Título: Logística de Última Milha e Segurança de Cargas nas Periferias de São Paulo: Um estudo através de um Sistema Especialista Paraconsistente
Autor(a): Kennya Vieira Queiroz
Orientador(a): Prof. Dr. Jair Minoro Abe
Data: 03/06/2025
Resumo: A presente dissertação investiga os principais desafios logísticos enfrentados na entrega de última milha de itens volumosos por uma empresa de e-commerce, com ênfase nas áreas periféricas da cidade de São Paulo, onde as taxas de roubo de cargas são significativamente elevadas. O estudo envolve a análise de dados objetivos e subjetivos, frequentemente caracterizados por incertezas, contradições e lacunas informacionais (paracompletude). Diante dessa complexidade, adota-se um referencial teórico- metodológico fundamentado na Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ, uma lógica capaz de lidar diretamente com essas características, sem a necessidade de dispositivos extra-lógicos, ao contrário dos sistemas usuais de lógica clássicos quanto não clássicos. Para a análise e proposição de soluções aos desafios logísticos identificados, recorre-se a um Sistema Especialista baseado na referida lógica. A pesquisa adota a metodologia da Pesquisa-Ação Diagnóstica e Participativa; envolve especialistas da área de gestão logística, supervisores de operações e motoristas e auxiliares de entrega de última milha, totalizando nove participantes. A hipótese central do estudo sugere que a identificação de gargalos logísticos e a aplicação de modelos baseados na lógica paraconsistente podem revelar fragilidades e dificuldades no transporte de cargas volumosas, além de otimizar planos estratégicos de ação. O trabalho apresenta sete objetivos específicos: 1) mapear a produção acadêmica sobre logística de e-commerce e entregas de última milha de itens volumosos em comunidades periféricas; 2) investigar os impactos financeiros e operacionais associados ao roubo de cargas em uma empresa de e- commerce; 3) propor estratégias baseadas em análise de risco e gestão de dados para mitigar a incidência de roubos de carga; 4) examinar a eficácia de ações implementadas com o uso de um Sistema Especialista fundamentado na Lógica Eτ; 5) identificar padrões e tendências de criminalidade na logística de última milha, por meio da análise de dados obtidos pelo questionário aplicado aos especialistas; 6) avaliar a aplicabilidade da Lógica Eτ na modelagem e tratamento de informações incertas e conflitantes dentro do contexto da logística urbana; 7) contribuir para a formulação de diretrizes de segurança e eficiência operacional no setor logístico. A metodologia empregada permitiu a identificação de padrões e tendências associados ao roubo de cargas, além de fornecer insights estratégicos para a gestão logística. Os resultados indicam que o uso de um Sistema Especialista Paraconsistente contribuiu para a redução da ocorrência de roubos e para a melhoria da eficiência operacional. Isso foi demonstrado por meio de uma aplicação real feita em uma empesa de médio porte, a qual se detalha na exposição. Além disso, a pesquisa evidenciou a necessidade de investimentos mais substanciais em infraestrutura urbana e tecnológica, bem como a relevância de políticas públicas voltadas à segurança da cadeia logística. Dessa forma, o estudo oferece uma contribuição significativa à engenharia de produção e à logística urbana, apresentando um modelo teórico e aplicado para empresas que operam em áreas de alta criminalidade. A dissertação também sugere direções para pesquisas futuras, enfatizando a importância do aprofundamento em metodologias computacionais para análise preditiva em sistemas de segurança logística.
Palavras-chave: Logística; e-Commerce; Last-mile; Comunidades Periféricas de São Paulo; Sistema Especialista; Lógica Paraconsistente Anotada Eτ.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Grupo de Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial.