Comunicação, Processos Eleitorais e Personalismo Político: Da Mídia Televisiva às Redes Sociais

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Estudar a complexidade dos sistemas de comunicação e as formas de mediação das práticas políticas na mídia. Elencar os mecanismos de construção da imagem política na e pela mídia. Estudar o cenário da mídia e da política na esfera audiovisual. Analisar o uso da internet, no âmbito eleitoral e na construção do personalismo político. Elencar novos modos de produção, difusão e compartilhamento das práticas políticas contemporâneas na esfera pública interconectada.

Bibliografia

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
BRAGA, S.; SILVEIRA, S. A.; PENTEADO, C. Cultura, Política e Ativismo nas Redes. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014.
CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança. Movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
FRAGOSO, S.; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para a internet. Porto Alegre: Sulina, 2016.
GOHN, M. da G. Manifestações e protestos no Brasil: correntes e contracorrentes na atualidade. São Paulo: Cortez, 2017.
GOMES, W; FERNANDES, B.; REIS, L.; SILVA, T. A campanha online de Barack Obama em 2008. Revista Sociologia Política, v.17, outubro de 2009.
GOMES, W; ROUSILEY, C. M. M.; JAMIL, F. P. Internet e Participação Política no Brasil. Porto Alegre: Sulinas, 2011.
IANNI, O. O príncipe eletrônico. In: DOWBOR, Ladislau et al. (Org.). Desafio da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2001.
LEAL, P. R. F.; ROSSINI, P. G. da C. As campanhas eleitorais no contexto da política personalizada. Comunicação Política e eleitoral, n.45, 2011.
LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus. 2010.
LOCK, M.; BALDISSERA, R. Comunicação política on-line: estratégias de administração da visibilidade no ambiente da Web 2.0. Artigo apresentado no IV ABRACORP, 2010. Disponível em: http://www.abrapcorp.org.br/anais2010/GT6/GT6_Lock.pdf PDF .
MARTÍN-BARBERO, J. O medo da mídia – política, televisão e novos modos de representação. In: DOWBOR, Ladislau e outros. Desafios da Comunicação. Petrópolis (RJ): Vozes, 2000.
PORTO, M. Televisão e política no Brasil. A Rede Globo e as interpretações da audiência. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Salina, 2009.