Teses Defendidas - 2021

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Título: A Casa do Mestre Ananias e os atravessamentos da capoeira ancestral na metrópole paulistana: comunicação, culturas urbanas e identidades

Autor(a): João Marcelo Flores de Bras
Orientador(a): Simone Luci Pereira
Data da defesa: 19/03/2021

O universo das tradições ancestrais negras da capoeira angola, ligadas ao Recôncavo Baiano, colidem com o cotidiano urbano da região do Bixiga, área central da metrópole paulistana. Esta pesquisa busca escurecer o pensamento, para clarear a compreensão de uma organização de sentidos que produzem significados que negociam e em outros momentos são contraditórios para a cosmologia ocidental branca. Uma maneira de organizar o caos criativo da complexidade do ser e estar da vida na cidade, pelo reencontro com uma construção ancestral que permite vínculos e identidades protagonistas naquele espaço de ação. A Casa do Mestre Ananias se torna uma “ilha” para angústia de uma diversidade não inclusiva de uma cidade agressiva, de onde o sujeito não se percebe como representado e valorizado. Um espaço que articula as referências residuais, revisitando a Bahia, costumes e pessoas de outros tempos e espaços, em construções de um ideal mais humano e democrático. Repleto de contradições, que desarticulam a imposição de identidades subalternizadas, em novas possibilidades de produção de sentidos através da arte da capoeira e seus atravessamentos.

Palavras-chave: Internet; Imaginário; Mitologia; Influenciadoras Digitais; YouTube.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: UrbeSom - Grupo de Pesquisa em Culturas Urbanas, Música e Comunicação.

Título: Reprodução das Desigualdades Sociorraciais na Filmografia de Sérgio Bianchi: Uma Análise Interseccional

Autor(a): Ricardo Fortunato de Moraes
Orientador(a): Gustavo Souza da Silva
Data da defesa: 29/06/2021

Este trabalho investiga os elementos narrativos que compõem o estilo autoral de Sérgio Bianchi. Foram analisados todos os filmes do diretor, lançados entre 1979 e 2013, com o objetivo de explicar como são estabelecidos os recursos narrativos e estéticos presentes em sua filmografia. Parte-se das hipóteses que seu estilo cinematográfico se materializa em personagens oprimidos que se tornam cúmplices de seus opressores e, dessa maneira, realimentam o sistema reprodutor das desigualdades que poderiam combater. Bianchi opta por uma retórica pessimista na qual os personagens oprimidos, ativistas, artistas e intelectuais fomentam os problemas e não as suas possíveis soluções. Desse modo, ele pode provocar e frustrar os espectadores identificados com os personagens que não fazem parte da solução, mas sim dos problemas apresentados nas histórias. Para testá-las, foi empregada a análise fílmica, que privilegia imagem, texto e som. Assim sendo, pretende-se revelar a existência de uma estrutura narrativa capaz de influenciar as atitudes dos personagens, fazendo com que eles naturalizem as desigualdades consolidadas no corpus desta pesquisa.

Palavras-chave: Sérgio Bianchi; Recursos narrativos; Estéticos; Desigualdade social.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Grupo de Pesquisa em Análise de Produtos Audiovisuais.

Título: O rádio local na Preservação do Patrimônio Imaterial: Caminho de Santiago de Compostela

Autor(a): Valdinei Trombini
Orientador(a): Antonio Adami
Data da defesa: 27/08/2021

Resumo: O objetivo dessa pesquisa, é demonstrar a importância que o Rádio local desempenha na preservação do patrimônio imaterial no Caminho de Santiago de Compostela. Essa importância é demonstrada através das programações das rádios disponibilizando conteúdos que os peregrinos consomem, mantendo ativa a interação com os eventos regionais, permitindo assim a preservação da história desse Patrimônio Imaterial da Humanidade. Embora existam vários caminhos oficiais que levam a Santiago de Compostela, tem-se como objeto de estudo o Caminho Francês, que se inicia ao norte da França na pequena cidade de Sant Jean Pierd Port, que é o mais tradicional e reconhecido dentre eles. A pesquisa tem base no construtivismo social, segundo a visão de Creeswll (2010, p. 30), quando afirma que, neste paradigma, acredita-se que “os indivíduos desenvolvem significados subjetivos de suas experiências”, sendo que o rádio fortalece a relação entre os diversos públicos, permitindo uma abrangência mais longeva das comunidades do caminho. As rádios locais vêm fortalecendo o interesse dos diversos públicos quanto aos acontecimentos regionais e percebe-se o quanto os meios de comunicação, vêm modificando a postura da audiência que está cada vez mais ativa no uso do rádio, permitindo que a preservação cultural, religiosa e imaterial se consolide e se perpetue em um mundo de constantes transformações midiaticas.

Palavras-chave: Rádio; Patrimônio imaterial; Peregrinação; Caminho de Santiago de Compostela.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, Cultura e Memória.

Título: IMERSÃO DIGITAL E SUICÍDIO: a mortificação do corpo na sociedade midiática

Autor(a): Regina Helena de Oliveira Santos Nicolósi
Orientador(a): Malena Segura Contrera
Data da defesa: 27/10/2021

Resumo: A presente pesquisa trata do tema da relação entre o consumo excessivo de internet, a imersão digital, e o suicídio entre adolescentes na faixa etária de 15 a 29 anos considerando o processo de sedação do corpo na sociedade midiática. A hipótese principal que foi considerada era se havia relação entre a sedação do corpo oriunda da imersão digital e o rebaixamento da capacidade empática, levando ao aumento dos casos de suicídio a partir de um sofrimento emocional exacerbado por este contexto. A partir disso o objetivo principal foi analisar as relações entre imersão digital, sedação do corpo, rebaixamento da empatia e dificuldades na formação de vínculos comunicativos e psicoafetivos, estabelecendo ainda relações entre essas questões e o aumento crescente nos índices oficiais de suicídios entre adolescentes. A metodologia da pesquisa foi pesquisa bibliográfica e exploratória e análise dos índices oficiais públicos sobre o suicídio. No primeiro capítulo foram levantados dados sobre o suicídio, desde as primeiras análises teóricas de Durkheim até os dados atualizados da OMS em 2020, apresentando os índices oficiais acerca do fenômeno analisado. O segundo capítulo apresenta os dados relativos ao consumo crescente de mídia eletrônica e seus aparatos pelo mundo, estabelecendo relações entre países que apresentam maiores índices de suicídios e maior número de horas de uso de mídia eletrônica digital. No terceiro capítulo foram trabalhados os conceitos da morte voluntária e as diferentes compreensões do suicídio na história da civilização, com foco nas sociedades ocidentais. O quarto capítulo tratou da relação entre a imersão tecnológica, o declínio dos sentidos e a queda da empatia até o desaparecimento do corpo, impactando a formação de vínculos comunicativos e psicoafetivos. O suporte teórico da pesquisa foi a Teoria da Mídia da Escola Alemã de Berlim e da Escola de São Paulo (Harry Pross, Norval Baitello Jr, Malena Contrera e Jorge Miklos), a Antropologia do corpo (Dietmar Kamper, Christoph Wulf e David Le Breton), Psicologia Arquetípica (Carl G.Jung e James Hillman), autores especializados em suicídio (Émile Durkheim, Georges Minois e Neury Botega) as contribuições da etologia (Frans De Waal), e demais autores constantes das referências. A conclusão apresentada visa contribuir com a reflexão acerca dos limites desejáveis para a imersão digital, considerando seus impactos em adolescentes, fomentando uma discussão ética sobre o uso consciente da mídia eletrônica, o que infelizmente pouco tem se visto contemporaneamente.

Palavras-chave: Imersão digital; sedação do corpo; empatia; suicídio.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.

Título: Analogias populistas na narrativa presidencial: contrapontos à ciência na Pandemia da Covid-19

Autor(a): Vinícius Borges Gomes
Orientador(a): Carla Montuori Fernandes
Data da defesa: 20/12/2021

Esta tese tem como objetivo investigar se e como operou um discurso populista a partir das narrativas do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as lives presidenciais exibidas nas redes sociais do governante nos meses de março e abril de 2021. Como método, a pesquisa utiliza a Análise de Conteúdo (AC), a fim de explicitar um quadro analítico a partir de categorias gerais sobre populismo bem como as especificidades deste com relação ao campo científico. O contexto do recorte temporal é a evolução da pandemia da COVID-19 em seu ápice de gravidade no Brasil. Parte-se, ainda, de um argumento hipotético que considera que a comunicabilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) utiliza estratégias populistas de antagonismo e contra-argumentos na relação com a autoridade epistêmica. Conteúdos voltados às percepções, opiniões e estratégias no combate à crise sanitária moldaram as pautas elencadas pelo presidente e são elementos centrais para entender seus antagonismos e construções narrativas de unificação do movimento que lidera. Por isso, a pesquisa também propõe a compreensão das especificidades existentes na dinâmica política e midiática do governante: o Populismo Bolsonarista. A investigação se sustenta numa literatura sobre populismos em suas características gerais, mas também em suas expressões digitais e relação com a ciência. Apresenta, ainda, um percurso histórico e teórico sobre as crises políticas ocorridas no Brasil durante a década de 2010, incluindo a ascensão da extrema direita no País. Por fim, faz-se uma discussão sobre os impactos da pandemia no âmbito social, político, sanitário e comunicacional.

Palavras-chave: Comunicação; Populismo; Ciência; Covid-19; Jair Bolsonaro.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, Cultura e Memória.