Ementa
Estudar a complexidade dos sistemas de comunicação e as formas de mediação das práticas políticas na mídia. Elencar os mecanismos de construção da imagem política na e pela mídia. Estudar o cenário da mídia e da política na esfera audiovisual. Analisar o uso da internet, no âmbito eleitoral e na construção do personalismo político. Elencar novos modos de produção, difusão e compartilhamento das práticas políticas contemporâneas na esfera pública interconectada.
Bibliografia
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. 
            BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
            BRAGA, S.; SILVEIRA, S. A.;  PENTEADO, C. Cultura, Política e  Ativismo nas Redes. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014. 
            CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança. Movimentos sociais na era da  internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
            FRAGOSO, S.; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para a internet.  Porto Alegre: Sulina, 2016. 
            GOHN, M. da G. Manifestações e protestos no Brasil: correntes e contracorrentes na  atualidade. São Paulo: Cortez, 2017.
            GOMES, W; FERNANDES, B.; REIS, L.;  SILVA, T. A campanha online de Barack Obama em 2008. Revista Sociologia Política, v.17, outubro de 2009.
            GOMES, W; ROUSILEY, C. M. M.; JAMIL,  F. P. Internet e Participação Política  no Brasil. Porto Alegre: Sulinas, 2011. 
            IANNI, O. O príncipe eletrônico. In:  DOWBOR, Ladislau et al. (Org.). Desafio  da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2001.
            LEAL, P. R. F.; ROSSINI, P. G. da C.  As campanhas eleitorais no contexto da política personalizada. Comunicação Política e eleitoral, n.45, 2011. 
            LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma  ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus. 2010.
            LOCK, M.; BALDISSERA, R. Comunicação  política on-line: estratégias de administração da visibilidade no ambiente da  Web 2.0. Artigo apresentado no IV ABRACORP, 2010. Disponível em: http://www.abrapcorp.org.br/anais2010/GT6/GT6_Lock.pdf PDF . 
            MARTÍN-BARBERO, J. O medo da mídia –  política, televisão e novos modos de representação. In: DOWBOR, Ladislau e  outros. Desafios da Comunicação.  Petrópolis (RJ): Vozes, 2000.
            PORTO, M. Televisão e política no Brasil. A Rede Globo e as interpretações da  audiência. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
            RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto  Alegre: Salina, 2009.