Autor(a): Renato Zanuto Pereira
            Orientador(a): José Celso Contador
            Data da defesa: 10/06/2010
          Resumo: Campos e Armas da Competição é um  modelo qualitativo e quantitativo que nasceu em 1991 da ideia de separar as  vantagens competitivas de acordo com o interesse do cliente e/ou consumidor,  distinguindo as que lhe interessam das que não lhe interessam. As primeiras  relacionam-se aos campos da competição e as segundas às armas da competição,  que interessam apenas à empresa. O presente estudo teve como objetivo verificar  se a aplicação do processo de formulação da estratégia competitiva prescrito  pelo modelo de campos e armas da competição gera estratégias aceitáveis pela  diretoria da rede de academias Italy. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa descritiva por meio de entrevistas e  questionários estruturados junto aos alunos, funcionários e diretor da empresa,  para que fossem formuladas as estratégias competitivas de negócio e as estratégias  competitivas operacionais; posteriormente, foi feita pesquisa exploratória para  verificar o grau de aceitação pela diretoria da rede de academias de ginástica Italy das estratégias formuladas. O  trabalho justifica-se pelo fato de que o processo de formulação da estratégia  competitiva prescrito pelo modelo de campos e armas da competição, mesmo já  tendo sido testado em algumas empresas, merecer ainda estudos que contribuam  para seu aperfeiçoamento. Os resultados da pesquisa revelam que o processo de  formulação da estratégia competitiva prescrito pelo modelo de campos e armas da  competição realmente gerou estratégias aceitáveis pela diretoria da rede de  academias Italy.
          Palavras-chave: Estratégia; Academia de Ginástica;  Competitividade; Campos; Armas da Competição.
            Área de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Estratégia  Empresarial.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado  no CNPq: Experiências estratégicas derivadas de  influências ambientais e capacidades próprias.
        
        
          
          Autor(a): Carlos Alberto Guimarães Divino
            Orientador(a): Ademir Antonio Ferreira
            Data da defesa: 29/06/2010
          Resumo: Sob uma perspectiva local e de  curto prazo, esta dissertação está fundamentada no âmbito da análise  estratégica e estuda a relação entre Opção Tecnológica e Desempenho Financeiro,  conforme observado no Setor Manufatureiro Paulista. Partindo de um grupo de  firmas inovadoras que operaram nos limites geográficos do Estado de São Paulo,  em 2001, este estudo propõe contribuir com uma análise que possa descrever o  estado de Fit Organizacional -  conforme preconizado por Miles e Snow - de alguns grupamentos estratégicos  selecionados, investigando questões que compreendem o alinhamento entre a firma  e seu ambiente. Com efeito, trata-se de um trabalho de caráter teórico-empírico  que utiliza o banco de dados da PAEP, Pesquisa da Atividade Econômica Paulista,  realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - SEADE. Para tal  tarefa, lança-se mão das técnicas de Análise Industrial e propõe-se articular  algumas teorias que tratam da sobrevivência das organizações e do fenômeno da  vantagem competitiva, observados ambos em suas manifestações relativas à  questão da inovação tecnológica e sua avaliação em termos de desempenho  industrial. Por fim, enfocando a relação organizacional entre a postura  estratégica em favor das atividades de inovação tecnológica e o desempenho  obtido pela empresa, conclui-se que existe significância estatística na  afirmação de que o tratamento com fatores tecnológicos de inovação tem  correspondência com um desempenho superior medido em termos de lucratividade.
          Palavras-chave: Estratégia; Tecnologia;  Desempenho.
            Área  de Concentração: Estratégia e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Organizações:  teoria, comportamento e gestão.
        
        
          
          Autor(a): Carlos Roberto dos Santos
            Orientador(a): Ademir Antonio Ferreira
            Data da defesa: 29/06/2010
          Resumo: A noção de competitividade entre as  empresas ganhou importância entre os gestores. O meio acadêmico tem fomentado  trabalhos teóricos e empíricos a respeito de temas como vantagem competitiva,  reengenharia, estratégia, recursos da empresa etc., que ajudam a entender  melhor o funcionamento das empresas, bem como o sucesso e a permanência no  mercado. Todo o conhecimento adquirido ao longo dos últimos anos trouxe aos  gestores elevado grau de domínio sobre os negócios, gerando lucros aos  acionistas, expansão dos negócios e sucesso das empresas. Contudo, se o  conhecimento adquirido promoveu evolução nos padrões de gestão dos negócios,  ainda não se tem garantia de que o mesmo conhecimento garanta a existência da  empresa por longos anos no mercado; como é possível, com tanta facilidade de  acesso à informação e domínio de aspectos teóricos e práticos, não garantir que  as empresas permaneçam, cresçam e se perpetuem por anos no mercado? É possível  questionar que, talvez, o lucro como grande motivador dos negócios possa não  ser, afinal, a principal meta de toda empresa que queira se tornar longeva.  Alguns estudos mostraram que as empresas que se mantêm longevas no mercado  consideram o lucro apenas um dos objetivos a serem alcançados. O presente  trabalho busca identificar quais as características presentes nas empresas  longevas e utiliza, como conceito, a noção de competências organizacionais. A  pesquisa desenvolve-se no segmento editorial-livreiro, por meio de levantamento  das competências organizacionais presentes nas editoras livreiras com mais de  vinte anos de existência. O instrumento de coleta de dados escolhido foi o  questionário. Os resultados da análise descritiva mostraram: a) conhecimento do  negócio editorial-livreiro, b) necessidade de adaptar-se às contingências do  mercado c) criação e manutenção do relacionamento com o cliente são as  competências mais importantes para as editoras longevas pesquisadas. Por outro  lado, a análise fatorial com correspondência múltipla demonstrou que as  editoras microempresas consideram como extremamente relevantes as competências  de cultura interna ao cliente, aspectos organizacionais de controle dos  recursos e ambiente interno satisfatório; já as empresas de pequeno a  médio-grande porte enfatizam aspectos relacionados à produção e distribuição de  livros.
          Palavras-chave: Longevidade; Competências  Organizacionais; Segmento Editorial-Livreiro.
            Área  de Concentração: Estratégia e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Organizações:  teoria, comportamento e gestão.
        
        
          
          Autor(a): Léo Eduardo Pastori Noronha
            Orientador(a): Celso Augusto Rimoli
            Data da defesa: 30/06/2010
          Resumo: Esta dissertação tem por objetivo  descrever a imagem e os reflexos para a gestão de duas marcas mundiais de uma  mesma empresa no Brasil no contexto de uma sociedade em rede. De acordo com  vários autores, é consenso atualmente que as marcas são parte importante no  negócio de qualquer empresa porque se mudou de um mercado de produtos para um  mercado de marcas. Isso se deu porque as empresas começaram a diferenciar os  produtos não mais pela qualidade, mas pelos aspectos a eles inerentes,  embutidos nas marcas. Dois atributos se destacam nesse campo: a imagem da  marca, por traduzir o conjunto de atributos e associações que os consumidores  reconhecem nas empresas e em seus produtos; e a identidade da marca, por  expressar as características e as associações que a empresa gostaria de passar  ao mercado. A situação de se ter atualmente no mercado uma grande quantidade de  produtos que se diferenciam principalmente em função da marca, ocorre em uma  época em que a sociedade tende a se organizar cada vez mais em redes de  relações e as empresas em redes de negócios. As marcas escolhidas para o estudo  são as das motocicletas Harley-Davidson e Buell, pertencentes à Harley-Davidson Motor Company. Foi  realizada uma pesquisa exploratório-descritiva que utilizou a estratégia estudo  de casos múltiplos, analisando informações secundárias, informações primárias  informais e entrevistas em   profundidade. Os resultados indicaram que a gestão das marcas  está adequada a seus contextos atuais e têm considerado proativamente, nessa  gestão, aspectos de uma sociedade que se organiza cada vez mais em redes de  relações.
          Palavras-chave: Identidade da Marca; Imagem da  Marca; Redes Sociais.
            Área de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Gestão em Redes de  Negócios.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de  negócios: novos conceitos para novas formas de administrar.
        
        
          
          Autor(a): Rodrigo Ramalhosa de de Almeida
            Orientador(a): Suzana Bierrenbach de Souza Santos
            Data da defesa: 30/06/2010
          Resumo: Esta dissertação tem como objetivo  analisar o processo de integração de duas redes de instituições financeiras, a  partir da fusão dos bancos Itaú e Unibanco, ocorrida em novembro 2008, sob a óptica  dos gerentes de agência bancária. O estudo investiga como está sendo processada  a integração dessas redes, buscando analisar as semelhanças e diferenças,  problemas e conflitos, soluções tomadas ou propostas, e como está sendo  trabalhada a questão da cultura organizacional e transferência de conhecimento.  A investigação caracteriza-se como um estudo exploratório qualiquantitativo, e  o método é o de estudo de caso, a partir de pesquisa bibliográfica, documental  e de campo. O questionário utilizado para a coleta de dados foi aplicado aos  gerentes de agências das duas instituições. Os resultados obtidos indicam que o  processo de integração das redes ainda se encontra em curso, mas que, apesar de  falhas iniciais quanto à comunicação, a nova instituição dá mostras de alterações  de comportamento, além de preocupação crescente com questões relativas à  cultura, mudança organizacional e transferência de conhecimentos.
          Palavras-chave: Redes de Negócios; Fusões;  Transferência de Conhecimento; Cultura Organizacional.
            Área  de Concentração: Estratégia e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Gestão em Redes de Negócios.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de negócios: novos conceitos para novas formas de administrar