Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 286 de 21/12/2012 publicada em 27/12/2012
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1 de 06/01/2012 publicada em 09/01/2012
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
BRASÍLIA Reconhecimento Decreto n. 77.546 de 04/05/1976 publicado em 05/05/1976
MANAUS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4
Araraquara Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2008 4
Assis Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2008 4
Bauru Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2008 SC
Brasília Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4
Campinas Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4
Jundiaí Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2008 SC
Limeira Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2008 SC
Santos Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4
São José do Rio Pardo Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2011 SC
São José do Rio Preto Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2008 SC
São José dos Campos Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4
São Paulo Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4
Sorocaba Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O profissional colocado no mercado pela Universidade Paulista tem uma formação ampla, o que lhe permite grande versatilidade nos diferentes campos possíveis de trabalho.
Esse especialista cuida da análise e concepção histórica da linguagem escrita e falada e do desenvolvimento de técnicas e conhecimentos relativos à linguagem.
Como a língua é o principal instrumento de expressão, o curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa torna-se fundamental ao estudo das ciências humanas, das expressões literárias e do desenvolvimento cultural de uma sociedade.

2. Atividades Principais

  • atuar no ensino das línguas portuguesa e inglesa , das literaturas portuguesa e brasileira, das literaturas em língua portuguesa; das literaturas em língua inglesa;
  • trabalhar na elaboração, revisão e correção de textos em editoras e órgãos de imprensa;
  • desenvolver pesquisas, estudos, análises, dissertações e teses de linguística e literatura.

3. Mercado de Trabalho

O profissional dessa área pode atuar em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, empresas jornalísticas, editoras, universidades, empresas privadas e também como autônomo preparando relatórios, pautas e atas para reuniões importantes do empresariado.

4. Práticas

  • Laboratório de Línguas e Linguagem
  • Concurso de Contos e Poesias
  • Semana de Letras
  • Trabalho de Curso - TC
  • Palestras e Debates
  • Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Laboratórios de Informática
  • Atividade de Nivelamento - Projeto Helper
  • Atividade de Nivelamento - Projeto Prolip
  • Atividade de Nivelamento - Projeto Prolit
  • Coordenadoria de Estágios
  • Projetos para a comunidade
  • Fórum Oeste de Educação Inclusiva - FOEI
  • Magistério nos ensinos fundamental e médio
  • Saraus
  • Criação de Blogs Reflexivos
  • Grupos de Pesquisa
  • Congressos

5. Duração

4 anos

6. Coordenadora

Roseli Gimenes

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Análise de Discurso Crítica 60
Atividades Complementares 200
Atividades Práticas Supervisionadas 640
Ciências Sociais 30
Compreensão Oral da Língua Inglesa 60
Comunicação e Expressão 30
Culturas da Língua Inglesa 30
Didática Específica -  Letras 30
Didática Geral 30
Direitos Humanos 30
Educação Ambiental 30
Estágio Inglês 300
Estágio Português 400
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 30
Estudos Disciplinares 80
Gêneros Textuais 60
Gramática Aplicada da Língua Portuguesa 60
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Leitura e Literatura no Contexto Escolar 30
Letras Integrada 30
Letras Interdisciplinar 30
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS 30
Língua e Culturas Latinas 30
Língua Inglesa: Aspectos Discursivos 30
Lingua Inglesa: Compreensão e Produção de Textos 30
Língua Inglesa: Gramática e Aplicação 30
Língua Inglesa: Significado e Uso 30
Linguística 60
Linguística Geral 60
Literatura Brasileira: Poesia 60
Literatura Brasileira: Prosa 60
Literatura Comparada 60
Literatura Inglesa 30
Literatura Norte Americana 30
Literatura Portuguesa: Poesia 60
Literatura Portuguesa: Prosa 60
Literatura Pós-Colonial 30
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa 60
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Morfossintaxe Aplicada da Língua Portuguesa 60
Morfossintaxe da Língua Portuguesa 60
Morfossintaxe e Semântica da Língua Inglesa 60
Planejamento e Políticas Públicas de Educação  30
Prática de Ensino: Introdução à Docência 30
Prática de Ensino: Integração Escola-Comunidade 30
Prática de Ensino: Língua Inglesa 30
Prática de Ensino: Literatura de Língua Inglesa 30
Prática de Ensino: Observação e Projetos 30
Prática de Ensino: Reflexões 30
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis 30
Prática de Ensino: Vivência do Ambiente Educativo 30
Práticas como Componente Curricular 400
Produção e Revisão de Texto em Língua Inglesa 30
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem 30
Relação Ciência, Tecnologia e Sociedade 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Revisão de Texto em Língua Portuguesa 30
Semântica e Pragmática 60
Semiótica 30
Teoria Literária 60
Teorias do Texto 60
Tópicos de Atuação Profissional -  Letras 30
Trabalho de Curso 30

Carga Horária Total: 4.320 Horas-Aula (3.600 horas)

INSCREVA-SE!