Autor(a): Rodrigo Parron Santos 
            Orientador(a): Antonio Adami 
            Data da defesa: 15/02/2013
          Resumo: Esta pesquisa teve por finalidade  analisar o comportamento do consumidor de informações em uma era de rápido  desenvolvimento tecnológico na área de telecomunicações. A investigação apoiou-se  em teorias de Pross, Baitello Jr., Negroponte, Wolton, Jenkins, dentre outros,  objetivando uma análise dos formatos utilizados atualmente para o consumo de  informações e cultura, por meio de dispositivos móveis que acessam a internet,  como smartphones, laptops e tablets. Tal cenário possibilita o surgimento de novos hábitos por  parte das pessoas, pois processos comunicacionais podem apresentar alterações  naturais em um ambiente com grande circulação de informações e ausência de  vínculos sociais afetivos, a partir da troca do corpo pelas imagens, por meio  da substituição da comunicação presencial (corpo) pela comunicação à distância  (imagens).
          Palavras-chave: Informação; Comunicação; Vínculos  Sociais; Mobilidade; Internet; Corpo; Imagens.
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia,  cultura e memória.
        
        
          
          Autor(a): Deusiney Robson de Araújo Farias 
            Orientador(a): Carla Reis Longhi 
            Data da defesa: 28/02/2013
          Resumo: O trabalho tem por objetivo  investigar a comunicação na internet entre governantes e governados, tendo como  referência os deputados e cidadãos do Estado do Piauí. Esta pesquisa  teórico-empírica se desenvolve, especialmente, em três fases: a pesquisa  bibliográfica, baseada em investigações sobre democracia, sociedade, cultura,  cibercultura e pós-modernidade; a investigação dos sites de deputados do Piauí, em especial os blogs e microblogs, que, teoricamente, permitem uma interação em  tempo real entre governantes e governados, e a realização de entrevistas com  deputados e cidadãos daquele Estado. À medida que a pesquisa se aprofunda no  âmbito da comunicação entre governantes e governados, descobre-se uma presença  muito maior da incomunicação do que da própria comunicação, entendida como  estabelecimento de vínculos, segundo Norval Baitello Junior (2005a; 2005b). A dissertação  objetivou investigar as formas possíveis de democracia; compreender a  importância da internet na política democrática; avaliar o entendimento de  democracia por parte de governantes e governados, bem como, saber se estes  sujeitos consideram a internet como elemento de fortalecimento da política  contemporânea. Propõe, incitada, pelas ideias de Ernesto Laclau (2011), que a  democracia, na contemporaneidade, seja um significante vazio. Assim como essas,  outras propostas, que servem para a análise da comunicação entre deputados e  cidadãos, como por exemplo, o campo político, a classe política, bem como a  formação das elites políticas, surgiram no decorrer da pesquisa.
          Palavras-chave: Democracia; Cibercultura;  Comunicação; Incomunicação; Piauí. 
            Área de Concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia,  cultura e política: identidades, representações e configurações do público e do  privado no discurso midiático.
        
        
          
          Autor(a): Danieli Aparecida Campos 
            Orientador(a): Bárbara  Heller 
            Data  da defesa: 11/3/2013
          Resumo: Neste  trabalho procuramos analisar as representações da violência contra a mulher  reportadas na revista “Marie Claire”, focalizando a construção do gênero  feminino, os tipos de violência abordados e os gêneros do discurso como  construção de sentidos. Para o levantamento dos conceitos e tipos de violência  contra a mulher, recorremos à Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), do  Governo Federal, e, como metodologia para a análise do discurso, aos  pressupostos teóricos do autor russo Mikhail Bakhtin, especialmente aos  conceitos de textos plurivocais e dialogismo formulados pelo autor.
          Palavras-chave: Violência  de Gênero; Revista “Marie Claire”; Análise do Discurso. 
            Área  de concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha  de pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, cultura e política: identidades,  representações e configurações do público e do privado no discurso midiático.
        
        
          
          Autor(a): Anderson Luis da Silva 
            Orientador(a): Malena Segura Contrera 
            Data da defesa: 12/03/2013
          Resumo: Este estudo analisa as  decorrências das relações humanas de cunho comunicacional após a intensa  imbricação tecnológica ocorrida entre os séculos XIX e XXI. O século XXI é o  ponto culminante da condição de conexão permanente imposta pelo uso massivo de  dispositivos computacionais conectados à internet. 
            Buscou-se estabelecer uma linha de  raciocínio que indicasse as determinações históricas e as implicações  contemporâneas do processo de imbricação tecnológica homem-máquina, e os  impactos nas relações interpessoais de cunho comunicativo.
            O termo tecnoutopias, empregado  como título, representa a condição de ‘civilização ideal’ anunciada pela  emergência tecnológica, acentuada com a popularização da informática e,  posteriormente, com as redes computacionais.
            Tais elementos tecnológicos  moldaram e moldam a sociedade, colocando-a a seu serviço na medida em que se  apresentam como elementos essenciais à própria sociabilidade. O que nasce  anunciado como potencializador das relações interpessoais revela-se, portanto,  mediador destas interações, deste modo formatando-as.
            Objetivou-se evidenciar as  determinações e decorrências que a existência cibernética, característica da  sociedade contemporânea, tende a produzir. Para isso, ocupamo-nos em investigar  teoricamente os processos históricos de cunho comunicacional e relacional  mediados pelos aparatos tecnológicos, no contexto da Cibercultura.
            Propõem-se inicialmente a reflexão  quanto aos desdobramentos históricos que impulsionaram e determinaram a  condição contemporânea de imbricação tecnológica nas relações sociais, e a  reflexão acerca das acepções e formulações sobre o conceito de comunicação.  Buscou-se, especificamente, identificar na teoria as diferenças nos processos  comunicativos e informativos, em especial os mediados pelas estruturas  tecnológicas. Do mesmo modo, pretendeu-se elencar e demonstrar o caráter  sistêmico das definições e acepções teóricas propostas por modelos que  descrevem os processos comunicacionais, analogamente constituídos por  estruturas computáveis, ou seja, centrados na eficiência informacional.
            O estudo das teorias que  constituem as ciências das redes aqui apresentado desejou situar adequadamente  o caráter mediador das conexões, que antagoniza com os conceitos de vínculo  empregado em processos comunicacionais. Descreveu-se, desse modo, o papel  determinante dos elementos não humanos na mediação informacional propiciada  pelos arranjos computacionais, que paradoxalmente se autodenominam  “comunicacionais”.
            Por fim, o estudo envereda pelas  possibilidades de essa imbricação maquínica propiciar a modificação orgânica,  conduzindo a sociedade a um contexto pós-humanístico, seja a partir da  destituição do potencial humano pelas máquinas, ou a voluntária transformação  de humanos em autômatos. Em ambos os casos, o cenário que se apresentou nos  pareceu delicado, pois resvala nos ideais de dominação e limpeza étnica, como  as proposições apresentadas acerca dos dispostos eugênicos.
            Este estudo é estritamente  teórico-conceitual, amparado em pesquisas provenientes de áreas convergentes, como Comunicação, Cibercultura, Cognição e Sociologia, sendo os seguintes  principais autores aqui utilizados: Norval Baitello Junior, Richard Barbrook,  Jean Baudrillard, Zygmunt Bauman, Malena Segura Contrera, Francisco Rüdiger e Neil Postman.
          Palavras-chave: Cibercultura; Cibernética; Comunicação;  Pós-humanismo. 
            Área de Concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e  estudos do imaginário.
        
        
          
          Autor(a): Francisco Alexandre Regina 
            Orientador(a): Jorge Miklos 
            Data da defesa: 13/03/2013
          Resumo: Esta dissertação aborda o  imaginário midiático na ficção científica, em particular, a temática do  pós-humano presente em alguns episódios do seriado televisivo ‘Star Trek – New  Generation’. O objetivo principal é mapear a articulação entre o imaginário  social tecnológico e o pós-humano representado na ficção científica. O problema  que suscitou a pesquisa foi responder quais os valores do imaginário social  tecnológico estão presentes no seriado televisivo ‘Star Trek – New Generation’,  e em que medida esses valores expressam as angústias do pós-humano.
            As suposições iniciais apontaram a  presença da imaginação nas relações entre homens e máquinas, formando um  conjunto de representações sociais compartilhadas chamado de pós-humano. Essas  representações são fruto da aflição do ser humano acerca da sua condição  existencial. A resposta cultural promove um imaginário social pós-humano, um  híbrido homem-máquina, que tenta no plano da fantasia superar as limitações do  humano. Essa imagem está presente em vários produtos da indústria cultural,  entre elas, o seriado televisivo ‘Star Trek – New Generation’.
            O corpus de análise foi o personagem Data do referido seriado, um  androide que convive com humanos e que, se por um lado entra em contato com as  limitações dos humanos, por outro, busca tornar-se um “humano demasiadamente  humano”.
            A pesquisa teve um caráter  investigativo bibliográfico e utilizou como referencial teórico estudos  realizados no âmbito do imaginário tecnológico-midiático propostos por teóricos  como Juremir Machado e Erick Felinto; estudos sobre ficção científica  desenvolvidos por Raul Fiker e Iser Wolfgang, e reflexões acerca do pós-humano  realizadas por Donna Haraway e Fátima Regis.
          Palavras-chave: Imaginário Midiático; Ficção  Científica; Pós-humano; ‘Star Trek’. 
            Área de Concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e  estudos do imaginário.
        
        
          
          Autor(a): Alessandra Martins Franco Tutunic 
            Orientador(a): Milton Pelegrini 
            Data da defesa: 14/03/2013
          Resumo: Este trabalho aborda a temática  Comunicação e Cultura a partir dos estudos da Semiótica da Cultura e da  Comunicação, sob o ponto de vista de autores que construíram uma teoria crítica  da comunicação e seus meios. Tem como objeto de estudo as políticas públicas  voltadas para o idoso no que tange  aos aspectos  relacionados a este tema. Nesta análise, busca-se entender Comunicação e  Cultura a partir dos conceitos propostos por Ivan Bystrina e Vilém Flusser,  fazendo um contraponto com as disposições legais brasileiras constituintes das  Políticas Públicas (PPs) para a pessoa idosa, especialmente no que se refere ao  uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como meio de comunicação,  também entendidas como Inclusão Digital. Percebe-se, portanto que as PPs tratam  o assunto com certa restrição, reforçando a cultura midiática, o consumismo e o  uso do computador como “obrigação” social.
          Palavras-chave: Comunicação e Cultura; Políticas  Públicas; Idoso; Inclusão Digital. 
            Área de Concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mediações  telemáticas em grupos sociais.
        
        
          
          Autor(a): Talita Franco de Godoy 
            Orientador(a): Carla Reis Longhi 
            Data da defesa: 18/03/2013
          Resumo: Este estudo tem por corpus a revista ‘Realidade’, produto  editorial impresso, lançado pela Editora Abril, no mês de abril de 1966.  Verificou-se, como questão central, se ela trouxe contribuições à sociedade brasileira  para as mudanças socioculturais que aconteceram naquela época. Buscou-se  compreender como era a sociedade, por meio da análise do discurso em algumas  reportagens selecionadas, assim como pelas cartas dos leitores. Analisou-se,  também, os aspectos jornalísticos da revista, traçando o seu perfil como  produto editorial. As edições nº 07, 08, 10 e 11 forneceram a maior parte do  material citado no estudo dentro das 12 edições analisadas. Constituiu-se o  embasamento teórico em consulta a autores como Faro; Vilas Boas; Ferrari;  Sodré; Medina; Foucault; Martim-Barbero; Ventura; Mota; Marão e Ribeiro, entre  outros.
          Palavras-chave: Comportamento; Discurso;  Sociedade; Reportagem; Revista Realidade. 
            Área de Concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, cultura e política: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático.
        
        
          
          Autor(a): Glaucya Stela Candido Tavares 
            Orientador(a): Malena Segura Contrera 
            Data da defesa: 20/03/2013
          Resumo: A pesquisa trata das relações  comunicativas constituídas no ‘Portal Canção Nova’. Reflete acerca do fenômeno  da cibercultura na sociedade atual e de alguns de seus desdobramentos  referentes à possibilidade de criação de vínculos sociais por meio da internet,  e, mais especificamente, por meio de um portal religioso.
            O estudo tem como questões  centrais: é possível estabelecer vínculos no ambiente da cibercultura? Caso  seja possível, qual a natureza e o que favorece esses vínculos no ‘Portal  Canção Nova’? Como se constitui a criação e a manutenção dos vínculos  religiosos nas práticas de filiação às comunidades virtuais?
            O objetivo central foi investigar  como se dá o estabelecimento de vínculos comunicativos, sua criação e  manutenção na cibercultura, nas práticas de filiação às comunidades virtuais  religiosas, especificamente, na comunidade do ‘Portal Canção Nova’.  
            Trata-se de uma pesquisa  qualitativa/descritiva que se baseou em estratégias de análises documental e de  conteúdo. O referencial teórico do trabalho utilizou como alicerces conceituais  de “vínculos comunicativos” as obras de Norval Baitello Júnior, Malena Segura  Contrera, José Eugênio de Menezes e Boris Cyrulnik. No âmbito das ciências da  comunicação, a investigação buscou fundamento em Edgar Morin, Harry Pross,  Vilém Flusser, Bóris Cyrulnilk e Norval Baitello. O pensamento de Rubem Alves,  Mircea Eliade, Zygmunt Bauman, Eugênio Trivinho e Jorge Miklos compõem do mesmo  modo o quadro de referência para a investigação.
          Palavras-chave: Cibercultura; Portal Canção Nova;  Vínculos Comunicativos; Religião; Imaginário Religioso. 
            Área de Concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e  estudos do imaginário.
        
        
          
          Autor(a): André Luis Nakamura 
            Orientador(a): Milton Pelegrini 
            Data da defesa: 21/03/2013
          Resumo: A presente dissertação tem como objetivo apontar a  vinculação por meio da comunicação comunitária, como reprodutora de tradições  culturais em um grupo fechado e recém-incluído digitalmente. Buscou-se olhar a  comunidade em momentos distintos em seu curso: um imediatamente após a instalação  do acesso a internet e outro um ano e seis meses depois da inclusão digital. A  proposta foi buscar indícios que pudessem apontar a interferência, ou não, que  o acesso à rede de computadores causaria em um grupo social fechado e  organizado em uma ideologia que se reproduz nos hábitos de seus membros por  mais de duas gerações, e que até então não tem recebido a influência direta –  não tenha se utilizado deste meio – da comunicação por meio da rede mundial de  computadores. A fim de observar um ambiente no qual os valores ideológicos se  reproduzem há décadas, formando a base para os vínculos e desvínculos de seus  integrantes, foi-se a campo para conviver como membro temporário, em duas  instâncias, na Comunidade Yuba. Esta tem peculiaridades que lhe conferem um status de grupo social fechado, e segue  o mesmo modelo social há 77 anos. Por estar iniciando seu contato com a rede  mundial de computadores a três meses da primeira visita do pesquisador,  ofereceu possibilidade de análise em duas instâncias. O problema de pesquisa  objetiva a busca de indícios da interferência, ou não, que a inclusão digital  pode causar nos membros de um grupo social fechado e orientado em um ambiente  no qual os valores que os unem são repassados segundo uma lógica na qual a  comunicação entre seus membros e com outros indivíduos fora do grupo é  efetivada sem o uso do suporte informatizado. A principal questão é indagar se  um suporte estruturado na lógica da informática pode alterar a utilização do  tempo livre deste grupo. A dissertação envolveu pesquisa em campo e análise  teórica; orientou-se por meio de material acadêmico, artigos, jornais e  observação do objeto em duas instâncias, uma imediatamente após a inclusão  digital, e outra um ano e três meses depois deste evento. O quadro teórico de  referência é formado por autores como Baitello Jr., Benjamin, Flusser, Morin,  Norbert Elias, Pross e Tönnies, entre outros, e tem como base o pensamento  sobre comunidade, vínculos, cultura, comunicação e cibercultura. Busca-se  contribuir com uma visão crítica sobre os impactos da inclusão digital, pela  análise na reação dos membros de um ambiente no qual a comunicação comunitária, livre deste suporte, orientou seus valores culturais.
          Palavras-chave: Comunidade; Comunicação; Tempo;  Internet; Interferência; Vínculos. 
            Área de Concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mediações  telemáticas em grupos sociais.
        
        
          
          Autor(a): Carla Mele Gomes 
            Orientador(a): Jorge Miklos 
            Data da defesa: 22/03/2013
          Resumo: O extraordinário avanço da tecnologia criou enormes  transformações estruturais na sociedade. Este estudo destaca uma análise sobre  o tema da inclusão digital como imperativo da inclusão social, no contexto do  capitalismo contemporâneo, também designado capitalismo informacional. Embora  exista um discurso hegemônico a favor dessa ideia, as nossas premissas iniciais  destacaram que esse discurso tende a mascarar a pressão econômica que impõe ao  indivíduo a necessidade da informacionalidade, mostrando, dessa forma, que a  inclusão digital está mais a serviço do capital do que a serviço do cidadão. Ao  analisar essa nova sociedade, vários teóricos lançaram-se em um debate. Os  defensores desse novo capitalismo, além de apontar para as perspectivas abertas  por essas novas tecnologias, começaram a fazer uma reflexão sobre o papel que  elas poderiam desempenhar no processo de inclusão social. Por outro lado, os  teóricos que criticam a cibercultura, embora reconheçam que a influência da  tecnologia não desaparecerá, questionam a validade do discurso hegemônico  apresentado por diversos setores da sociedade que defendem a inclusão digital  como maneira de capacitar o cidadão para o mercado de trabalho e para a  cidadania. Todas essas ideias estão presentes neste estudo com o objetivo de  fornecer subsídios a todos que se interessam pelo assunto.
          Palavras-chave: Inclusão Social; Inclusão Digital;  Capitalismo Informacional. 
            Área de Concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e  estudos do imaginário.
        
        
          
          Autor(a): Elizabeth de Menezes Rocha 
            Orientador(a): Geraldo Carlos do Nascimento 
            Data da defesa: 25/03/2013
          Resumo: O estudo tem como objetivo analisar o infográfico  na revista ‘Superinteressante’, recurso empregado para aproximar destinadores e  destinatários. Mostra a relação entre os aspectos gráficos, visuais e verbais,  a partir de um recorte temático que compreende ciência e tecnologia, meio  ambiente e anúncios com infográficos. O trabalho discute as estratégias  empregadas e fundamenta-se na análise teórica apoiada nas concepções de  Algirdas Julien Greimas, Jean Marie Floch e Jacques Fontanille para ressaltar  aspectos sincréticos no suporte impresso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,  com método de coleta de dados em edições publicadas da revista.
          Palavras-chave: Comunicação; Sincretismo;  Infografia; Revista. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Narrativa  e discurso na TV e no Cinema Contemporâneos.
        
        
          
          Autor(a): Sueli Ferreira Schiavo 
            Orientador(a): Milton Pelegrini  
            Data da defesa: 28/03/2013
          Resumo: Partindo do pressuposto de que é necessário ao  Estado investir em políticas públicas para garantir que a produção  acadêmico-científica produzida no território nacional, principalmente quando  fomentada por recursos públicos, seja compartilhada com a comunidade acadêmica  brasileira e que há pesquisadores que não conseguem divulgar os resultados de  suas pesquisas no mercado editorial de periódicos, esta dissertação tem como  objetivo promover um estudo teórico-empírico relativo aos espaços comunicacionais  com vistas a contribuir para uma possível construção de políticas públicas. A  proposta é permitir ao pesquisador compartilhar o conhecimento produzido com a  comunidade científica e demais grupos sociais, para o intercâmbio de  conhecimento e divulgação dos diferentes conteúdos científicos produzidos na  universidade para o desenvolvimento econômico e social do País. Trata-se de um  estudo que se sustenta principalmente na visão crítica de autores como  Boaventura de Souza Santos, Lawrence Lessig, James Boyle e Yochai Benkler.  Utiliza como estratégia a pesquisa documental que envolve: análise da  legislação e normalização já existentes; revisão bibliográfica; política  editorial; qualificação de periódicos e livros científicos; canais de  comunicação.
          Palavras-chave: Produção de Conhecimento;  Divulgação Científica; Políticas Públicas. 
            Área de Concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mediações  telemáticas em grupos sociais.
        
        
          
          Autor(a): Rui Antonio Lanfredi Junior 
            Orientador(a): Anna Maria Balogh 
            Data da defesa: 15/04/2013
          Resumo: A pesquisa aborda o estudo da  intertextualidade das obras bidimensionais do pintor impressionista Vincent Van  Gogh, como suporte para o desenvolvimento gráfico da campanha publicitária  destinada aos clientes do Banco Santander Van Gogh, preservando a identidade  das imagens utilizadas. O processo analisado parte de um movimento artístico  que é o Impressionismo para chegar até as mídias da campanha do Banco  Santander. Esta investigação foi conduzida a partir do estudo da comunicação,  utilizando a fragmentação como parte integrante do exame da intertextualidade e  da linguagem visual. Pretendeu demonstrar como as imagens das obras artísticas  originais foram fragmentadas e materializadas nos espaços físicos e nas mídias  impressas, propiciando ao destinatário ter uma representação significativa da  obra artística de Vincent Van Gogh.
          Palavras-chave: Intertextualidade; Artes; Vincent  Van Gogh; Publicidade; Comunicação. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Narrativa  e discurso na TV e no Cinema Contemporâneos.
        
        
          
          Autor(a): Flávia  Gabriela da Costa Rosa Amaral 
            Orientador(a): Malena  Segura Contrera 
            Data  da defesa: 27/5/2013
          Resumo: Esta  pesquisa investiga as relações comunicacionais entre cibercultura e religião  diante das novas tecnologias digitais de comunicação. Para tanto, elegeu-se uma  vertente católica denominada “Arautos do Evangelho” e sua presença no  ciberespaço. Nesse contexto, analisou-se a transformação da linguagem dos  “Arautos do Evangelho” e os recursos utilizados pelo grupo para se relacionar  com o público-alvo no ciberespaço e se existe a tentativa de criação de um  ambiente para um sujeito não corpóreo. A hipótese considerou que esse movimento  religioso procura estimular a cultura do imaterial por meio do uso de elementos  da estética classicista no ciberespaço. Para efetivar a análise estabeleceu-se  como corpus o portal do movimento na  internet (www.arautos.org), no período de fevereiro de 2011 a dezembro de 2012.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo referencial teórico usou como  alicerce conceitual no campo da Teoria da Mídia, as obras de Muniz Sodré e  Norval Baitello Junior. Acerca dos estudos da contemporaneidade e da ambiência  sociocultural das comunidades, a investigação utilizou as obras de Zygmunt  Bauman, Konrad Lorenz e Jean Baudrillard. Sobre o tópico cibercultura, utilizou-se  os estudos de Paul Virilio e Eugênio Trivinho. No que se refere aos estudos  sobre o fenômeno religioso, os estudos de Mircea Eliade, Joseph Campbell e  Vilém Flusser. A propósito da interseção entre mídia e religião, os estudos de  Alberto Klein e Jorge Miklos. Malena Segura Contrera contribui com seus estudos  sobre mediosfera e seu lugar no imaginário religioso. Para análise ise acerca  do processo de transcendência e consciência, a pesquisa fundamentou-se nas  contribuições de Boris Cyrulnik e António Damásio. No âmbito da teoria da  imagem a pesquisa buscou apreciações nas obras Norval Baitello Junior.
          Palavras-chave: Imaginário Midiático;  Cibercultura; Ciber-religião; “Arautos do Evangelho” 
            Área  de concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha  de pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e estudos do imaginário.
        
        
          
          Autor(a): Vâner Lima  Silva 
            Orientador(a): Jorge  Miklos 
            Data da defesa: 17/6/2013
          Resumo: Esta dissertação apresenta  uma discussão acerca da transparência governamental brasileira na internet  tendo como corpus o “Portal da  Transparência do Governo Federal” (http://www.portaldatransparencia.gov.br). O  objetivo é buscar entender, com base em um estudo teórico e empírico, como os  recursos tecnológicos comunicacionais, em particular, os dispositivos digitais  e a internet, em razão de algumas características específicas (interação e  participação) mostram-se ou não um meio propício para a emergência de uma maior  transparência Estado-Sociedade Civil, conforme estabelece a Lei Complementar nº  131/2009, que versa sobre a transparência pública. A linha de problematização  que motivou a pesquisa meditou acerca das possibilidades que a internet dispõe  diante da convergência midiática, a disseminação na produção de conteúdos on-line, os limites impostos na web e os rumos que as grandes  corporações da mídia digital impõem aos seus usuários. O referencial teórico  baseia-se em autores como Pierre Lévy, André Lemos, Eli Pariser, Sérgio Amadeu  da Silveira, Edilson Cazeloto, Fábio Botelho Josgrilberg, Manuela Maia Ribeiro,  dentre outros, cujas obras discutem as relações estabelecidas na cibercultura,  ciberativismo, ciberdemocracia, destacando-se as possibilidades e consequências  do on-line. O trabalho, a partir de  pesquisa qualitativa, observa que o Portal da Transparência oferecido na  internet e instituído pelo Governo Federal por meio da Controladoria-Geral da  União, pode facilitar o acesso às informações que o governo deseja oferecer,  porém, ressalta-se que a existência do portal na web não pode chancelar o governo com a transparência total das  informações que seriam acessíveis ao cidadão.
          Palavras-chave: Economia;  Política da Comunicação; Transparência; Cibercultura; Ciberdemocracia. 
            Área  de concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha  de pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e estudos do imaginário.
        
        
          
          Autor(a): Gisele  Roncon Inglez de Souza 
            Orientador(a): Solange Wajnman 
            Data da defesa: 27/6/2013
          Resumo: Este  trabalho procura entender o processo de criação da “Turma da Mônica Jovem”, com  suas transformações estéticas e influências orientais. Dentro do processo  criativo, mostra as teorias de intertextualidade e intermidialidade, além da  cultura da convergência na “Turma da Mônica Jovem”. Analisamos a narrativa  visual e os elementos de composição da “Turma da Mônica Jovem”, a fim de  comparar a “Turma da Mônica” clássica com o mangá para serem encontrados  indícios da cultura oriental no processo criativo da revista. Constatou-se que,  por ser um produto criativo brasileiro e reconhecido em todo o mundo, é  possível inspirar-se em qualquer outra arte, como o mangá, e mesmo assim não  perder características e identidade originais.
          Palavras-chave: “Turma da  Mônica Jovem”; Mangá; Intertextualidade; Intermidialidade; Convergência;  Processo Criativo. 
            Área de concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de pesquisa: Configuração de Linguagens e  Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Moda, comunicação e cultura.
        
        
          
          Autor(a): Leila Dutra  Rodrigues 
            Orientador(a): Carla Reis  Longhi 
            Data  da defesa: 28/6/2013
          Resumo: O objetivo  desta pesquisa é analisar como os jornais operários anarquistas “A Lanterna”,  “A Plebe” e “Guerra Sociale" retrataram a condição do trabalhador e,  especificamente, a condição das mulheres operárias no início da formação do  movimento sindical, entre os anos de 1915 e 1920, na cidade de São Paulo, para  verificar por que há um silêncio sobre a atuação dessas mulheres nos inúmeros  movimentos sociais que eclodiram no período. O trabalho teve como suporte a  análise de discurso, instrumento que permite investigar a ideologia do contexto  e os conteúdos explícitos e implícitos dos textos analisados. Para tanto, foram  analisados jornais do período que, pela estrutura narrativa, descreviam os  acontecimentos, as condições de vida dos trabalhadores e os inúmeros movimentos  que ocorreram.
          Palavras-chave: Jornais; Operários;  Anarquistas; Análise de Discurso; Estudos de Gênero. 
            Área  de concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha  de Pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, cultura e política: identidades,  representações e configurações do público e do privado no discurso midiático.
        
        
          
          Autor(a): Carlos  André Gonçalves 
            Orientador(a): Jorge  Miklos 
            Data  da defesa: 13/8/2013
          Resumo: Esta  dissertação trata da dádiva e dos processos de colaboração e compartilhamento  de informações nas comunidades virtuais, além de analisar as formas de  apropriação dessas ações pelo capitalismo contemporâneo. Nesse contexto, o  desenvolvimento do percurso histórico realizado pelas teorias sociais  desenvolvidas ao longo dos séculos XIX e XX, como forma de embasamento para as  teorias contemporâneas sobre as relações sociais, foi estudado. O  desenvolvimento da análise fez uso da teoria da dádiva baseada na obra de  Marcel Mauss, com o objetivo de situar sua vivência e disseminação nos dias  atuais, identificando, por fim, como os sistemas mercantis apropriam-se desse  fenômeno para sua manutenção e sobrevivência. A pesquisa, situada no campo da  Comunicação, tem como pano de fundo o repertório crítico referenciado na  cibercultura e no imaginário, que reúne estudos e pesquisas acerca da lógica,  efeitos e tendências da civilização cibercultural. O problema de pesquisa parte  do questionamento das formas com que a dádiva foi absorvida como obrigação  social e moral pela cibercultura e como esse fenômeno é mercantilizado. A  principal hipótese observa que o indivíduo colabora e compartilha, oferecendo  de forma gratuita, mas não desinteressada, seus conhecimentos e conteúdos em  comunidades virtuais na internet, ambiente propício para a adoção do conceito  de “obrigação social coletiva”, e essa ação gera um “imaginário de  colaboração”, apropriado pelo indivíduo, ponto de partida para reforçar o  fenômeno da dádiva como uma obrigação social e moral também nas relações  sociais mediadas pelas tecnologias da informação. A metodologia utilizada  baseou-se fundamentalmente em pesquisa bibliográfica, tendo como norte a  preocupação com a teoria crítica social. O quadro teórico de referência é interdisciplinar e composto por autores como Durkheim, Mauss, Godbout,  Godelier, Caillé, Bauman, Castoriadis, Castells, Rheingold, Miklos, Cazeloto,  entre outros.
          Palavras-chave: Comunicação;  Cibercultura; Imaginário; Dádiva; Comunidades Virtuais; Capitalismo Contemporâneo. 
            Área  de concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha  de pesquisa: Contribuições  da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e estudos do imaginário.
        
        
          
          Autor(a): Fabiano Tulazs Damiati 
            Orientador(a): Anna Maria  Balogh 
            Data da defesa: 20/08/2013
          Resumo: O objetivo  desta dissertação foi apresentar a construção da significação na narrativa do  personagem principal do filme “Avatar” (2009), fazendo uma correlação com o  personagem principal “Pinóquio” do filme homônimo (1940) de Walt Disney, por  meio dos processos intertextuais, com o objetivo de responder à pergunta: “Como  a presença de elementos sincréticos do personagem principal “Pinóquio” do filme  homônimo de 1940 de Walt Disney exerceram influências e como esses reforçaram  ou constituíram o sentido fílmico na criação da identidade do personagem  principal do filme “Avatar” de James Cameron?” Além dos estudos do Prof.  Derrick De Kerckhove sobre Avatar versus Pinóquio, e da Profa. Dra. Anna Maria Balogh sobre intertextualidade, foram  realizados outros estudos por meio da semiótica francesa e outros veios de  trabalhos que dialogaram entre si para obter uma melhor compreensão do tema em  questão.
          Palavras-chave: Narrativa  Fílmica; Intertextualidade; Filme Pinóquio; Filme Avatar; Cinema. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de Linguagens e  Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Narrativa e discurso na TV e no Cinema Contemporâneos.
        
        
          
          Autor(a): Darci  Arrais Campioti 
            Orientador(a): Eduardo  Peñuela Cañizal 
            Data  da defesa: 26/8/2013
          Resumo: Em  consequência do uso mais frequente da transmutação da plataforma de história em  quadrinhos para o fílmico, ou seja, a transposição da linguagem sincrética  estática (quadrinhos) para a linguagem sincrética em movimento (cinema), esta  dissertação visa observar os procedimentos envolvidos nesse processo para que  ocorram as adaptações de uma plataforma para outra; percebendo, caso ocorram,  similaridades, dissimilaridades, inserções ou exclusões de elementos que  constituem as plataformas (quadrinhos/cinema). Para tal, usamos como objeto de  estudo a história em quadrinhos “Sin City – Cidade do Pecado”, da série “Sin City”,  ambas de autoria de Frank Miller.
          Palavras-chave: Narrativa; História  em Quadrinhos; Arte Sequencial; Transmutação; Cinema; Intertextualidade. 
            Área  de concentração: Comunicação  e Cultura Midiática.
            Linha  de pesquisa: Configuração  de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Narrativa e discurso na TV e no Cinema Contemporâneos.
        
        
          
          Autor(a): Elcio Sartori 
            Orientador(a): Solange  Wajnman 
            Data  da defesa: 26/8/2013
          Resumo: O foco  deste estudo são as marcas de luxo como fenômeno emergente no âmbito dos  grandes ícones do nosso tempo, caracterizados pelo consumo de bens intangíveis  de alto valor, com o cenário da globalização e a chegada de grandes marcas ao país  como pano de fundo. Para isso, o trabalho fundamenta-se numa tríade formada por  núcleos interdisciplinares, moda-design-publicidade,  que se apoiam sobre um ponto de convergência: o nicho do luxo. Portanto, com  uma metodologia de pesquisa qualitativa, a seleção de instrumental teórico para  o estudo do corpus foi delineada para  elucidar as relações da marca presentes nessa tríade. Observou-se a construção  de sentidos de um seleto grupo de marcas de luxo ancoradas em “Vogue Brasil”  para consolidar conceitos como prestígio e tradição, que nos parecem fundamentais  para a sua permanência secular. Em termos metodológicos, esta pesquisa  requisitou autores relevantes em cada núcleo daquela tríade. Ou seja, autores  de peso, do campo da moda, do luxo, do design,  dos estudos da globalização e da pós-modernidade, da comunicação, da  publicidade, das teorias da percepção visual, da identidade visual, da Gestalt, das questões da memória, da  “materialidade na comunicação”, da efemeridade, da sedução das imagens e das relações  com o suporte midiático, do setor editorial, dos mitos e dos arquétipos, das  imagens, da tipografia, do design e  da estética, das cores, das teorias da comunicação, foram requisitados,  inclusive pela busca de trabalhos em âmbito acadêmico. Os resultados aqui  expostos devem trazer algumas luzes na discussão sobre as marcas do luxo e sua  mediação, o centro de interesse da Linha de Pesquisa deste Mestrado em  Comunicação. Na certa, muitas surpresas estão reservadas, notadamente ao que  diz respeito aos estudos da serialidade e da intertextualidade dessas diversas  formas de linguagem.
          Palavras-chave: Luxo; Moda;  Comunicação; Marcas; Design;  Publicidade. 
            Área  de concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha  de pesquisa: Configuração de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Moda, comunicação e cultura.
        
        
          
          Autor(a): Mary Costa  Araujo Pennesi 
            Orientador(a): Solange Wajnman 
            Data da defesa: 26/8/2013
          Resumo: O objetivo do presente  estudo é analisar e comparar os figurinos produzidos nas duas versões da novela  “Ti-ti-ti”, examinando de que maneira eles se inserem no contexto da moda  nacional e internacional e como ocorre essa modernização no remake da telenovela. Com essa  finalidade, a pesquisa desenvolveu-se em duas perspectivas: a primeira, mais  teórica, analisa o papel desempenhado pela televisão no projeto de modernização  do país, conduzido pelo governo militar, e a escolha das telenovelas, pela  indústria nacional, como principal veículo para difundir novos produtos,  destacando as transformações tecnológicas mais importantes que ocorreram na  indústria têxtil e na televisão, ao longo de 25 anos, e o impacto que elas  exerceram na elaboração dos figurinos de “Ti-ti-ti”, em 1985 e 2010. A segunda  perspectiva dá destaque à análise dos próprios figurinos das duas versões da  novela, ressaltando o processo de modernização que envolveu a elaboração dos  trajes usados no remake de “Ti-ti-ti”.
          Palavras-chave: Moda; Telenovela;  Modernização.
            Área de concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de pesquisa: Configuração de Linguagens e  Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Moda, comunicação e cultura.
        
        
          
          Autor(a): Bruno César  dos Santos 
            Orientador(a): Solange  Wajnman 
            Data da defesa: 30/08/2013
          Resumo: Historicamente,  o rádio perdeu o papel de veículo das massas, ante a concorrência dos meios de  comunicação mais sedutores e instantâneos, como a televisão e a internet. Nos  últimos sessenta anos, o rádio atendeu às demandas dos seus ouvintes, tocando  músicas, transmitindo notícias e divulgando informações de utilidade pública e  prestação de serviços, como forma de sobrevivência e adaptação ao cenário  imposto. O radiojornalismo trilhou o mesmo caminho, aprimorando o formato do  seu conteúdo e utilizando diversas ferramentas de comunicação, consideradas as  mais modernas do seu tempo, como telefone, transmissão via satélite, unidades  móveis, aparelhos telefônicos celulares e seus aplicativos. Atualmente,  diversas emissoras de rádio all news estão  presentes no dial paulistano, empregando os recursos citados para informar seus  ouvintes. Esta dissertação de mestrado descreve a emergência da “Rádio  SulAmérica Trânsito (RST)”, estação de rádio destinada a irradiar notícias e  informações do fluxo viário da Cidade de São Paulo e Região Metropolitana. A “SulAméricaTrânsito”  utiliza diversos recursos consolidados na historia do rádio e do  radiojornalismo para informar seus ouvintes, como: sínteses noticiosas,  entradas ao vivo de seus jornalistas, uso irrestrito do telefone, entre outros.  Para concretizar a pesquisa aqui apresentada, foram realizadas,  respectivamente, pesquisa bibliográfica da história do rádio brasileiro e os  gêneros radiofônicos (ADAMI, 2004; FERRARETTO, 2001; LOPEZ, 2010; MAGNONI, 2010;  ZUCULOTO, 2012) e descrição da grade de programação da “Rádio SulAmérica  Trânsito”, identificando o modus operandi desta estação de rádio segmentada e com atuação e públicos específicos.
          Palavras-chave: Rádio All News; Customização Radiofônica;  Rádio SulAméricaTrânsito.
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de Linguagens e  Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Moda, comunicação e cultura.
        
        
          
          Autor(a): Paulo de Barros Ribeiro 
            Orientador(a): Antonio  Adami 
            Data da defesa: 30/8/2013
          Resumo: A  dissertação tem como objetivo identificar as metáforas sonoras predominantes no  “Jornal da CBN”, e, com base no contexto político, verificar o impacto da  legislação eleitoral no programa e as marcas de manipulação eventualmente  presentes nas notícias, na apresentação e nos comentários dos analistas. O corpus deste trabalho é composto pela  cobertura da última semana do segundo turno da eleição presidencial 2010 feita  pelo “Jornal da CBN”, apresentado, na época, por Heródoto Barbeiro (de segunda a  sexta-feira, das 6 horas às 9h30). O período de análise compreende os dias 25 a  30 de outubro de 2010. Trata-se de estudo qualitativo que tem como base a  metodologia de análise de conteúdo.
          Palavras-chave: Comunicação;  Radiojornalismo; Rádio; Edição; Manipulação; Eleição Presidencial. 
            Área de concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de pesquisa: Configuração de Linguagens e  Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, cultura e memória.
        
        
          
          Autor(a): Daniela  Menezes da Silva dos Santos 
            Orientador(a): Barbara Heller 
            Data da defesa: 21/10/2013
          Resumo: Esta  dissertação tem por finalidade analisar e discutir o controle social feminino  na contemporaneidade a partir das reflexões de Foucault (2011), tendo como  objeto de estudo a seção Bem Viver da revista “Marie Claire”, de 2008 a 2011,  período em que a referida seção permaneceu ativa. Analisamos o discurso sobre  bem-estar veiculado nessa seção para averiguar se as alterações que esse termo  sofreu deveu-se, principalmente, à lógica de consumo na contemporaneidade, uma  das ferramentas que viabiliza, explícita ou implicitamente, o controle social  feminino. No primeiro capítulo, refletimos sobre o suplício e a utilização da  dor do corpo como forma de controle social, bem como a sua atualização, dentro  da mesma lógica na contemporaneidade. Dando continuidade às ideias de Foucault  (2011), buscamos compreender a disciplina coercitiva em várias instâncias da  sociedade que submeteram a mulher à padronização de comportamento e,  consequentemente, ao controle social por meio das operações do corpo. No  terceiro capítulo, comparamos a noção de bem-estar veiculada na revista com a definição  desse termo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como o entendimento da  sua popularização para as brasileiras. O panóptico de Foucault (2011) funcionou  como a referência a partir da qual se compreendeu o autocontrole feminino na  sociedade contemporânea e a mídia, especificamente a revista “Marie Claire”,  como dispositivo de poder sobre a mulher, por meio do discurso de bem-estar.
          Palavras-chave: Bem-estar;  Controle Social; Corpo. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a  Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, cultura e política: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático.