- Ementa
- Desenvolvimento de Aplicativos Móveis (mobile). Conceitos de programação backend e frontend. Conceito de prototipação e frameworks para prototipação. Linguagens para desenvolvimento mobile: Javascript, HTML, CSS, React Native e Python. Lógica de programação em blocos. Framework para mobile. Linguagens de desenvolvimento para Dispositivos IoT. Framework para dispositivos IoT.
- Bibliografia
- BANDEIRA, Laís Michelle de Souza Araújo et al. Instrumento de Avaliação do Software Educacional TinkerCad: uma visão fundamentada na BNCC. In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2019. p. 1324-1328.
- BODUCH, Adam. React and React Native. Packt Publishing Ltd, 2017.
- BRYANT, Shaun C. Tinkercad for dummies. John Wiley & Sons, 2018.
- CLINE, Lydia Sloan. 3D printing with Autodesk 123D®, Tinkercad®, and MakerBot®. McGraw-Hill Education, 2015.
- DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Bookman Editora, 2015.
- EISENMAN, Bonnie. Learning react native: Building native mobile apps with JavaScript. " O'Reilly Media, Inc.", 2015.
- PUTRA, ZE Ferdi Fauzan; AJIE, Hamidillah; SAFITRI, Ika Anwar. Designing a user interface and user experience from Piring Makanku application by using Figma application for teens. IJISTECH (International Journal of Information System and Technology), v. 5, n. 3, p. 308-315, 2021.
- STAIANO, Fabio. Designing and Prototyping Interfaces with Figma: Learn essential UX/UI design principles by creating interactive prototypes for mobile, tablet, and desktop. Packt Publishing Ltd, 2022.
- WIERINGA, R. J. Design Science Methodology for Information Systems and Software Engineering. Springer, 2014.