Dissertações Defendidas - 2002

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Título: Comunicação e criatividade – Domenico De Masi e a S3.Studium

Autor(a): Laura Ancona Lopez Soligo
Orientador(a): Antonio Adami
Data da defesa: 26/06/2002

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi buscar compreender o processo de comunicação e criatividade desenvolvido pela Scuola di Specializzazione in Scienze Organizzative S3 de Roma. Para tanto, foi traçado um paralelo entre a teoria de seu sócio-fundador e diretor científico, o sociólogo Domenico De Masi, e a concretização de seu método de ensino na S3 de Roma. Procuramos, também, refletir sobre as tentativas de realizar a S3.Brasil e, sobre os trabalhos de De Masi neste país.
Para atingir esse objetivo, apresentamos inicialmente o contexto romano no qual a escola situa-se e onde foi desenvolvida parte desta pesquisa. Em seguida, é descrito o ambiente da S3.Studium e apresentada a Scuola S3: seus objetivos, métodos e propostas, os professores e as pessoas que nela circulam e o projeto de criação de uma S3.Studium no Brasil. As idéias de Domenico de Masi são expostas a partir da leitura e síntese de suas principais obras. Essas colocações são balizadas por entrevistas realizadas com Domenico De Masi, com um de seus principais assessores e com a responsável pela concretização do projeto de criação da S3.Studium Brasil. As opiniões e impressões dos alunos da S3 de Roma, no ano 2000, sobre a escola, seu método didático para o desenvolvimento da criatividade e concretização das propostas teóricas do sociólogo foram obtidas a partir de entrevistas semi-abertas, analisadas, tendo por base os princípios da pesquisa empírica e qualitativa. A análise das pesquisas permitiu discutir os percalços de concretização, no cotidiano, de propostas de mudanças paradigmáticas em um contexto social e cultural em que prevalecem valores, hábitos e relações de um paradigma tradicional.

Palavras-chave: Criatividade. Comunicação. Sociologia do Trabalho. Educação.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Cultura Midiática e Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Comunicação, Cultura e Memória.

Título: Interfaces – Fusões em imagens digitais

Autor(a): Mauricio Landini
Orientador(a): Maria Bernadette Cunha de Lyra
Data da defesa: 19/12/2002

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar algumas reflexões teóricas a respeito do conceito de interface em geral e de suas decorrentes especificidades dentro do campo fisiológico do ver, levando em consideração as estruturas receptivas da visão e estruturas do cérebro para a temporalização das imagens mentais. A pesquisa sugere ainda uma subdivisão temporal no conceito “interface”, com uma proposta de que ela possa ser transitória, permanente ou reversível.
Em seguida, aplicam-se estes estudos de tempo e interfaces às imagens digitais e faz-se uma ligação entre as fusões de imagens digitais e os modelos interfaciais propostos.

Palavras-chave: Comunicação. Imagem Digital. Fusões.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.

Título: Videodesign na Era Digital – O Formato de Vinhetas de Televisão

Autor(a): Denise Vianna Mizuguti
Orientador(a): Maria Bernadette Cunha de Lyra
Data da defesa: 20/12/2002

Resumo: Este trabalho é um estudo exploratório do design de produtos videográficos, com enfoque em vinhetas de televisão. Em sua introdução, incorpora uma abordagem do estudo da imagem e sua representação na cultura contemporânea. Em seguida, explora o videodesign, levantando seu histórico e as principais tendências observadas na televisão brasileira desde sua criação; e por fim, tipifica e categoriza as vinhetas por estilos e funções, abordando as diversas técnicas e tendências artísticas utilizadas no meio profissional relacionado com as mídias eletrônicas. Tem como objetivos dar relevância às pesquisas sobre os produtos audiovisuais e propor uma sistematização da prática profissional fornecendo elementos teóricos para a discussão e analise do videodesign no Brasil.

Palavras-chave: Vinhetas. Videodesign. Videografismo. Design. Imagem.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Forma, Imagem e Corpo.