Secretariado Executivo (antigo Secretariado Executivo Bilíngue)

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CAMPINAS Autorização Resolução CONSUNI n. 02/05 de 02/08/2005 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 933 de 24/08/2017 publicada em 25/08/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
BRASÍLIA Reconhecimento Portaria n. 36 de 27/01/2017 publicada em 30/01/2017

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Secretariado Executivo 2012 SC
Brasília Secretariado Executivo 2015
Campinas Secretariado Executivo 2015
Chácara Santo Antônio Secretariado Executivo 2015 3
Marquês Secretariado Executivo 2015 3
Paraíso / Vergueiro Secretariado Executivo 2015 3
São José dos Campos Secretariado Executivo 2015 3
Sorocaba Secretariado Executivo 2012 4
Tatuapé Secretariado Executivo 2015

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso de Secretariado Executivo da UNIP foi idealizado para levar ao aluno o conhecimento fundamental das suas funções profissionais, relacionando as disciplinas de forma interdisciplinar, na medida em que a formação deste profissional exige o conhecimento em várias áreas, e para habilitar e qualificar profissionais para o mercado de trabalho, tornando-os aptos a gerenciar, conferir e aplicar tarefas referentes à área em que atuam ou venham a atuar, estimulando-os a agir com proatividade, liderança, espírito de equipe, visão empreendedora e holística baseada na criatividade, na ética e na excelência profissional. 

2. Atividades Principais

  • Possibilitar ao aluno enfrentar situações esperadas e inesperadas, previsíveis e imprevisíveis, rotineiras e inusitadas, em condições de responder aos novos desafios profissionais propostos diariamente, de modo original e criativo, de forma inovadora, eficiente no processo e eficaz nos resultados.
  • Estimular o senso de responsabilidade, espírito crítico, sociabilidade e assertividade nas decisões e ações, capacidade e autogerenciamento com autonomia, disposição empreendedora, integridade ética e excelência das técnicas secretariais.
  •  Coordenar e gerenciar o fluxo de informações, correspondências e de sistemas eletrônicos de comunicação, o planejamento, direção e controle de viagens nacionais e internacionais, os eventos corporativos, arquivos, agendas, reuniões, comunicação interna e externa, e os processos administrativos.
  • Redigir e revisar documentos em língua portuguesa e em outros idiomas como o inglês e o espanhol.
  • Prestar assessoria executiva e, em algumas situações, representar e participar dos processos decisórios.
  • Realizar atendimento a clientes e fornecedores, e gerenciar equipes de apoio nos escritórios.

3. Mercado de Trabalho

O Bacharel em Secretariado Executivo da UNIP está apto a contribuir para a construção dos saberes necessários exigidos pelo mercado de trabalho para a atuação na área. Nesse sentido acompanha as evoluções mercadológicas para atuar como mediador e gerenciador de informações e processos, além de contribuir com a produtividade da empresa e seus resultados, considerando seu perfil de gestor de negócios, empreendedor e consultor. Outros campos que se abrem para o profissional de Secretariado é o trabalho em consultoria secretarial, home office, pool de secretariado, assessoria à expatriados, assim como a assessoria direta a Executivos de Alta Direção, seja na esfera pública e privada, nas cooperativas e organismos internacionais, entre outros, deixando de ser um executor de tarefas.

4. Práticas

  • Atividades Práticas Supervisionadas
  • Ciclo de Palestras e Debates
  • Escritório Experimental
  • Iniciação Científica
  • Laboratório de Informática
  • Monitoria
  • Jornada do Secretário Executivo
  • Trabalho de Curso – TC

5. Duração

3 anos

6. Coordenadora

Penha Maria Mendes Terra

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Antropologia e Cultura Brasileira 30
Aplicativos 60
Atividades Complementares 280
Atividades Práticas Supervisionadas 480
Automação de Escritórios 30
Ciências Sociais 30
Compreensão Oral da Lingua Espanhola 30
Comunicação e Expressão 30
Consultoria Organizacional 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Elaboração e Análises de Projetos 30
Estágio Curricular 240
Estudos Disciplinares 240
Evolução do Pensamento Administrativo 60
Gestão de Marketing 60
Gestão Secretarial 60
História do Pensamento Filosófico 60
Homem e Sociedade 30
Inglês Instrumental 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Lingua Espanhola: Significado e Uso 30
Língua Inglesa: Aspectos Discursivos 60
Lingua Inglesa: Compreensão e Produção de Textos 60
Lingua Inglesa: Gramática e Aplicação 30
Língua Inglesa: Habilitação Linguística 30
Língua Portuguesa: Prática Redacional 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Noções Contábeis 30
Noções de Estatística 30
Orientação de Estágio Supervisionado I 60
Orientação de Estágio Supervisionado II 60
Planejamento e Organização de Eventos 60
Produção Textual em Língua Portuguesa 60
Profissão e Legislação Secretarial 60
Projeto de Pesquisa Aplicada 60
Redação Empresarial em Língua Portuguesa 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Relações Internacionais na América Latina 30
Secretariado Integrado 30
Secretariado Interdisciplinar 30
Técnicas Secretariais 60
Teorias e Técnicas de Comunicação 30
Tópicos de Atuação Profissional - Secretariado Executivo 30

Carga Horária Total: 2.880 horas-aula (2.400 horas)

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