Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 286 de 21/12/2012 publicada em 27/12/2012
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1 de 06/01/2012 publicada em 09/01/2012
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
BRASÍLIA Reconhecimento Decreto n. 77.546 de 04/05/1976 publicado em 05/05/1976
MANAUS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4
Araraquara Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2008 4
Assis Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2008 4
Bauru Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2008 SC
Brasília Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4
Campinas Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4
Jundiaí Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2008 SC
Limeira Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2008 SC
Santos Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4
São José do Rio Pardo Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2011 SC
São José do Rio Preto Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2008 SC
São José dos Campos Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4
São Paulo Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4
Sorocaba Letras - Português/Inglês (Licenciatura) 2014 4

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O profissional colocado no mercado pela Universidade Paulista tem uma formação ampla, o que lhe permite grande versatilidade nos diferentes campos possíveis de trabalho.
Esse especialista cuida da análise e concepção histórica da linguagem escrita e falada e do desenvolvimento de técnicas e conhecimentos relativos à linguagem.
Como a língua é o principal instrumento de expressão, o curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa torna-se fundamental ao estudo das ciências humanas, das expressões literárias e do desenvolvimento cultural de uma sociedade.

2. Atividades Principais

  • atuar no ensino das línguas portuguesa e inglesa , das literaturas portuguesa e brasileira, das literaturas em língua portuguesa; das literaturas em língua inglesa;
  • trabalhar na elaboração, revisão e correção de textos em editoras e órgãos de imprensa;
  • desenvolver pesquisas, estudos, análises, dissertações e teses de linguística e literatura.

3. Mercado de Trabalho

O profissional dessa área pode atuar em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, empresas jornalísticas, editoras, universidades, empresas privadas e também como autônomo preparando relatórios, pautas e atas para reuniões importantes do empresariado.

4. Práticas

  • Laboratório de Línguas e Linguagem
  • Concurso de Contos e Poesias
  • Semana de Letras
  • Trabalho de Curso - TC
  • Palestras e Debates
  • Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Laboratórios de Informática
  • Atividade de Nivelamento - Projeto Helper
  • Atividade de Nivelamento - Projeto Prolip
  • Atividade de Nivelamento - Projeto Prolit
  • Coordenadoria de Estágios
  • Projetos para a comunidade
  • Fórum Oeste de Educação Inclusiva - FOEI
  • Magistério nos ensinos fundamental e médio
  • Saraus
  • Criação de Blogs Reflexivos
  • Grupos de Pesquisa
  • Congressos

5. Duração

4 anos

6. Coordenadora

Roseli Gimenes

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Análise de Discurso Crítica 60
Atividades Complementares 200
Atividades Práticas Supervisionadas 640
Ciências Sociais 30
Compreensão Oral da Língua Inglesa 60
Comunicação e Expressão 30
Culturas da Língua Inglesa 30
Didática Específica -  Letras 30
Didática Geral 30
Direitos Humanos 30
Educação Ambiental 30
Estágio Inglês 300
Estágio Português 400
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 30
Estudos Disciplinares 80
Gêneros Textuais 60
Gramática Aplicada da Língua Portuguesa 60
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Leitura e Literatura no Contexto Escolar 30
Letras Integrada 30
Letras Interdisciplinar 30
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS 30
Língua e Culturas Latinas 30
Língua Inglesa: Aspectos Discursivos 30
Lingua Inglesa: Compreensão e Produção de Textos 30
Língua Inglesa: Gramática e Aplicação 30
Língua Inglesa: Significado e Uso 30
Linguística 60
Linguística Geral 60
Literatura Brasileira: Poesia 60
Literatura Brasileira: Prosa 60
Literatura Comparada 60
Literatura Inglesa 30
Literatura Norte Americana 30
Literatura Portuguesa: Poesia 60
Literatura Portuguesa: Prosa 60
Literatura Pós-Colonial 30
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa 60
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Morfossintaxe Aplicada da Língua Portuguesa 60
Morfossintaxe da Língua Portuguesa 60
Morfossintaxe e Semântica da Língua Inglesa 60
Planejamento e Políticas Públicas de Educação  30
Prática de Ensino: Introdução à Docência 30
Prática de Ensino: Integração Escola-Comunidade 30
Prática de Ensino: Língua Inglesa 30
Prática de Ensino: Literatura de Língua Inglesa 30
Prática de Ensino: Observação e Projetos 30
Prática de Ensino: Reflexões 30
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis 30
Prática de Ensino: Vivência do Ambiente Educativo 30
Práticas como Componente Curricular 400
Produção e Revisão de Texto em Língua Inglesa 30
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem 30
Relação Ciência, Tecnologia e Sociedade 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Revisão de Texto em Língua Portuguesa 30
Semântica e Pragmática 60
Semiótica 30
Teoria Literária 60
Teorias do Texto 60
Tópicos de Atuação Profissional -  Letras 30
Trabalho de Curso 30

Carga Horária Total: 4.320 Horas-Aula (3.600 horas)

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