Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Ementa

Fundamentaçao teórica das habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos necessários para o desempenho adequado da funçao docente em nível superior. Análise crítica do papel da Didática na preparaçao e formaçao profissional do professor-educador. Desenvolvimento de habilidades técnicas de ensino com vistas a melhoria do desempenho docente do professor universitário em sala de aula.

Bibliografia

Mizukami MGN. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U; 2013.
Gil AC. Didática do ensino superior. 1 ed. 8 reimp. São Paulo: Atlas; 2013.
Libâneo JC. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez; 2013.
Rios TA. Compreender e ensinar: por uma docencia da melhor qualidade. 8 ed. São Paulo: Cortez; 2013.
Teodoro A, Vasconcelos ML. Ensinar e aprender no ensino superior. 3 ed. São Paulo: Cortez; 2013.
Pimenta SG, Anastasiou LG. Docencia no ensino superior. 4 ed. 1 reimp. São Paulo: Cortez; 2012.
Luckesi CC, et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 17 ed. Sao Paulo: Cortez; 2012.
Pimenta SG, Almeida MI. (Orgs.). Pedagogia universitária - caminhos para a formaçao de professores. Sao Paulo: Cortez; 2011.
Masetto MT. Docencia na universidade. 10 ed. Campinas (SP): Papirus; 2009.
Abdalla MFB. O senso prático de ser e estar na profissao. Sao Paulo: Cortez; 2006.
Franco MAS. O lugar do professor na pesquisa educacional. Santos: Editora Universitária Leopoldianum; 2005.
Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville (SC): Univille; 2003.