinical, Cosmetic and Investigational Dentistry 2019; 11:409-417.
Google 4; Scopus 2; Web of Science 2.
Produto da dissertação de mestrado da aluna DÉBORA ELIAS CALABRO, inserido na LP2 e contou com a presença de parceria nacional da UNESP e da Universidade de Zurich e da Penn University, USA. A relevância do artigo se dá por ser um acompanhamento clínico de 10 anos de diferentes tipos de retentores radiculares e traz significativa contribuição para a tomada de decisão do clínico.

3 - TUZZOLO Neto H, TUZITA AS, Gehrke AS (PI), MOURA RV, Casati MZ (DO), Mesquita AMM (DO). A Comparative Analysis of Implants Presenting Different Diameters: Extra-Narrow, Narrow and Conventional. Materials. 2020 Apr 17;13(8):1888.  
Produto da dissertação de mestrado do aluno HENRIQUE T. NETO, pertence à LP2 e conta com a participação da Universidade de Murcia – Espanha e financiado pela Implacil De Bortoli. Os resultados demonstraram que implantes extra-estreitos podem ser instalados com segurança na reabilitação de caninos quebrando um paradigma clínico da realização de enxertos ósseos.

4 - Mesquita AMM (DO), Husain NA, Molinero-Mourelle P, Özcan M (PI). An Intraoral Repair Method for Chipping Fracture of a Multiunit Fixed Zirconia Reconstruction: A Direct Dental Technique. European Journal of Dentistry, v. 1, p. 1-5, 2020.
Produto vinculado à LP2 contou com a participação da Universidade de Zurich, Suíça. O estudo demonstra uma técnica nova de reparo de coroas protéticas cerâmicas de duas camadas com infra-estrutura de zircônia, técnica simples e com baixo custo, para solução de um problema cotidiano que é a soltura da cerâmica de recobrimento em coroas proféticas com infra-estrutura em metal ou zircônia.

CINTIA H. C. SARACENI

1 - BERGAMINI MR, KABADAYAN F, Bernardi MM (DO), Suffredini IB (DO), Ciaramicoli MT, KODAMA MT, Saraceni CHC (DO). Stress and its role in the dentin hypersensitivity in rats. Arch Oral Biol. 2017 Jan;73:151-160. 
Google 14; Scopus 9; Web of Science 7.
Produto resultante de dissertação de mestrado do egresso MARCELO R. BERGAMINI, com a participação de discente FERNANDA K. DIAS que era aluna de IC (PIBIC – CNPq). A produção está aderida à LP1 e foi coordenada pela Profa. Cintia Saraceni. Os resultados desse produto subsidiaram o recebimento do prêmio de melhor projeto de IC na área da saúde durante o Encontro de Iniciação Científica da UNIP.

2 - BARBOSA FM, Cabral D, KABADAYAN F, Bondan EF, Martins MFM, Kirsten TB, Bonamin LV, Queiroz-Hazarbassanov N, Bernardi MM (DO), Saraceni CHC (DO). Depressive behavior induced by unpredictable chronic mild stress increases dentin hypersensitivity in rats. ARCH ORAL BIOL. 2017 Aug;80:164-174.
Google 9; Scopus 9; Web of Science 4.
A publicação foi resultado da dissertação de mestrado da egressa FABIANE M. BARBOSA e está vinculada à LP1 e foi coordenada pela Profa. Cintia Saraceni. Essa pesquisa conclui que a depressão afeta a percepção da dor decorrente da hipersensibilidade dentinária e contribui para o delineamento de protocolos clínicos multidisciplinares para a abordagem dessa doença tão prevalente na clínica odontológica.

3 - Ciaramicoli MT, KABADAYAN F, Bernardi MM (DO), Suffredini, I (DO), Saraceni CHC (DO). Diazepam as attenuator of pain induced by dentin hypersensitivity in rats exposed to stress. ARCH ORAL BIOL. 2019 Jan;97:165-169. 
Google 2; Scopus 2; Web of Science 2.
A publicação tem a participação da discente FERNANDA K. DIAS. Está vinculada à LP1 e foi coordenada pela Profa. Cintia Saraceni. Essa pesquisa conclui que o controle da ansiedade com drogas ansiolíticas reduz a percepção da dor decorrente da hipersensibilidade dentinária e contribui para o delineamento de protocolos clínicos com abordagem multidisciplinar dessa doença.

4 - KIYAN VH, Rodrigues FP, Samad RE (PN), Zezell DM (PN), Bottino MA (PN), de Lima NB (PN), Saraceni, CHC (DO). Femtosecond Ti: Sa ultra short-pulse laser irradiation effects on the properties and morphology of the zirconia surface after ageing. CERAMICS INTERNATIONAL. 2020.
Google 2; Scopus 2; Web of Science 1.
Inserido na LP2, esse produto é resultante de tese de doutorado da egressa VANESSA H. KIYAN, fruto de parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN -USP, que traz inserção de tecnologia inovadora, fase de protótipo, para tratamento de superfície de cerâmica.

CRISTINA F. ORTOLANI

1 - Aplicativo para celular Ortodontech, para controle do biofilme dentário de adolescentes em tratamento ortodôntico.
Fruto da dissertação de mestrado da discente CRISTIANE C. B. ALVES (bolsista PROSUP) inserido na LP2. Esse aplicativo contribui para a educação em saúde bucal de adolescentes inseridos em escolas públicas e faz parte da ação de inserção social do PPGO no Ensino Básico. Essa abordagem tem gerado impacto significativo na higienização e manutenção da saúde bucal de adolescentes.

2 - Cartilha: “Promoção da Saúde Bucal de Crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus”.  A cartilha é parte das ações desenvolvidas junto às crianças com microcefalia em Maceió, Natal, Salvador, Fortaleza e João Pessoa. Foram 180 criancas atendidas e 500 cartilhas distribuídas. A partir da tese da egressa LÍVIA E. HOFFMAN “Levantamento da Saúde Bucal de Crianças com Microcefalia Decorrente da Síndrome Congênita do Zika Vírus”, inserida na LP2,essa cartilha foi desenvolvida como método educativo e disseminação de conhecimento e aborda temas como etiologia e prevenção da carie dentária, com ênfase no papel da dieta, na susceptibilidade à doença e na orientação em higiene bucal.

DENISE C. ANDIA

1 - LAMEIRA JUNIOR AG, FRANÇOSO BG (IC), ABSY S (IC), Pecorari VG (DO), Ribeiro FV (DO), Andia DC (DO). Resveratrol Reverts Epigenetic and Transcription Changes Caused by Smoke Inhalation on Bone-Related Genes in Rats. DNA Cell Biol 2018, 37(8):670-679.
Google 4; Scopus 3; Web of Science 2.
Essa produção é fruto de Dissertação de Mestrado, na LP2. A produção tem a participação de um aluno de Mestrado (primeiro autor) e dois alunos de IC, que atualmente são alunos de mestrado e bolsistas PROSUP. O artigo recebeu financiamento Jovem Pesquisador FAPESP (2013/09650-8) e traz resultados científicos inéditos que demonstram o papel da epigenética na reversão da resposta tecidual negativa oriunda da inalação da fumaça de cigarro.

2 - Assis RIF, Wiench M (PI), Ruiz KGS, Silva RA, Feltran G, Sallum EA, Casati MZ (DO), Nociti Junior FH, Andia DC (DO). RG108 increases NANOG and OCT4 in bone marrow-derived mesenchymal cells through global changes in DNA modifications and epigenetic activation.PLoS One. 2018; 13(12):e0207873.
Google 4; Scopus 2; Web of Science 2.
Produção científica relativa a Auxílio Jovem Pesquisador FAPESP (2013/09650-8), inserida na LP1. Nesse produto, há a contribuição da parceria internacional (Universidade de Birmingham, Reino Unido) e da UNICAMP e da UNESP/Botucatu). O estudo contribui para desvendar os mecanismos epigenéticos em células mesenquimais humanas, por meio da utilização das Epidrugs.

3 - Silva RA, Fernandes CJC, Feltran G, Gomes AM, Andrade AFC, Andia DC (DO), Peppelenbosch MP, Zambuzzi WF. Laminar shear stress-provoked cytoskeletal changes are mediated by epigenetic reprogramming of TIMP1 in human primary smooth muscle cells. J Cell Physiol 2018; 234(5):6382-6396. 
Google 9; Scopus 8; Web of Science 2.
Esse produto é relevante, pois mostra que a área de epigenética instalada no PPGO tem atraído interesse em colaborações. Nesse caso, mostra a colaboração nacional da UNESP de Botucatu, e internacional do Erasmus Medical Center, Holanda, centro de referência mundial. Esse produto está aderido à LP1 e foi aprovado em chamada internacional com auxílio financeiro bilateral - FAPESP/Universidade de Birmingham (FAPESP 2017/07944-5), com a pesquisadora principal e responsável Denise Andia. O avanço científico se deu pelos achados do artigo, que demonstram a regulação epigenética como importante na reprogramação gênica.

4 - Assis RIF, Feltran GS, Silva MES, Palma ICR, Rovai ES, Miranda TB, Ferreira MR, Zambuzzi WF, Birbrair A, Andia DC (DO), da Silva RA. Non-coding RNAs repressive role in post-transcriptional processing of RUNX2 during the acquisition of the osteogenic phenotype of periodontal ligament mesenchymal stem cells. Dev. Biol. 2020, v. 1606, p. 30283-30289.
Google 1
Essa é uma publicação inserida na LP1 e tem participação de discentes, com parceria nacional com docentes da UNESP/Botucatu, UFMG e de docente do Programa de Patologia Ambiental e Experimental da UNIP. A publicação é resultado de Auxílio aprovado em chamada internacional FAPESP/Universidade de Birmingham, Reino Unido (FAPESP 2017/07944-5) e tem caráter inovador por trazer metodologias de (epi)genômica e análises de Bioinformática em Epigenética.

ELCIO MAGDALENA GIOVANI

1 - Giovani EM (DO), MARINHO KCT, ANDIA MERLIN R. Dental treatment of a patient with Opitz G/BBB syndrome. Special Care in Dentistry 2017; 37 (2), 102-106. Citações: Google 3; Scopus 1; Web of Science 1.
Esse produto conta com a participação de egressas de doutorado do PPGO e está inserido na LP2 e contribui para a condução do tratamento odontológico da população acometida por doenças renais e foi realizado em pacientes do Hospital dos Rins e Hipertensão, parceiro do PPGO.

2 - SALGADO DMRA, NORO FILHO GA, Cortes ARG, Arita ES, Casarin RCV (PN), Costa C, Giovani EM (DO). Effect of photodynamic therapy with malachite green on non-surgical periodontal treatment in HIV patients: a pilot split-mouth study. 2017 Lasers Med Sci. 32(5): 1213-1217.
Google 5; Scopus 1; Web of Science 1.
É resultado de dissertação de mestrado da egressa DANIELA SALGADO, conta com a participação de egresso do PPGO e está inserido na LP2. Os resultados apontam a PDT como uma conduta terapêutica efetiva e recomendada nos tratamentos das doenças periodontais de pacientes vivendo com o HIV/AIDS e minimiza o uso de medicamentos que podem levar a interações medicamentosas nesses pacientes.

3 - MATOS R, Mesquita AMM (DO), Giovani EM (DO). Cone Morse Implant Placement in Patients with Aids Who Use Highly Active Antiretroviral Therapy Report of Clinical Cases. The Open Dentistry Journal 2020. v. 14, p. 3-8.
Fruto da dissertação de mestrado da atual discente de doutorado RAFAELA MATOS, esse artigo está inserido na LP2. Os resultados contribuem para a indicação do sistema de implantes para recuperação das condições ideais da mastigação, fonética e estética restaurando a autoimagem e autoestima da população acometida pela AIDS.

4 - SILVA AC, Pollo IC, Giovani EM. Lymphangioma in Broadside of the tongue in patient with Crohn disease and HIV: a case report. Oral surgery, Oral medicine, Oral pathology, Oral radiology and endodontics, v. 30, p. e163, 2020.
Relato de caso clínico inserido na LP2. O trabalho conta com a participação do discente de doutorado ALEXANDRE C. SILVA e foi realizado a partir da parceria do PPGO com a Prefeitura de São Paulo – Programa DST/AIDS. O relato contribui para o diagnóstico e tomada de decisão terapêutica.

FABIANO RIBEIRO CIRANO

1 - VERRASTRO NETO A, ANDRADE R, Corrêa MG (DO), Casarin RCV (PN), Casati MZ (DO), Pimentel SP (DO), Ribeiro FV (DO), Cirano FR (DO). The impact of different torques for the insertion of immediately loaded implants on the peri-implant levels of angiogenesis- and bone-related markers. Int J Oral Maxillofac Surg. 2018 May;47(5):651-657.
Google 7; Scopus 2; Web of Science 3
Produto fruto da dissertação de mestrado do egresso ANTÔNIO VERRASTRO NETO ANTÔNIO VERRASTRO NETO, inserido na LP2. Contou com a participação de outro egresso do programa (RODRIGO ANDRADE), teve parceria nacional com a UNICAMP e fomento de empresa nacional da área de implantes dentais. Os resultados do estudo contribuem para a alteração no protocolo clínico de instalação de implantes dentais com a utilização de menores torques, o que favorece a modulação de marcadores ósseos e de angiogênese.

2 - GIRLANDA FF, Hsu SF, Corrêa MG (DO), Casati MZ (DO), Pimentel SP (DO), Ribeiro FV (DO), Cirano FR (DO). Deproteinized bovine bone derived with collagen improves soft and bone tissue outcomes in flapless immediate implant approach and immediate provisionalization: a randomized clinical trial. 2019 Clin Oral Investig Oct;23(10):3885-3893.
Google 3; Scopus 5; Web of Science 3.
Fruto da dissertação de mestrado do aluno FELIPE GIRLANDA, doutorando do Programa está inserido na LP2.  Essa pesquisa contou com fomento de empresa internacional da área de implantes dentais e empresa da área de biomateriais. Os resultados apontam a consolidação do papel do biomaterial em casos de implantes imediatos instalados sem retalho e contribuem para o desenvolvimento de protocolos clínicos nessa área.

3 - Cirano FR (DO), Pimentel SP (DO), Ribeiro FV (DO), Casati MZ (DO), Casarin RC (PN), GALLAFASSI DF, NISHII D, Corrêa MG (DO). Impact of history of periodontitis on gene expression of bone-related factors in young patients. BOR 2020 Feb 17;34: e014.
Google 2; Scopus 1;
Esse produto é fruto da dissertação de mestrado do egresso DANIEL GALLAFASSI e está inserido na LP1. Com a participação de outro egresso do programa (DENISE NISHII) também contou com a parceria da UNICAMP. O estudo foi inovador, pois demonstrou pela primeira vez que a presença de periodontite em pacientes jovens impacta a expressão de genes relacionados ao metabolismo ósseo e diminui a taxa de sucesso dos implantes dentais osseointegraveis colocados nesses pacientes.

4 - Pimentel SP (DO), Casati MZ (PN), Ribeiro FV (DO), Corrêa MG (DO), FRANCK FC, BENATTI BB (PD), Cirano FR (DO). Impact of natural curcumin on the progression of experimental periodontitis in diabetic rats. J Periodontal Res. 2020 Jan;55(1):41-50.
Google 7; Scopus 4; Web of Science 5.
Produto inserido na LP1que contou com a participação do egresso do programa (FELIPE FRANCK) e do egresso de pós-doutorado (BRUNO BENATTI), que é professor permanente e atual coordenador do PPGO da UFMA. O estudo foi financiado pelo auxílio à pesquisa regular FAPESP (2014/09480-8) e contribui para o entendimento do potencial efeito da curcumina no controle da doença periodontal em pacientes com diabetes mellitus.

FERNANDA RIBEIRO

1 - PINO DS, Casarin RC (PN), Pimentel SP (DO), Cirano FR (DO), Corrêa MG (DO), Ribeiro FV (DO). Effect of resveratrol on critical-sized calvarial defects of diabetic rats: Histometric and gene expression analysis. J Oral Maxillofac Surg. 2017; 75(12); 2561.e1-2561.e10.
Google 7, Scopus 4, Web of Science 5.
Fruto da dissertação de mestrado do egresso DANILO S PINO, inserido na LP1. Contou com participação da UNICAMP e auxílio à pesquisa regular FAPESP (2014/09480-8). O estudo demonstrou a possibilidade de modulação do reparo ósseo em ratos com diabetes induzida e expostos ao resveratrol sistêmico e indica uma possível forma de controle dos efeitos negativos desta patologia sistêmica no reparo ósseo.

2 - Cirano FR (DO), Pimentel SP (DO), Casati MZ (DO), Corrêa MG (DO), PINO DS, Messora MR (PN), Silva PHF (PN), Ribeiro FV (DO). Effect of curcumin on bone tissue in the diabetic rat: repair of peri-implant and critical-sized defects Int Oral Maxillofac Surg. 2018; 47(11):1495-1503.
Google 8, Scopus 7, Web of Science 7.
Estudo inserido na LP2 com a participação de Danilo S Pino, egresso do programa. O trabalho foi realizado paralelamente à sua dissertação de mestrado e contou com a participação de docente e aluno de pós-graduação da FORP-USP para fortalecer a parceria institucional entre esses programas e foi financiado por auxílio à pesquisa regular FAPESP (2014/09480-8). Esse estudo pré-clínico representa a busca de possíveis agentes para controlar os efeitos negativos deletérios da diabetes no reparo ósseo. Os resultados possuem potencial de aplicação em futuras abordagens clínicas a serem avaliadas em ensaios clínicos.

3 - GIORGETTI APO (PD), MATOS R (IC), Casarin RCV (PN), Pimentel SP (DO), Cirano FR (DO), Ribeiro FV (DO). Preemptive and Postoperative Medication Protocols for Root Coverage Combined with Connective Tissue Graft. Braz Dent J. 2018 Jan-Feb;29(1):23-29.
Google 5, Scopus  1, Web of Science  0.
Estudo inserido na LP2 com a participação de bolsista de pós-doc ANA PAULA GIORGETTI (2016-2017) e de ex-aluna de iniciação científica e atual aluna de doutorado do programa RAFAELA MATOS. O estudo contou com parceria nacional com a UNICAMP e traz um protocolo alternativo de controle da dor e da morbidade pós-operatória associada aos procedimentos de recobrimento radicular com uso de dexametasona 4 mg comparado ao protocolo convencional com ibuprofeno 400 mg. O tratamento proposto mostrou-se eficaz e pode ser indicado como protocolo clínico pre-emptivo para esse tipo de procedimento cirúrgico.

4 - FRANCK FC, BENATTI BB (PD), Andia DC (DO), Cirano FR (DO), Casarin RC (PN), Corrêa MG (DO), Ribeiro FV (DO). Impact of resveratrol on bone repair in rats exposed to cigarette smoke inhalation: histomorphometric and bone-related gene expression analysis. Int J Oral Maxillofac Surg. 2018 Apr;47(4):541-548.
Google 15; Scopus 11; Web of Science 11.
Fruto da dissertação de mestrado do egresso Felipe Franck, com a participação do ex-bolsista de pós-doc BRUNO BENATTI, a pesquisa está inserida na LP1. Realizado em parceria com a UNICAMP, contou com auxílio à pesquisa regular FAPESP (2014/09480-8) e demonstrou o potencial do resveratrol como antioxidante/anti-inflamatório na modulação do reparo ósseo em ratos expostos à fumaça do cigarro, o que contribui para a definição de protocolo terapêutico para reparo ósseo destes pacientes.

LUCIANO LAURIA DIB

1 - JAUREGUI ULLOA J, SALAZAR-GAMARRA R, Mesquita AMM (DO), Aguirre F, Dib LL (DO). Digital Method to Fabricate the Ocular Portion of An Orbital Prosthesis with A Smartphone Camera, Color Calibration and Digital Printing. J Prosthodont. 2020 Jan;30(1):91-94. Epub 2020 Dec 17.
Fruto de dissertação de mestrado da discente JACCARE JAUREGGUI-ULLOA que está inserido na LP2. O trabalho faz parte da parceria nacional com o terceiro setor (Instituto Mais Identidade) e da parceria internacional com a Fundação OREMA do Chile e trouxe avanço científico na área de reabilitação facial, por criar uma nova  tecnologia para realização de próteses oculares com a utilização de metodologia digital. Por meio dessa técnica, a redução do tempo de trabalho é significativa e os resultados são individualizados para cada paciente, o que permite melhor estética e aderência do paciente ao tratamento possibilitando a sua reinserção social.

2 - SOUZA RS, Suffredini IB (DO), CORTIZO DL, Larsson A (PI), Nannmark U (PI), Dib LL (DO). In Vitro Analysis of the Implant-Abutment Interface Connection and Bacterial Infiltration in Two Extraoral Implant Models. Int J Oral Maxillofac Implants. 2020 Jan/Feb;35(1):63-69.
Fruto de tese de doutorado, inserido na LP2. A pesquisa foi fomentada pela indústria nacional (Conexão Sistema de Próteses) e foi realizada em parceria com a Universidade de Gotemburgo, Suécia. O produto oriundo dessa pesquisa foi um novo sistema de implante-conector de baixo custo, especialmente desenvolvidos para a população brasileira, empregado para ancoragem óssea craniofacial de próteses faciais para pacientes com deformidades oncológicas ou traumáticas da face. Além dessa inovação tecnológica, permitiu o e desenvolvimento de novos protocolos para implantes extraorais, com aumento da eficiência e diminuição do risco de infecções cutâneas com ganho de qualidade de vida aos pacientes beneficiados.

3 - DE OLIVEIRA FM, SALAZAR-GAMARRA R, Öhman D (PI), Nannmark U (PI), Pecorari V (DO), Dib LL (DO). Quality of life assessment of patients utilizing orbital implant-supported prostheses. Clin Implant Dent Relat Res. 2018 Aug;20(4):438-443. Epub 2018 Mar 6.
Google 11; Scopus 5; Web of Science 3.
Fruto de dissertação de mestrado, a pesquisa está inserida na LP2. A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade de Gotemburgo, Suécia. O produto oriundo da pesquisa foi uma metodologia inédita no Brasil para avaliar a qualidade de vida (QOL) em pacientes brasileiros submetidos à fixação de implantes extraorais para retenção de próteses maxilofaciais. Os resultados da pesquisa comprovaram o impacto da utilização de implantes na qualidade de vida dos pacientes brasileiros consubstanciando as investigações realizadas com implantes extraorais pelo grupo de pesquisa da UNIP, Instituto Mais Identidade e Universidade de Gotemburgo.

4 - DOS REIS HB, Piras de Oliveira JA (PN), Pecorari VA (DO), Raoufi S, Abrahão M (PN), Dib LL (DO). Extraoral Implants for Anchoring Facial Prostheses: Evaluation of Success and Survival Rates in Three Anatomical Regions. Int J Oral Maxillofac Implants. 2017 Mar/Apr; 32(2):385–391. Epub 2016 Sep 19.
Google 3; Scopus 1; Web of Science 3.
Fruto de dissertação de mestrado, a pesquisa está inserida na LP2. A pesquisa foi realizada em parceria com a indústria nacional (Conexão Sistema de Próteses), com a UNIFESP e com a Universidade de Gotemburgo, Suécia. A pesquisa  apresentou resultados da taxa de sucesso da osseointegração de implantes extraorais produzidos pela indústria nacional (Conexão Sistema de Próteses) a partir da parceria com os pesquisadores da UNIP e que foram empregados na retenção de próteses faciais de pacientes brasileiros. Esse trabalho comprovou a eficácia do produto inovador, de grande impacto científico e acentuada inserção social, por possibilitar a difusão de técnicas de osseointegração craniofacial em áreas anatômicas tradicionalmente de menor sucesso clínico.

MARCIO ZAFFALON CASATI

1 - Ribeiro FV (DO), PINO DS, FRANCK FC, BENATTI BB (PD), Tenenbaum H (PI), Davies JE (PI), Pimentel SP (DO), Casarin RC, Cirano FR (DO), Casati MZ (DO). Resveratrol Inhibits Periodontitis-Related Bone Loss in Rats Subjected to Cigarette Smoke Inhalation J Periodontol. 2017 Aug;88(8):788-798
Google 35; Scopus 20; Web of Science 20.
Produto inserido na LP2 contou com a participação do bolsista do pós-doc, BRUNO BENATTI da UFMA e dos egressos DANILO PINO e FELIPE FRANCK, que realizaram parte do estudo na Universidade de Toronto. Também contou com a colaboração internacional da Universidade de Toronto. A pesquisa foi financiada por auxílio à pesquisa regular FAPESP (2014/09480-8) e demonstrou o potencial do resveratrol em reduzir a progressão da periodontite induzida em ratos submetidos à fumaça do cigarro. Os resultados indicam a possibilidade de uso deste fitoterápico no tratamento periodontal de pacientes fumantes.

2 - Corrêa MG (DO), Sacchetti SB (PN), Ribeiro FV (DO), Pimentel SP (DO), Casarin RCV (PN),  Cirano FR (DO), Casati MZ (DO). Periodontitis increases rheumatic factor serum levels and citrullinated proteins in gingival tissues and alter cytokine balance in arthritic rats.  Plos One. 2017 Mar 30;12(3):e0174442.
Google 21; Scopus 14; Web of Science 15.
Produto inserido na LP1, fruto de parceria nacional com a Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Esse trabalho foi desenvolvido pela Profa. Mônica Corrêa, enquanto foi bolsista de pós-doutorado FAPESP no PPGO da UNIP, sob a supervisão do Prof. Marcio Casati. Este estudo inicial da temática de artrite com doença periodontal, traz resultados que demonstraram que a presença de periodontite induzida em ratos promove efeito deletério no estado inflamatório associado a artrite. A realização desse estudo propiciou o desenvolvimento de novos modelos de experimento e trouxe respostas importantes quanto às possíveis formas de tratamento alternativos das duas patologias. 

3 - DIAS FJN, Pecorari VGA (DO), Martins CB, Del Fabbro M (PI), Casati MZ (DO). Short implants versus bone augmentation in combination with standard-length implants in posterior atrophic partially edentulous mandibles: systematic review and meta-analysis with the Bayesian approach. Int J Oral Maxillofac Surg. 2019;48(1):90-96.
Google 21; Scopus 9; Web of Science 10.
Fruto da dissertação de mestrado do egresso FRANCISCO DE NADAI DIAS, inserido na LP2, em parceria internacional com a Universidade de Milão e parceira nacional com a Universidade Federal de São Paulo. O desenvolvimento desse estudo demonstrou que implantes curtos instalados em região posterior de mandíbula propiciam taxa de sucesso semelhante a dos implantes de tamanho convencional instalados após técnica regenerativa, a qual apresenta maior taxa de morbidade.

4 - Ribeiro FV (DO), Pimentel SP (DO), Corrêa MG (DO), BORTOLI JB (IC), Messora MR, Casati MZ (DO). Resveratrol reverses the negative effect of smoking on peri-implant repair in the tibia of rats. Clin Oral Implan Res 2019 Jan;30(1):1-10.
Google 6; Scopus 2; Web of Science 3.
Produto inserido na LP2,foi tema da iniciação científica do aluno JOÃO PAULO BORTOLLI. Fruto de parceria nacional com a FORP-USP, o estudo foi financiado por auxílio à pesquisa regular FAPESP (2014/09480-8) e demonstrou o potencial do resveratrol em reverter os efeitos negativos da fumaça do cigarro no reparo ósseo ao redor de implantes de titânio instalados em tíbias de ratos como uma possível forma de controle dos insucessos associados ao uso de implantes dentais em fumantes.

MARISTELA CORRÊA DUTRA

1 - Dutra-Correa, M (DO), Leite ABV, De Cara, SPHM; D, IMA; Marques, MM, Suffredini, IB (DO); FERNANDES, MS; Toma, SH; Araki, K; Medeiros, IS (PN). Antibacterial Effects And Cytotoxicity Of An Adhesive Containing Low Concentration Of Silver Nanoparticles. J. Dent. 2018  V. 76, P. 1-7, 2018.
Google 30; Scopus 21; Web of Science 18
Fruto do Pós-Doutorado da docente Maristela Dutra-Correa, da LP2, contou com a participação da discente MARINA STRUNCOVÁ FERNANDES (Mestranda na época e atual Doutoranda), com parceria do Instituto de Química-USP (IQ-USP), Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e ICT UNESP. Como resultado, o estudo mostrou que a adição de NAg aos materiais odontológicos apresenta o benefício do efeito antimicrobiano, o que contribui para a prevenção de recidivas de cárie em dentes restaurados.

2 - STRUNCOVÁ M, Toma SH, Araki K, Bresciani E, Rodrigues FP (DO), Medeiros IS (PN), Dutra-Correa M (DO). Silver nanoparticles added to a commercial adhesive primer: colour change and resin colour stability with ageing. International Journal of Adhesion and Adhesives .2020, v. 103, p. 102694.
Google 1
Fruto do Pós-Doutorado da docente Maristela Dutra-Correa, da LP2, contou com a participação da discente MARINA S. FERNANDES (Mestranda na época e atual Doutoranda), via CAPES (1741054), com parceria do Instituto de Química-USP (IQ-USP), Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e ICT UNESP. O estudo avaliou a influência da adição de nanopartículas de prata ao primer do sistema adesivo Adper Scotchbond Multi-Purpose (SBMP) sobre a cor da resina composta, e concluiu que a adição de NAg ao primer apresentou valores dentro dos limites de aceitabilidade reportados na literatura, correspondendo à expectativa estética do material restaurador. Logo, esse material é recomendado para ser incorporado em resinas compostas sem prejuízo estético ao paciente.

3 - Dutra-Correa M (DO), KIYAN VH, Ciaramicoli MT, Pecorari V (DO), Rodrigues FP (DO), Saraceni CH (DO). Randomized Clinical Trial of four Adhesion Strategies: A 42-month study. Indian Journal of Dental Research, v. 30, p. 487-495, 2019
Google 3
Fruto de Pesquisa clínica realizada durante o período de Doutorado da aluna VANESSA H. KIYAN, da LP2. A pesquisa permitiu o acompanhamento do desempenho clínico das restaurações e a avalição da eficiência de quatro materiais odontológicos comerciais com estratégias diferentes e contribuiu para uma melhor tomada de decisão dos clínicos em relação à restauração de dentes posteriores, com vistas à longevidade desses procedimentos.

4 - BEZERRA CP, Campos C , Souza JL , FERNANDES MS (IC), Saraceni CHC (DO), Rodrigues FP (DO), Dutra-Correa M (DO). On the understanding of zinc-oxide eugenol cement use prior to etch-rinse bonding strategies. Indian Journal of Dental Research, v. 30, p. 424-427, 2019.
Google 1
Fruto de Pesquisa adicional realizada durante o período de Mestrado da aluna CATARINA P. BEZERRA, da LP2, esse projeto também contou com a participação da discente MARINA S. FERNANDES (IC na época e atual Doutoranda), via CAPES, com parceria do Instituto de Química-USP (IQ-USP). Os resultados dessa pesquisa contribuiram como um alerta aos clínicos quanto à utilização de materiais contendo eugenol, que podem interferir nos procedimentos adesivos posteriores se estiverem na cavidade por um período maior do que sete dias. Caso um paciente com esse material necessite de restauração, a resina composta não é recomendada caso a restauração provisória tenha sido realizada há muito tempo por outro profissional.

MONICA GRAZIELI CORRÊA

1 - Corrêa MG (DO), PIRES PR, Ribeiro FV (DO), Pimentel SP (DO), Cirano FR (DO), Napimoga MH (PN), Casati MZ (DO), Casarin RCV. Systemic treatment with resveratrol reduces the progression of experimental periodontitis and arthritis in rats. Plos One. 2018; 3;13(10).
Google 63; Scopus 44; Web of Science 42.
Produto inserido na LP2,tem como co-autora, a egressa PAULA PIRES e foi fruto de parceria nacional com a Faculdade São Leopoldo Mandic e com a UNICAMP. A pesquisa uniu os conhecimentos adquiridos após a realização de diferentes estudos com o resveratrol ao conhecimento adquirido, mais recentemente, quanto ao potencial deletério sinérgico da artrite quando associada à doença periodontal. Os resultados indicam o potencial uso clínico do resveratrol como anti-oxidante/anti-inflamatório quando as duas patologias estiverem associadas.

2 - Corrêa MG (DO), ABSY S, Tenenbaum H (PI), Ribeiro FV (DO), Cirano FR (DO), Casati MZ (DO), Pimentel SP (DO). Resveratrol attenuates oxidative stress during experimental periodontitis in rats exposed to cigarette smoke inhalation. J Perio Res. 2019; 54(3):225-232. Epub 2018 Oct 22. PMID: 30346038
Google 20; Scopus 13; Web of Science 20.
Produto inserido na LP1, com parceria internacional com a Universidade de Toronto. O trabalho teve a participação de aluno de mestrado (SAMIR ABSY), que realizou sua iniciação científica nesse projeto. O estudo de aplicabilidade clínica contou com auxílio à pesquisa regular FAPESP (2014/09480-0) e demonstrou o potencial do resveratrol em reduzir o stress oxidativo envolvido na progressão da doença periodontal possibilitando a sua indicação clínica.

3 - Corrêa MG (DO), PIRES PR, Ribeiro FV (DO), Pimentel SP (DO), Casarin RCV (PN), Cirano FR (DO), Tenenbaum HT (PI), Casati MZ (DO). Systemic treatment with resveratrol and/or curcumin reduces the progression of experimental periodontitis in rats. J Perio Res. 2017 Apr;52(2):201-209.
Google 25; Scopus 13; Web of Science 24.
Produto inserido na LP2,teve a participação da egressa (mestrado) do Programa, PAULA PIRES. Esse é mais um estudo que foi fruto de parceria internacional com a Universidade de Toronto e estudou os potenciais agentes moduladores inflamatórios sistêmicos que podem atuar na redução da progressão da doença periodontal induzida em ratos. Os resultados apontaram a curcumina com efeitos semelhantes ao resveratrol.

4 - MOLEZ AM, Nascimento EHL, Haiter Neto F, Cirano FR (DO), Pimentel SP (DO), Ribeiro FV (DO), Casati MZ (DO), Corrêa MG (DO). Effect of resveratrol on the progression of experimental periodontitis in an ovariectomized rat model of osteoporosis: Morphometric, immune-enzymatic, and gene expression analysis. J Perio Res. 2020; 55(6):840-849.
Google 1
Produto de dissertação de mestrado da egressa ANDRÉIA MOLEZ, primeira orientada da Profa. Mônica. Está inserido na LP1, com parceria nacional com a FOP-UNICAMP com a participação da UNICAMP. O estudo contou com auxílio à pesquisa regular FAPESP (2015/24458-1) e demonstrou o forte potencial do resveratrol em viabilizar o reparo ósseo em indivíduos portadores de condições de risco para a doença periodontal.

SUZANA P. PIMENTEL

1 - Pimentel SP (DO), SHIOTA R, Cirano FR (DO), Casarin RCV (PN), Pecorari VAG (DO), Casati MZ (DO), Haas NA (PN), Ribeiro FV (DO). Occurrence of peri-implant diseases and risk indicators at the patient and implant levels: A multilevel cross-sectional study. J Periodontol ;89(9):1091-1100.
Google 25; Scopus 13; Web of Science 15.
Fruto da dissertação de mestrado do aluno ROBERTO SHIOTA, está inserido na LP1, em parceria com a UFRGS. Essa pesquisa demostrou a alta ocorrência de peri-implantite e mucosite na população de São Paulo e apontou os indicadores de risco. Com esses dados, é possível adotar abordagens preventivas nos pacientes portadores desses indicadores de risco previamente a instalação dos implantes.

2 - Pimentel SP (DO), Fontes M, Ribeiro FV (DO), Corrêa MG (DO), NISHII D, Cirano FR (DO), Casati MZ (DO), Casarin RCV. Smoking habit modulates peri-implant microbiome: A case-control study.  J Perio Res. 2018 Dec;53(6):983-991.
Google 14; Scopus 10; Web of Science 7.
Produto inserido na LP1,teve a participação da egressa DENISE NISHII e foi fruto de parceria nacional com a UNICAMP. Contou com auxílio regular FAPESP(2011/51037-6) e avaliou, de forma inovadora, o impacto pouco conhecido do fumo na mucosite peri-implantar, por meio do da tecnologia de sequenciamento de DNA em larga escala.

3 - ÓBICE ALS, Correa MG (DO), Feng HS, Ribeiro FV (DO), Cirano FR (DO), Casati MZ (DO), Pimentel SP (DO). The impact of implant abutment surface treatment with TiO2 on peri-implant levels of angiogenesis and bone-related markers: a randomized clinical trial. Int J Oral Maxillofac Surg. 2019; 48(7):962-970.
Google 15; Scopus 2; Web of Science 5.
Pesquisa clínica fruto da dissertação de mestrado do doutorando ANDRÉ ÓBICE. Produto inserido na LP1,contou com fomento da Implacil De Bortoli. O tratamento da superfície dos intermediários com TiO2 possibilitou a modulação positiva dos marcadores relacionados à angiogênese e a formação óssea. Esses resultados permitem às empresas da área de implante incluir esse tratamento em seus produtos para propiciar protocolos cirúrgicos mais eficientes e previsíveis.

4 - Pimentel SP (DO), Ribeiro FV (DO), Casarin RC (PN), Cirano FR (DO), LUCHESI VH, Pecorari VGA (DO), Casati MZ (DO). Triclosan-containing fluoride toothpaste on clinical parameters and osteo-inflammatory mediators when applied in a stent during experimental peri-implant mucositis in smokers. Clin Oral Implants Res. 2019; 30(1); 187-195.
Google 195; Scopus 1; Web of Science 2.
Produto inserido na LP1,teve a participação da egressa do programa VANESSA LUCHESI que realizou sua IC, mestrado e doutorado na UNIP.  A pesquisa contou com auxílio à pesquisa regular FAPESP e demonstrou a contribuição do triclosan no controle do processo inflamatório envolvido na mucosite experimental contribuindo para o controle clínico dessa condição patológica muito prevalente nos pacientes reabilitados com implantes dentais.