Dissertações Defendidas - 2022

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Título: A Indústria 4.0 e a Digitalização das Atividades do Porto de Santos: Aspectos Sociais e Tecnológicos

Autor(a): Wellington Aleixo da Silva
Orientador(a): Profa. Dra. Marcia Terra da Silva
Data: 21/02/2022

Resumo: Este estudo trata das consequências sociais ocorridas com a introdução das tecnologias digitais no Porto de Santos – SP. Esta pesquisa investiga os desafios atuais e futuros da mão-de-obra portuária à luz das principais tendências que moldam o ambiente competitivo portuário, assim como a situação dos trabalhadores do Porto de Santos. No que tange as modificações nas condições socioeconômicas, criam-se novos desafios e ameaças para o trabalho portuário dado à crescente demanda por novos empregos com foco em  habilidades relacionadas à tecnologia, isto é, digitalização e automação. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo compreender e apresentar as possíveis implicações em torno da digitalização das atividades portuárias e os impactos na empregabilidade e na organização do trabalho no Porto de Santos. Os resultados esperados contribuem com o debate em andamento sobre os desafios e as oportunidades que a tecnologia traz para a indústria portuária.

Palavras-chave: Indústria 4.0; Digitalização; Automação portuária; Organização do trabalho.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.

Título: Aquisição Alimentar no Brasil: Diagrama Ternario em Emergia para Tomada de Decisão

Autor(a): Cristiano Agenor Turim
Orientador(a): Profa. Dra. Cecilia Maria Villas Boas de Almeida
Data: 09/03/2022

Resumo: Atualmente presenciamos uma crescente preocupação em limitar e conter os danos ambientais do nosso planeta, ao mesmo tempo em que há uma busca pelo aprimoramento de uma dieta nutritiva para a crescente população mundial. A síntese em emergia para comparar as dietas e o diagrama ternário em emergia são as ferramentas utilizadas de uma forma inédita para uma comparação entre dietas, quesitos nutritivos e serviços ecossistêmicos em dez cenários selecionados - sendo sete retirados da literatura e três cenários brasileiros: a aquisição alimentar do brasileiro no período de 2017/2018 segundo o IBGE, a adequação da dieta do brasileiro com recomendações da Organização Mundial de Saúde e o publicado no relatório Towards A Fair Consumption Space for All, 2021 sobre o consumo de alimentos no Brasil. O Diagrama Ternário ilustra que as dietas brasileiras apresentam uma emergia proporcional complementar de aproximadamente + 16% comparada às outras dietas. Demais dietas apresentam emergia proporcional complementar similares e com valores em torno de 5%. Observou um baixo investimento em emergia para os serviços ecossistêmicos em relação ao retorno de proteínas e carboidratos proporcionais. Os resultados desse estudo permitiram concluir que a síntese em emergia é assertiva para a finalidade deste estudo tendo em vista que alguns estudos analisaram estes aspectos, estes o faziam comparando unidades distintas. A utilização da síntese em emergia possibilitou a sinergia de tais aspectos para uma comparação na mesma base.

Palavras-chave: emergia, alimentos, dietas, diagrama ternario.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção.
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção e Meio Ambiente.

Título: Análise da Gestão da Qualidade nas Instituições Particulares de Ensino Básico

Autor(a): Valmir Passarelli
Orientador(a): Prof. Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data: 28/06/2022

Resumo: A escola particular de ensino básico está inserida em um ambiente de profunda competição e, para tanto, precisa desenvolver ferramentas de gestão para transitar nessa competição. Elas são concessões do poder público e por ele supervisionadas. Uma ferramenta para a introdução de um sistema de gestão da qualidade válida para empresas e instituições em geral, de produção de bens ou de serviços, é dada pelas séries de normas ISO 9000, existentes há cerca de 30 anos instituídas pela ISO-International Organization for Standardization. Mais recentemente, voltadas especificamente para ambientes educacionais, surgiram no Brasil a ABNT NBR 15419:2006, editada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, e a ISO 21001:2018, adotadas no Brasil em 2020 como ABNT NBR ISO 21001:2020. Estas duas normas específicas são objeto de foco da presente dissertação, que busca avaliar a problemática de sua implantação em escolas particulares brasileiras de ensino básico, verificando como elas podem contribuir para o aumento da competitividade dessas escolas e qual a motivação das escolas particulares para terem um sistema de gestão. Para alcançar tais objetivos, o trabalho foi realizado em duas etapas: a primeira exploratória do assunto por meio de revisão da literatura e a segunda pela elaboração de três artigos a respeito do tema. O primeiro artigo apresenta as diretrizes da norma ABNT NBR 15419 e como ela pode contribuir para o aumento da competitividade das escolas particulares de ensino básico. O segundo tem como objetivo explorar e avaliar a adequação da norma ABNT NBR ISO 21001:2020 para utilização como ferramenta de gestão nas escolas privadas de educação básica no Brasil. No terceiro artigo é feita uma pesquisa tipo survey para avaliar a motivação que teriam as escolas para implantar a norma ABNT NBR ISO 21001:2020 visando contar com sistema de gestão para melhorar os resultados da instituição de ensino. Os resultados mostram serem ainda bastante incipientes o conhecimento e a motivação para implantar as citadas normas, havendo a necessidade de se trabalhar intensamente no sentido de convencimento dessas instituições a respeito da validade e importância dessa possibilidade.

Palavras-chave: Escolas Particulares de Ensino Básico; Gestão da Qualidade; ABNT NBR ISO 21001: 2020; ABNT NBR 15419.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.

Título: Cidades Inteligentes e Sustentáveis: Uma Análise de Correlações e Variáveis Dependentes

Autor(a): Pedro Luiz Cypriano Pierucci
Orientador(a): Prof. Dr. Feni Dalano Roosevelt Agostinho
Data: 10/08/2022

Resumo: Até 2050, 66% da população mundial viverá em cidades, e haverá grandes desafios relacionados à economia, meio ambiente e qualidade de vida. Para enfrentar esses desafios, as cidades veem implantando modelos de gestão urbana, baseados nos conceitos de ‘sustentabilidade’ e de ‘inteligência’ (do inglês smart cities). Porém esses conceitos são muitas vezes mal interpretados e utilizados de forma errônea, não possuem sólida conceitualização, e são considerados como sinônimos. O objetivo deste estudo é verificar se existe correlação entre indicadores de sustentabilidade e de inteligência de cidades, e quais variáveis socioeconômicas e geográficas possuem influência sobre eles. Foi considerada uma amostra de 130 cidades composta por 5 cidades de cada estado brasileiro e seus respectivos indicadores de sustentabilidade obtidos na Mandala ODS (quantificados com auxílio do modelo de sustentabilidade dos cinco setores; 5SEnSU) e de inteligência obtidos do Ranking Connected Smart Cities. Os resultados mostram que: (i) o uso do 5SEnSU e da programação por metas permite quantificar e hierarquizar cidades em relação ao seu nível de sustentabilidade, através de um indicador único, fornecendo subsídios (benchmark) para as cidades que almejam alcançar o mesmo desempenho das cidades mais sustentáveis (ii) existe associação entre os indicadores socioeconômicos e geográficos de ‘Região’, ‘IDH’, ‘Incidência de Pobreza’, ‘Área Territorial’, ‘PIB per capita’ e ‘GINI’ com os níveis de sustentabilidade e de inteligência de cidades; (iii) não existe correlação entre os adjetivos sustentável (medido pela Mandala ODS) e inteligente (medido pelo Connect Smart Cities). O estudo contribui com as discussões sobre o significado de cidades sustentáveis e inteligentes e como quantificá-las, além de fornecer subsídios aos gestores municipais sobre quais variáveis socioeconômicas e geográficas poderiam levar uma cidade a possuir maior nível de sustentabilidade e/ou inteligência.

Palavras-chave: Cidades Inteligentes; Cidades Sustentáveis; Agenda 2030; 5SEnSU; Mandala ODS.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção.
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção e Meio Ambiente.

Título: Uma Análise dos desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de São Paulo

Autor(a): Gabriel Santos Rodrigues
Orientador(a): Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis
Data: 13/12/2022

Resumo: A Mobilidade Urbana é mais do que apenas se deslocar, é sobretudo uma interação entre as pessoas e a infraestrutura das cidades. Nesse contexto, a falta de políticas públicas adequadas de moradia levaram a população, principalmente de baixa renda, para as periferias, fazendo com que milhares de pessoas precisem se deslocar por longas distâncias para exercer suas atividades rotineiras como: trabalho, lazer e estudo. Atualmente, existe uma valorização e muitos subsídios ao transporte individual motorizado. Assim, enquanto automóveis e motocicletas são utilizados de forma exagerada, o transporte público e os transportes não motorizados, como bicicleta e caminhadas ficam negligenciados pela maioria dos gestores públicos. A consequência disso, é uma população que perde um tempo considerável diariamente, parados no trânsito, para realizar seus deslocamentos ou se queixando de superlotação, dos intervalos prolongados, da má conservação dos veículos e do elevado preço das tarifas do transporte público. A redução do tempo de deslocamento aumenta a qualidade de vida da população que passa a utilizar esse tempo de uma maneira mais produtiva ou agradável. Dar maior importância para sistemas de transporte mais rápidos, confortáveis e com menor impacto no meio ambiente é a melhor alternativa de desincentivar o uso do transporte individual, reduzir as emissões de gases poluentes e o mais importante buscar equidade de acesso as oportunidades para todos, independente do seu local de residência. Diante desse contexto, essa dissertação busca compreender a situação e os desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de São Paulo. Para atingir esse objetivo, foram produzidos quatro artigos: (1) Comparar os modos de transporte na RMSP em relação aos critérios de decisão como segurança, tempo de viagem, tarifa, conforto e sustentabilidade utilizando indicadores; (2) Investigar como os usuários se conectam aos modos de transporte disponíveis em relação ao uso (Recorte realizado para a região do ABC-Paulista); (3) Calcular o impacto da emissão de gás carbônico no transporte intermunicipal por ônibus (Recorte realizado para o ABC-Paulista); (4) Verificar as razões da falta de adoção dos ônibus elétricos na frota de transporte coletivo na RMSP. Os resultados da pesquisa apontaram que as melhores formas de deslocamento são: a bicicleta e o sistema de transporte público. A importância metropolitana do Metrô de São Paulo, e a redução em aproximadamente 6% da emissão de CO2 com a operação de trólebus do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara). No entanto, uma maior eletrificação da frota de ônibus esbarra nos custos de aquisição e revenda de veículos; e por fim, considerando as principais características da mobilidade, o transporte público deveria ser prioritário.

Palavras-chave: Mobilidade Urbana; Transporte Público; São Paulo; Deslocamentos.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: RESUP - Grupo de Pesquisa em Redes de Suprimentos.

Título: Planejamento e Controle de Produção: Um Estudo de Caso na Indústri Têxtil

Autor(a): Mohammad Homar Suleiman Rabai
Orientador(a): Profa. Dra. Irenilza de Alencar Naas
Data: 20/12/2022

Resumo: No mercado atual, altamente competitivo, destaca-se a empresa que oferece o produto com melhor qualidade e melhor preço. Para atingir esse objetivo, os fabricantes investem, cada vez mais, em maquinários modernos e mão de obra especializada, tornando seus processos minuciosos e elaborados. Desse modo, precisam ter um controle preciso e rigoroso sobre seus processos, a fim de evitar desperdício de material, de trabalho e de tempo e impedir a elevação do custo do produto final. Esse trabalho apresenta uma pesquisa realizada em uma empresa de cama, mesa, banho e decoração, localizada no estado de São Paulo, sobre as perdas de material que ocorrem durante os processos de beneficiamento de tecido, com sugestões de melhoria e otimização dos processos, para evitá-las. A implementação deste trabalho pode ser um importante passo rumo à excelência da indústria, no sentido de otimizar os custos de produção e ter controle sobre possíveis perdas durante o processo de beneficiamento têxtil. Também inclui uma análise econômica sobre o processo de fabricação de tecido. O acompanhamento do processo produtivo mostra que, durante o beneficiamento, o material sofre estiramento e encolhimento, podendo chegar a 4%. Já a analise econômica do processo produtivo pelo método do custo unitário mostrou que a empresa estudada pode ter lucros maiores e aumentar sua capacidade produtiva.

Palavras-chave: Beneficiamento têxtil; planejamento e controle de produção; custo unitário; mão de obra.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.

Título: AVALIAÇÃO DAS ARMADILHAS DA POBREZA NAS UNIDADES FEDERATIVAS BRASILEIRAS: método
baseado em eMergia e modelo de sustentabilidade dos cinco setores

Autor(a): Glauco Antonio do Nascimento
Orientador(a): Prof. Dr. Biagio Fernando Giannetti
Data: 21/12/2022

Resumo: A pobreza é um dos maiores desafios do mundo. Contra esse problema crônico o seu fim em todas as suas formas é o primeiro objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas (ODS1). Para atingir esse objetivo é necessário superar as armadilhas da pobreza como um sistema vicioso por falta de capital (econômico, natural e social). Para apoiar o ODS1, a comunidade acadêmica precisa desenvolver ferramentas para tomadores de decisão. Nesse sentido, este trabalho explora o uso do EMERGY aliado ao Modelo de Sustentabilidade dos Cinco Setores (5SEnSU). O método desenvolvido pretende ser uma abordagem sistêmica como identificador das barreiras que existem em uma sociedade para prosperar de forma sustentável e em harmonia com o capital. São apresentados os valores ideais dos indicadores, quais barreiras devem ser superadas e as possíveis políticas públicas a serem adotadas. O método norteador de superação das armadilhas da pobreza foi aplicado às Unidades Federativa do Brasil em 2007. Os resultados mostram dramáticas disparidades regionais e os diferentes graus de armadilhas da pobreza. O método do guia tem dois tipos de implicações: a primeira são as práticas - úteis para os tomadores de decisão identificarem barreiras. O método é exclusivamente um guia sem adiantar as ações, pois reconhece que as ações a serem tomadas são fruto do contrato social de âmbito nacional, regional e internacional. A segunda implicação é a acadêmica - este é o ponto forte deste trabalho, que explora diferentes abordagens conceituais. O método serve para entender melhor as relações entre as diferentes formas de capital, as armadilhas da pobreza relacionadas aos recursos ambientais e as trocas desequilibradas existentes no comércio exterior e na sociedade.

Palavras-chave: Pobreza; Desigualdade; Políticas públicas; Sustentabilidade.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção.
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção e Meio Ambiente.