Publicações

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Prof. Dr. Antônio Adami

Tem como interesse a produção e memória radiofônica no Brasil e na Europa, particularmente Espanha, Portugal, Itália e Alemanha. O projeto de pesquisa atual é "Rádio e conflito: Revolução Constitucionalista no Brasil, na era Vargas (1932); ascensão de Salazar em Portugal (1932) e Guerra Civil Espanhola (1936-1939)", em que analisa a produção radiofônica e o papel desempenhado pelo meio rádio em momentos de turbulência política nos anos 1930.

ARTIGO: O nascimento do rádio na Espanha. PDF
Profa. Dra. Barbara Heller

Tem interesse em pesquisas voltadas à memória, aos estudos de gênero, à liberdade de expressão e à censura, especialmente na contemporaneidade. Seu projeto atual, "Memória das trincheiras", investiga, à luz da teoria dos estudiosos da memória, as concepções de memória de autores, organizadores, editores e tradutores de textos autobiográficos (diários) para identificar como elas se ressignificam nestes produtos midiáticos.

ARTIGO: Crianças de Zuwara: imagens censuradas no Facebook (Em coautoria com PERAZZO, P. ; SOUZA, V. G. P).
Profa. Dra. Carla Montuori Fernandes

She is interested in discussions related to the field of Political Communication, highlighting the contemporary scenario, focusing on issues such as: political journalism, political parties, political advertising and electoral campaign, critical analysis of the media, spectacularization and political scandal. Her current research project is "The spectacle and media political scandal in the 2014 presidential elections and 2016 municipal elections."

ARTICLES: The setbacks of the political-media scandal in the 2014 presidential elections.
Profa. Dra. Clarice Greco Alves

Tem interesse em discussões sobre ficção televisiva nacional ou internacional, tanto por parte da produção quanto da audiência. Atualmente desenvolve projeto sobre as adaptações audiovisuais de "O Fantasma da Ópera" e a produção de fãs relacionadas ao tema. Seus principais temas de pesquisa são: qualidade na TV, TV como arte popular e estudos de fãs.

ARTIGO: O Culto dos Fãs On-linee a Transformação de Avenida Brasil em um Cult Nacional.
Prof. Dr. Gustavo Souza da Silva

Pesquisa o documentário, especialmente o documentário brasileiro, com foco em questões como: composições do personagem, relação documentarista e personagem, performance, memória e autoria. Seu projeto de pesquisa atual é "Narrativas do trauma no documentário brasileiro", em que investiga estratégias narrativas, discursivas e estéticas na abordagem de situações traumáticas por esta modalidade fílmica.

ARTIGO: O personagem no road movie documental brasileiro.
Profa. Dra. Heloísa de Araújo Duarte Valente

Uma vereda tropical: a suave e morna batida do bolero: memória e nomadismo da canção hispânica no Brasil Seu projeto "A canção das mídias: memória e nomadismo" diz respeito à canção hispânica que teve larga presença nas décadas de 1940 a 1960. A ênfase recai no bolero, um gênero-canção que chegou ao Brasil por intermédio do México e repercutiu junto à cultura brasileira.

ARTIGO: "Se esta rua fosse minha..." O papel das paisagens sonoras e musicais nas manifestações políticas".
Prof. Dr. Jorge Miklos

Tem interesse em pesquisas relacionadas à intersecção entre Mídia, Religião e Politica no Brasil, com foco em questões como: Religião, Cidade e Espaço Público Midiatizado; Mídia e Celebridades Religiosas; Religião e Ciberespaço; Corpo, Gênero e Imaginário Midiático; Cristianismo Midiático; Mídia, Religião e Política; Rito, Consumo e Espetáculo em Tempos de Midiatização; Processos Comunicacionais e Religião e apropriações e os usos das tecnologias da informação e da comunicação por movimentos comunitários e sociais que envolvam práticas cidadãs relacionadas a dimensões socioidentitárias como classe social, gênero, etnia, religiosidade. Seu projeto de pesquisa atual é: "Imaginário Religioso na Sociedade Mediática".

ARTIGO: Sobre simulacros: a (im)potencialidade arquetípica do imaginário tecnológico numinoso da tecnologia da comunicação. (Em coautoria com SOARES, L. L. S. T.).
Profa. Dra. Malena Segura Contrera

Tem pesquisado as relações entre Imaginário Cultural e Imaginário Mediático, situando as manifestações do imaginário em seus contextos culturais, buscando uma arqueologia das imagens simbólicas. Tem também interesse pelos diálogos entre Comunicação e Resiliência, Comunicação e Mimese e Comunicação e Empatia, considerando os fenômenos que estuda a partir de uma perspectiva complexa e interdisciplinar, na qual tem lugar especialmente os estudos da Etologia Humana e da Psicologia Profunda de C. G. Jung. O método que tem servido de base epistemológica para pensar os fenômenos investigados é o Método da Complexidade, de Edgar Morin.

ARTIGO: A imagem simbólica na contemporaneidade.
Prof. Dr. Mauricio Ribeiro da Silva (Coordenador)

Tem como interesse de pesquisa as relações entre imagem, imaginário e espaço, buscando compreender como se relacionam e se transformam as formas de ocupação de ambientes, de edifícios e da cidade. Ultimamente, tem aprofundado a pesquisa acerca de elementos do imaginário presentes no contexto da formação das imagens, identificando o papel de símbolos arcaicos no contexto contemporâneo.

ARTIGO: Do espaço para a imagem, da imagem para o espaço: sobre a capacidade da imagem midiática em moldar a forma arquitetônica. PDF
Prof. Paolo Demuru

Tem interesse em pesquisas voltadas à sociossemiótica e à semiótica da cultura, com ênfase nos processos políticos e midiáticos e nas dinâmicas de construção das identidades socioculturais via esporte. Seu projeto atual, "Futebol, mídia e novos populismos no Brasil contemporâneo", analisa as dinâmicas de construção e consolidação do cenário político brasileiro, focando, em particular, as interações entre mídia e grupos sociais e as relações interdiscursivas entre mídia, política e futebol.

Artigo: Os símbolos nacionais nos processos sociais e midiáticos: uma análise sociossemiótica da Bandeira e do Hino Nacional Brasileiro, de junho de 2013 aos dias de hoje. PDF
Profa. Dra. Simone Luci Pereira

Pesquisa e atua na interface dos campos da Comunicação, Música e Antropologia, com ênfase nos estudos sobre práticas musicais-midiáticas, consumo, culturas urbanas e juventudes; migrações/diásporas, identidades e interações sociais vinculadas à música. Seu atual projeto de pesquisa analisa práticas musicais midiáticas alternativas de coletivos juvenis em São Paulo, onde se articulam identidades, urbanidades e sentidos políticos.

ARTIGO: Consumo e escuta musical, identidades, alteridades. Reflexões em torno do circuito musical "latino" em São Paulo/Brasil.