Inserção Social

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

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Em relação à inserção e desenvolvimento sociais, o PPGA tem trabalhado de forma consistente ao longo dos anos para garantir que suas atividades de pesquisa e formação tenham impacto significativo também para a sociedade. Nesse sentido, em 2017, realizou iniciativas voltadas ao Empreendedorismo em Redes de Microfranquias. Através dos professores Drs. Pedro Melo e Renato Telles, o PPG promoveu, dia 18 de março, treinamento intitulado “Finanças: Controle Financeiro e Contábil - Módulo 2” (4h). O treinamento contou com a participação de empreendedores locais donos de pequenos negócios de até R$ 80 mil de investimento inicial. A relação dos empreendedores participantes foi obtida por meio de levantamento realizado anteriormente pelo grupo de Pesquisa “Estratégia e Operações em Redes” sobre o tema “Empreendedorismo em Redes de Microfranquias”. A intenção dessas ações foi capacitar os(as) participantes em tópicos-chave da Administração, preenchendo lacunas na formação gerencial e fornecendo técnicas para empreendedores(as) que, em decorrência de limitações sociais e financeiras, enfrentam fortes barreiras e têm menos recursos para investimentos. Os módulos visaram capacitar microempreendedores em seus negócios e tiveram significativa importância diante das dificuldades econômicas vivenciadas na conjuntura atual do país. Pesquisas demonstram como negócios de menor estrutura de investimento são usualmente mais fragilizados. Os microempreendedores convidados possuem negócios em municípios da Grande São Paulo e interior do Estado (principalmente, da Grande Campinas).

O PPGA da UNIP também tem trajetória consolidada de contribuição à qualificação de servidores e professores da rede pública de diferentes estados. Desde 2013, o Programa de Mestrado em Administração da UNIP recebe inscritos do Instituto Federal do Mato Grosso. Isso permite qualificar acadêmicos para a região, disseminando a pesquisa, ao mesmo tempo que ampliando a inserção e visibilidade do PPG em outras regiões. Os discentes recebem formação que resultam em publicações e inserções internacionais. O fluxo de alunos do IFMT, em 2017, contou com o ingresso da aluna Lucimar Almeida e a defesa de dissertação dos alunos Augusto Cezar D’Arruda (“Correspondência entre expressões de comprometimento e distintas configurações de redes: Um estudo multicasos”) e Maria Carolina de Arruda (“Interface entre incertezas e governança relacional: análise de múltiplos casos da região de Cuiabá”). Todos os projetos trazem como contexto o desenvolvimento da Gestão do Estado do Mato Grosso. Outros alunos oriundos do Estado do Mato Grosso concluíram seu mestrado em 2017: a aluna Aline Ramos de Lima, administradora do Instituto Federal de São Paulo, com a conclusão do mestrado, pode evoluir na carreira com a mudança de categoria funcional; o aluno Augusto César Augusto D’Arruda também qualificou-se para ascensão funcional no Instituto Federal do Mato Grosso; a aluna Maria Carolina Silva de Arruda, servidora Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, com a conclusão do mestrado, pôde evoluir na carreira com a mudança de categoria funcional. O aluno Miguel Vilanova, professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Gestão em Agronegócio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Pontes e Lacerda, com a conclusão do mestrado pode evoluir na carreira com a mudança de categoria funcional.

Em 2017, dois alunos e funcionários da Universidade Federal de São Paulo concluíram seus mestrados no PPGA da UNIP. O primeiro foi Anselmo de Oliveira Souza, técnico em administração da Universidade Federal de São Paulo e chefe da seção de pagamentos do departamento de Recursos Humanos da Universidade Federal de São Paulo. Com a conclusão do mestrado, pode evoluir na carreira com a mudança de categoria funcional. A segunda foi Mara Cristina Cardoso de Oliveira, também administradora da UNIFESP. Após a conclusão do mestrado, evoluiu na carreira com a mudança de categoria funcional. Salientamos a produção bibliográfica dessa última, tendo duas publicações Qualis A2 no quadriênio. Em 2018, foi a vez de Everton Aristides Margueiro, técnico em Contabilidade do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo. Com a conclusão do mestrado, evoluiu na carreira com a mudança de categoria funcional.
O PPGA mantém ainda, de forma contínua, atividades de integração a graduação, colaborando para a integração entre docentes e alunos, e para a boa formação de profissionais voltados para o ensino e a pesquisa. Tal integração ocorre por meio de aulas, orientações de pesquisas de Iniciação Científica e de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), publicação de trabalhos em congressos, periódicos ou em forma de capítulo de livros, entre outras. Ademais, eventos anuais da Instituição, organizados pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, também envolvem docentes e discentes da graduação e da pós-graduação.

Para exemplificar, entre 2017 e 2020, os seguintes trabalhos foram produzidos em conjunto com graduandos da UNIP:

  • MENDES, Karina Rodrigues Negrão. Reflexões sobre as concepções de poder nas redes interorganizacionais: uma proposta conceitual para futuros estudos. DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v10e12017169-200. Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios, ISSN: 1984-3372 (Prof. Roberto Bazanini).
  • SANTANA, Nathalia Caroline. O pragmatismo dos filósofos do capitalismo: uma experiência didática relacionada ao ensino-aprendizagem da disciplina filosofia da administração. DOI:  http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v18i4.2958. Revista Pretexto, ISSN: 1984-6983. (Prof. Roberto Bazanini).
  • SANTOS, Regiane. C. Relationships between LEED.Credits, GDP population and education: a data-driven study based on evidence from the Brazilian developing Market In: Conference on Corporate Social Responsibility, Sustainability, Ethics and Governance, Perth (Prof. Flavio Macau).
  • Bazanini, R., Sanchez, P. D. A., Da Silva, J. R., & Dos Santos, B. (2018). A atuação estratégica do profissional de media training na perspectiva da teoria dos stakeholders: o emprego do método falseacionista de Popper. Revista de Administração, 16(2), 27.
  • Bazanini, R., da Silva, I. V., Bazanini, H. L., Biffi, M. A., & Mendes, K. R. N. (2018). Redes de relacionamento: atuação dos stakeholders no mercado de bens simbólicos da educação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 8(1), 86-116.
  • Bazanini, R., Miklos, J., Bazanini, H. L., & Santana, N. C. (2018). O pragmatismo dos filósofos do capitalismo: Uma experiência didática relacionada ao ensino-aprendizagem da disciplina filosofia da administração. Revista Pretexto, 18(4), 11-32.
  • Bazanini, R., Marques, L., Lanix, T. F. C., & Barbosa, C. P. (2020). STAKEHOLDERS NO TERCEIRO SETOR: O ESTADO DA ARTE. Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor, 6(2 JUL/DEZ), 426-447.
  • Duarte, A. L. F.; Zouain, D. M.; Bazanini, R.; Santos, M. S. Accountability: Mapeamento da produção e Análise de redes dos artigos das divisões de gestão e políticas públicas do EnANPAD'. RACEF Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, 2018;
  • Sousa, E. B.; Pontes, S. K.; Ryngelblum, A. L. (2018). A Inclusão de Pessoas Trans nas Organizações: Uma revisão. In: Convibra, 2018. Convibra.
  • SIQUEIRA, Nelize; GIGLIO, Ernesto. As cooperativas de material reciclável como espaço social de educação ambiental. In: Book of abstracts CIVINEDU 2018: 2nd International Virtual Conference on Educational Research and Innovation. Adaya Press, 2018. p. 162. (Prof. Ernesto Giglio).

Em 2018, foram realizadas as seguintes atividades com a graduação:

  • Organização do “V Seminário em Estratégia da UNIP”, voltado aos professores de graduação;
  • Produção de livro-texto para o curso de graduação (Empirismo moderno. Editora Sol - São Paulo. 136 p. Volume publicado nos Cadernos de Estudos e Pesquisas da UNIP, Série Didática, ano XXIV, n.2-010/18. ISSN 1517-9230;
  • Visita técnico-científica às cooperativas “Recicla Butantã” e “ViraLata”, para pesquisa da aluna de graduação Nelize Siqueira;
  • Gravação de aula para a TV Interativa da UNIP.

Já em 2019, o PPGA participou do XIX Encontro Científico, do XXI Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC -CNPq e do V Encontro de Iniciação Tecnológica UNIP/PIBITI-CNPq , todos promovidos pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP. Foram realizadas palestras sobre temas de pesquisa em Administração, atingindo total de 1230 alunos da graduação. Sete mestrandos do Programa foram selecionados para apresentar as pesquisas em andamento, elevando a integração entre graduandos e mestrandos. Ao mesmo tempo, a palestra intitulada “O que se pesquisa no campo de redes e como os alunos podem participar” foi proferida, via Skype, aos alunos da graduação da UNIP em Manaus-AM . Entre as atividades realizadas nos eventos, destacam-se:

Palestras

  • Título: “Iniciação científica e dissertação de mestrado: oportunidades e dificuldades”.
  • Local: Campus Cidade Universitária.
  • Docente responsável: Dr. Arnaldo Luiz Ryngelblum.
  • Observação: A palestra contou com a participação da aluna de graduação Edislene Batista.

  • Título: “O que se pesquisa no campo de Redes e como os alunos podem participar”.
  • Local: Campus Cidade Universitária.
  • Docente: Dr. Victor Corrêa.

  • Título: “Pesquisa Científica na graduação: desafios e oportunidade”.
  • Local: Campus Cidade Universitária.
  • Docente: Dr. Victor Corrêa.
  • Observação: palestra de abertura do XIX Encontro Científico e do XXI Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBICCNPq na Unidade.

  • Título: “Evolução profissional - a importância da formação acadêmica”.
  • Local: Campus Cidade Universitária.
  • Docente: Dr. Mauro Vivaldini.

  • Título: “Transformação, impacto, produtividade e mudanças”.
  • Local: Campus Alphaville;.
  • Docente: Dr. Mauro Vivaldini.

Seminário - VI Seminário em Estratégia

  • Título: “Estratégias em redes de suprimentos: um enfoque na logística do Brasil”;
  • Docentes: Dr. Mauro Vivaldini e Dr. José Celso Contador.

Ao mesmo tempo, em 2019, os seguintes projetos de iniciação científica orientados por docentes do Programa foram finalizados:

Aluno(a): Luziene da Silva Geraldo.

  • Título: Condicionantes da vitalidade competitiva de clusters varejistas.
  • Orientador: Prof. Dr. Renato Telles.

Aluno(a): Nelize Cristiane Bezerra Siqueira.

  • Título: Governança e inovação em cooperativas de material reciclável. Bolsa.
  • Orientador: Prof. Dr. Ernesto M. Giglio.
  • Bolsa: PIBIC -CNPq : 145842/2018-5.

O PGA/UNIP iniciou em setembro/2019, um Mestrado Interinstitucional – Minter em Cacoal/RO . Além de mecanismo de solidariedade, o Minter impacta fortemente na qualificação de docentes da região. O projeto, que segue até 2022, é realizado em parceria com Associação Educacional de Rondônia – UNESC. Levando em conta a falta de oportunidades de qualificação docente em Rondônia, o Minter na região gera relevantes impactos sociais ao atender à demanda latente pela formação de quadros docentes mais qualificados, capazes de atuar na formação da população local. Tal iniciativa irá possibilitar, entre outros objetivos, a criação de novos cursos de graduação em Rondônia, ainda hoje prejudicado pela composição limitada dos quadros de professores dos cursos atualmente oferecidos. Ao mesmo tempo, compreende-se que as pesquisas realizadas trazem maior visibilidade nacional para os problemas locais, ensejando novas parcerias e soluções. Além disso, não é possível desprezar os impactos econômicos decorrentes da melhor qualificação das Universidades, Centros Universitários e Faculdades locais, os quais alavancam a atratividade de novos estudantes na medida em que os resultados das avaliações promovidas pelo INEP se apresentarem frutíferas. Com a qualificação dos professores, haverá considerável diminuição dos custos financeiros que será promovido pelas próprias instituições locais. Atualmente, elas precisam despender valores adicionais na atração de mestres e doutores vindos de outras regiões do país para atuarem nos cursos ofertados.