Abordagem Econômica das Redes de Negócio

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Siga o Programa na rede social:
Ementa
Cadeia produtiva x Cadeia de suprimentos (Supply chain). Supply chain management (SCM) x Rede de negócios. Clusters de negócios sob a abordagem de redes de negócios. Variáveis estruturais (quantitativas) de redes de negócios: posição, densidade, centralidade, fluxos e laços. Governança formal de redes. Medidas de desempenho aplicadas a redes, como entidade, e a negócios participantes. Modelo econômico de redes. Redes como configurações orientadas para eficiência em custos de transação e redução de incertezas do mercado. Redes como estratégia, segundo uma perspectiva racional econômica.
Bibliografia
ARAUJO, Luís; DUBOIS, Anna; Gadde, Lars-Erik. Managing interfaces with suppliers. Industrial Marketing Management, v. 28, p. 497-506, Sept. 1999.
BALDI, Mariana; LOPES, Fernando D. Rede – forma híbrida ou nova forma? Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 1, n. 3, out./dez. 2002.
BALLOU, Ronald H.; GILBERT, Stephen M.; MUKHERJEE, Ashok. New managerial challenges from supply chain opportunities. Industrial Marketing Management, v. 29, p. 7-18, Jan. 2000.
BARBOSA, Maria Tereza S.; BYINGTON, Maria Rita L.; STRUCHINER, Cláudio J. Modelos dinâmicos e redes sociais: revisão e reflexões a respeito de sua contribuição para o entendimento da epidemia do HIV. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 16, sup. 1, p. S37-S51, 2000.
BELL, Simon J.; TRACEY, Paul; HEIDE, Jan B. The organization of regional clusters. Academy of Management Review, v. 34, n. 4, p. 623-642, 2009.
BENSAOU, M. Portfolios of buyer-supplier relationships. Sloan Management Review, MIT, p. 35-44, Summer 1999.
CESPEDES, Frank V. Industrial marketing: managing new requirements. Sloan Management Review, MIT, p. 45-60, Spring 1994.
CORBETT, Charles; BLACKBURN, Joseph; WASSENHOVE, Luk. Partnerships to Improve Supply Chains. Sloan Management Review, MIT, Summer 1999.
DAVIS, Tom. Effective supply chain management. Sloan Management Review, MIT, p. 35-46, Summer 1993.
FELD, Scott L. Why your friends have more friends than you do. The American Journal of Sociology, The University of Chicago Press, v. 96, n. 6, p. 1464-1477, May 1991.
FISHER, Marshall L. What is the right supply chain for your product? Harvard Business Review, p. 105-116, Mar./Apr. 1977.
GRANOVETTER, M. Economic action and social structure: The problem of embeddedness. American Journal of Sociology, v. 91, n. 3, p. 481-510, Nov. 1985.
GULATI, Ranjay; NOHRIA, Nitin; ZAHEER, Akbar. Strategic Networks. Strategic Management Journal, n. 21, p. 203-215, 2000.