Análise da Produção Cultural em Podcast

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa:
Esta disciplina tratará de diferentes produções culturais brasileiras no formato de podcast, considerado uma ferramenta extremamente rica. Pretende-se, em um primeiro momento, traçar um panorama da produção brasileira nesse formato para, posteriormente, analisar a execução de alguns projetos e, por fim, examinar o conteúdo do material apresentado. Tal percurso contemplará o planejamento e a roteirização do projeto, bem como a gravação, a edição e a distribuição da peça. A base teórica pressupõe, entre outros temas, a participação social na construção da cultura e as novas formas de produção e conexão cultural. Entre os autores de referência estão Castro (2005); Galvão (2025); Adami (2020); Cardoso e Vilaça (2022); Silva (2022) e Kischinhevsky (2024). A metodologia envolve o estudo de materiais em áudio (podcast e produções radiofônicas), além de artigos acadêmicos e textos jornalísticos.
Bibliografia:
ADAMI, Antonio. Produção e memória radiofônica de São Paulo como Patrimônio Cultural Imaterial. Documentación de las Ciencias de la Información, Madrid, v. 43, p. 57-62, 2020. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/DCIN/article/view/67567.
ADAMI, Antonio. Spectacularization in the print media: analysis of specialized radio magazines. Ámbitos, Sevilla, v. 58, p. 179-195, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/comunicacao-artigo-de-periodico/spectacularization-in-the-print-media-analysis-of-specialized-radio-magazines/.
ADAMI, Antonio. Atualizando a história – 100 anos do rádio em São Paulo: SQIG – Sociedade Rádio Educadora Paulista e PRA-6 Rádio Gazeta. Intercom, São Paulo, v. 46, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/pt_BR/article/view/4563.
ADAMI, Antonio; ANTUNES, Luciana. As profissionais do rádio paulistano entre os anos 1920 e 1950. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, 33., 2024, Niterói. Anais […]. Niterói: Editora da Compós, 2024. v. 33. p. 1-21. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/79301/165890/A-profissionais-do-radio-paulistano-entre-1920-e-1950.pdf.
CARDOSO, Marcelo; VILLAÇA, Lenise. Podcast no Brasil: disrupção de modelos de comunicação ou submissão à lógica de grupos hegemônicos de poder? Alter Jor, São Paulo, v. 25, n. 1, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/193021.
CASTRO, Gisela G. S. Podcasting e consumo cultural. E-Compós, [S. l.], v. 4, p. 1-18, 2005. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/53.
GALVÃO, João Gabriel. Podcast Trilhas da produção cultural. Londrina: Secretaria Municipal de Cultura, 2025. Disponível em https://londrinacultura.londrina.pr.gov.br/projeto/463/.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Cultura do Podcast – Reconfigurações do Rádio Expandido. Rio de Janeiro: Mauad X, 2024.
PASCUAL, Juan Antonio. El podcasting en España: de espejo de las radios a formato de éxito. Computer hoy. Entretenimiento, Madrid, 2019. Disponível em: https://computerhoy.20minutos.es/reportajes/entretenimiento/podcasting-espana-espejo-radios-formato-exito-351773.
SILVA, Antonio Carlos. A segunda era dos podcasts no Brasil: Historiografia recente da consolidação da mídia sonora no contexto do rádio expandido. Comunicação, Cultura & Sociedade, Cáceres, v. 8, ano 8, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ccs/article/view/5682.
VIDAL, Gabriel. O fenômeno dos podcasts e necessidade de adaptação do jornalismo. Associação Nacional de Jornais, Brasília, 29 set. 2022. Disponível em https://www.anj.org.br/artigo-o-fenomeno-dos-podcasts-e-necessidade-de-adaptacao-do-jornalismo/