Apresentação
O Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPT) da Universidade Paulista – UNIP reúne uma infraestrutura moderna, multidisciplinar e continuamente aprimorada, dedicada ao desenvolvimento científico e tecnológico. Seu objetivo principal é oferecer suporte qualificado às atividades de pesquisa desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado), bem como à Iniciação Científica da Graduação.
Localizado no Campus Indianópolis, o CPT dispõe de 670 m² distribuídos entre laboratórios especializados, salas de professores e alunos, ambiente de aula, área de descanso e refeitório. Todo o espaço foi projetado para atender às exigências éticas e técnicas da experimentação científica, promovendo práticas seguras, reprodutíveis e acessíveis a múltiplos usuários.
Com funcionamento em regime multiusuário, o CPT é operado por uma equipe técnica altamente capacitada, composta por encarregados de laboratório, curador de herbário, técnicos e auxiliares. Além da manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, a equipe oferece treinamento sobre normas de biossegurança e uso adequado dos recursos disponíveis.
A estrutura do CPT compreende laboratórios voltados às áreas de biologia molecular, cultura celular, histopatologia, citometria de fluxo, criopreservação, experimentação com animais e organismos aquáticos, homeopatia experimental e imagem científica. Essa diversidade de ambientes garante a viabilidade de projetos de natureza experimental em múltiplas frentes da ciência básica, clínica e aplicada.
O Centro também se destaca pelo investimento constante em tecnologias e infraestrutura, além de buscar o fortalecimento de metodologias inovadoras e a adoção de modelos experimentais alternativos, como o uso de Artemia salina e zebrafish.
Biotério e Laboratório de Experimentação Animal (SPF) e Biotério de Peixes
Construído em 2009, o Biotério e Laboratório de Experimentação e Comportamento Animal da UNIP segue os moldes de Biotério Modelo SPF (Specific Pathogen Free), atendendo às exigências nacionais e internacionais para experimentação com ratos, camundongos e peixes zebrafish (Danio rerio). O espaço é organizado por espécie e estruturado para a manutenção, manipulação e experimentação de animais.
Dispõe de ambientes específicos como salas de recepção, lavagem, esterilização, manipulação, experimentação, cirurgia, perfusão, necropsia e observação comportamental.
Em 2013, foi realizada a adaptação de sala com ciclo de luz invertido para estudo do comportamento sexual de ratos e a instalação de sistemas de câmeras com transmissão para televisores, permitindo a observação sem a presença do pesquisador. Entre 2014 e 2015, foi construído o Biotério de Organismos Aquáticos, com instalações específicas para peixes saudáveis e infectados, além de uma sala para estudos de toxicidade ambiental e outra para manipulação de Artemia salina. Em 2017, uma sala foi adaptada com isolamento acústico e equipada com o sistema UltraVox para estudos de vocalização ultrassônica. Em 2018, foram inseridos modelos experimentais com Artemia salina e realizadas ampliações na infraestrutura, incluindo dois novos racks e melhorias nos sistemas de ar-condicionado e autoclaves.
Equipamentos:
- Microisoladores Techniplast;
- Equipamentos para testes de motricidade, ansiedade e depressão;
- Câmeras de vídeo, monitores e softwares Noldus (Observer e EthoVision);
- Equipamentos para cirurgia, perfusão e necropsia;
- Sala com isolamento acústico, microfones, hardware e software UltraVox (Noldus);
- Câmaras acopladas à TV para observação comportamental sem interferência externa.
Laboratório de Anatomia Patológica
Destinado ao processamento de material histológico proveniente de biópsias, necrópsias ou experimentações, com aplicação de técnicas de histoquímica e imuno-histoquímica. O laboratório oferece suporte para estudos em microscopia óptica e está em constante atualização para incorporar metodologias complementares em associação com o Laboratório de Biologia Molecular. Quando necessário, utiliza convênios com instituições externas para acesso a técnicas avançadas como microscopia eletrônica e confocal.
Equipamentos:
- Estufas;
- Geladeiras;
- Micrótomos;
- Microscópio com sistema de análise de imagem.
Laboratório de Biologia Molecular e Celular (Nível de Segurança 2)
Inaugurado em 2007 com recursos da UNIP e apoio da CAPES, o laboratório é voltado à pesquisa básica e diagnóstica em biologia molecular e celular. Suporta técnicas como PCR, expressão gênica, cultivo bacteriano e micológico, além de análises imunológicas. Dispõe de infraestrutura moderna com salas para alunos e professores, e conta com técnico doutor responsável. Recebe alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.
Equipamentos:
- Cabines de fluxo laminar;
- Termocicladores;
- Estufas de CO2 e refrigeradas;
- Termoblocos e banhos termostatizados;
- Medidor de pH;
- Centrífugas (refrigeradas e comuns);
- Máquina de gelo;
- Leitor de ELISA;
- Estufas BOD;
- Geladeiras e freezers;
- Microscópios;
- Fotomicroscópio Nikon E200 com câmera Coolpix;
- Sistema de análise de imagem Metamorph;
- Microscópio Eletrônico de Varredura JEOL;
- Leitor Luminex Magpix.
Laboratório de Citometria de Fluxo
Criado em 2015, este laboratório realiza análises multiparamétricas de células em suspensão, sendo essencial para estudos imunofenotípicos, de apoptose, ciclo celular e biomarcadores. Oferece alta precisão na coleta e análise de dados celulares.
Equipamentos:
- Citômetro de fluxo BD Accuri C6.
Laboratório de Criopreservação
Destinado à preservação e armazenamento seguro de amostras biológicas e células utilizadas em modelos in vitro. As temperaturas extremamente baixas asseguram a viabilidade dos materiais por longos períodos.
Equipamentos:
- Dois freezers inteligentes ultra-low (-80ºC);
- Três tanques de nitrogênio líquido (-196ºC).
Laboratório de Cultura Celular
Projetado para ampliar estudos in vitro e reduzir o uso de animais, o laboratório é dividido em duas salas: uma para células não infectadas e outra para células desafiadas por patógenos. Equipado para cultivo, observação e manutenção celular, viabilizou novas linhas de pesquisa por meio de investimentos institucionais e auxílios da FAPESP (2012/51727-5 e 2014/00967-1).
Equipamentos:
- Fluxo laminar;
- Centrífuga;
- Incubadora de CO2;
- Microscópio invertido com fluorescência;
- Refrigeradores;
- Contador automático de células.
Laboratório de Imagem
Espaço destinado a registros de imagens em microscopia, com aplicações em fluorescência, campo claro e observação por lupa digital. Suporte a estudos histológicos, celulares e moleculares.
Equipamentos:
- Microscópios especializados para fluorescência e campo claro;
- Lupa digital.
Laboratório para Estudo Experimental com Homeopatia
Focado em pesquisas com insumos dinamizados, este laboratório utiliza modelos como Artemia salina para avaliação de toxicidade e resposta biológica. A produção de potências homeopáticas é automatizada, utilizando matéria-prima de fornecedores credenciados pela ANVISA ou MAPA. Sua criação viabilizou a ampliação das metodologias alternativas dentro do escopo experimental do Programa.
Equipamentos:
- Sistemas de produção automatizada de potências homeopáticas;
- Estrutura para experimentação com Artemia salina.
Contato
Centro de Pesquisas UNIP - Indianópolis
Rua Doutor Bacelar, 902 - CEP: 04026-002
Fone: (11) 5071-8439
Responsável: MsC. Ana Luiza Valgas
E-mail: biomolebiocelunip@gmail.com