O Planejamento e Controle da Produção em Redes de Empresas

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Ementa

Investigação da necessidade do compartilhamento total ou parcial das atividades do Planejamento e Controle da Produção (PCP). Estudo dos reflexos do PCP nos atores de uma rede de empresas. Gestão da cadeia de suprimentos e os conceitos e práticas das empresas organizadas em redes. Compreensão dos conceitos de redes de empresas e dos atributos relacionais entre os atores da rede e a programação dos produtos em face da demanda do mercado. Padrões de relacionamento de caráter qualitativo e quantitativo entre o PCP e a rede de empresas.

Bibliografia

AMATO NETO, J. Redes de cooperação e clusters competitivos. São Paulo: Atlas, 2000.
SACOMANO Neto, Mário. Redes: difusão de conhecimento e controle: um estudo de caso na indústria brasileira de caminhões. 2004. 259 f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.
SCOTT, J. Social network analysis. London: Sage, 2000.
KILDUFF, M.;TSAI, W. Social network and organizations. London: Sage, 2007.
WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social network analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
VOLLMANN, T.E. et al. Manufacturing planning and control system. 4th. ed. New York: Mc Graw Hill, 1997.
AZZOLLINI JR. W. Tendência do processo de evolução dos sistemas de administração da produção. 2004. 384 f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004.