Mídia, Audiências e Cultura Participativa

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa:
A disciplina contemplará os seguintes temas: abordagens teóricas de audiência; perspectivas históricas – da teoria hipodérmica aos Estudos Culturais; teoria crítica da indústria cultural; estudos de recepção dos meios audiovisuais; perspectiva teórica das mediações; público de massa e nichos de audiência; modos de consumo transmidiáticos; novas formas de consumo – binge watching e TV social; estudos de fãs; ativismo e produtividade de fãs; audiência em rede.
Bibliografia:
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. A Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In:ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. [S. l.]: [S. n.], [1947]. p. 57-80. Disponível em: https://nupese.fe.ufg.br/up/208/o/fil_dialetica_esclarec.pdf.
ANGELUCI, Alan César Belo. TV, segunda tela e o ecossistema de engajamento. Ínterin, Curitiba, v. 19, n. 1, p. 24-39, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5044/504450752003.pdf.
BOOTH, Paul. Digital fandom. New York: Peter Lang Publishing, 2010.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Bibliografia comentada: Estudos Culturais e recepção. Novos Olhares, São Paulo, n. 4, p. 44-49, 1999. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/download/51331/55398/0.
FECHINE, Yvana. TV Social: contribuição para a delimitação do conceito. Contracampo, Niterói, v. 36, n. 1, p. 84-98, 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17598.
FISKE, John. Reading the Popular. London: Routledge, 2011.
HESMONDHALGH, David. Conteúdo gerado pelo usuário, “trabalho livre” e as indústrias culturais. Eptic, São Cristóvão, v. 17, n. 1, p. 161-184, 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/3382.
HILLS, Matt. O fandom como objeto e os objetos do fandom. [Entrevista cedida a] Clarice Greco. MATRIZes, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 147-163, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/100678.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JOHNSON, Richard; ESCOSTEGUY, Ana Carolina; SCHULMAN, Norma. O que é, afinal, Estudos Culturais? 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LOPES, M. I. V. Recepção dos meios: classe, poder e estrutura. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 13, fasc. 23, p. 99-110, jun. 1995.
LOPES, M. I. V. Mediação e recepção: algumas conexões teóricas e metodológicas nos estudos latino-americanos de comunicação. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 65-80, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82931/85965.
MARTÍN-BARBERO. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.
MASSAROLO, Carlos; MESQUISTA, Dario. Reflexões teóricas e metodológicas sobre as narrativas transmídia. Lumina, Juiz de Fora, v. 8., n. 1, p. 1-19, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21123.
MASSAROLO, João Carlos; ALVARENGA, Vinicius. A hipótese do deslocamento da cauda: uma análise de confrontação entre a Teoria da Cauda Longa e sua contra-Teoria. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 14., Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: Intercom, 2009. p. 1-15. Disponível em: https://www.cena.ufscar.br/wp-content/uploads/econ_dig_intercom_sudeste1.pdf.
MATOS, Patrícia. De vergonha a orgulho: consumo, capital simbólico e a ressignificação midiática da cultura nerd. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: Intercom, 2012. p. 1-11. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-1968-1.pdf.
MORIMOTO, Lori. Transnational Media Fan Studies. In: CLICK, Melissa A; SCOTT, Suzanne. The Routledge Companion to Media Fandom. London: Routledge, 2017. cap. 10, p. 1-10..
OROZCO, Guillermo. Pesquisa de recepção: investigadores, paradigmas, contribuições latino-americanas. [Entrevista cedida a] Nilda Jacks. Revista Intercom, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 22-33, 1993. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/801/688.
PEREIRA DE SÁ, Simone. Somos todos fãs e haters. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 50-67, 2016. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/5421.
RECUERO, Raquel. O capital social em rede: como as redes sociais na internet estão gerando novas formas de capital social. Contemporânea, Salvador, v. 10, n. 3, p. 597-617, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/6295.
REZENDE, Humberto de Campos; GOMIDE, João Victor Boechat. Maratonas de vídeo e a nova forma dominante de se consumir e produzir séries de televisão. Revista Lusófona de Estudos Culturais, Madeira, v. 3, n. 2, p. 73-87, 2017. Disponível em: http://www.rlec.pt/index.php/rlec/article/view/178.