Produção e Meio Ambiente III

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Ementa

A disciplina aborda as relações entre empresas, mercados, instituições, processos e o meio ambiente. Esta complexidade é considerada o cerne da ecologia industrial e da economia ecológica. A velocidade e a intensidade com que as tecnologias e as formas de organização da produção industrial vêm sendo transformadas desde as últimas décadas e os conflitos gerados por estas transformações ambientais e econômicas são discutidos e analisados. São abordados conceitos relacionados a economia ecológica e sua temática associada à ecologia industrial. São apresentadas as tipologias e perspectivas da economia, bem como a evolução histórica da preocupação ambiental, analisando a influência do setor econômico no desenvolvimento sustentável.

Bibliografia básica

a) R. Constanza, J. Cumberland, H. Daly, R. Goodlanf e R. Norgaard, “An Introduction to Ecological Economics”, Boca Raton, Flórida, CRC Press LLC, 1997.

(b) H. E. Daly e J.B. Cobb Jr, “For the Common Good”, Boston, Beacon Press, 1994.

c) H. E. Daly, “Beyond Growth: The economics of sustainable development”, Boston, Beacon Press, 1996.

(d) H. E. Daly, “Ecological Economics and the Ecology of Economics”, Massachussets, Edward Elgar Publishing, 1999.

(e) N. Georgescu-Roegen, “The Entropy Law and the Economic Process”, Massachussets, Hatward University Press, 1999.

Bibliografia complementar:

(a) D. Kupfer e L. Hasenclever, “Economia Industrial”, Rio de Janeiro, Editora Campus, 2002.

(b) Artigos da literatura especializada (Journal of Cleaner roduction, Ecological Economics, Ecological Engineering, Journal of Environmental Accounrting and Management, entre outros).