Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

VERGUEIRO Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O profissional colocado no mercado pela Universidade Paulista tem uma formação ampla, o que lhe permite grande versatilidade nos diferentes campos possíveis de trabalho.
Esse especialista cuida da análise e concepção histórica da linguagem escrita e falada e do desenvolvimento de técnicas e conhecimentos relativos à linguagem.
Como a língua é o principal instrumento de expressão, o curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola torna-se fundamental ao estudo das ciências humanas, das expressões literárias e do desenvolvimento cultural de uma sociedade.

2. Atividades Principais

  • atuar no ensino das línguas portuguesa e espanhola, das literaturas portuguesa,  espanhola e hispano-americana, das literaturas em língua espanhola;
  • trabalhar na elaboração, revisão e correção de textos em editoras e órgãos de imprensa;
  • desenvolver pesquisas, estudos, análises, dissertações e teses de linguística e literatura.

3. Mercado de Trabalho

O profissional dessa área pode atuar em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, empresas jornalísticas, editoras, universidades, empresas privadas e também como autônomo preparando relatórios, pautas e atas para reuniões importantes do empresariado.

4. Práticas

  • Laboratório de Línguas
  • Concurso de Contos e Poesias
  • Semana de Letras
  • Trabalho de Curso - TC
  • Palestras e Debates
  • Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Laboratórios de Informática
  • Atividade de Nivelamento - Projeto Helper
  • Atividade de Nivelamento - Projeto Prolip
  • Atividade de Nivelamento - Projeto Prolit
  • Coordenadoria de Estágios
  • Projetos para a comunidade
  • Fórum Oeste de Educação Inclusiva - FOEI
  • Magistério nos ensinos fundamental e médio
  • Saraus
  • Criação de Blogs Reflexivos
  • Grupos de Pesquisa
  • Congressos

5. Duração

4 anos

6. Coordenadora

Roseli Gimenes

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Análise de Discurso Crítica 60
Atividades Complementares 200
Atividades Práticas Supervisionadas 640
Ciências Sociais 30
Compreensão Oral da Língua Espanhola 60
Comunicação e Expressão 30
Culturas da Língua Espanhola 30
Didática Específica  - Letras 30
Didática Geral 30
Direitos Humanos 30
Educação Ambiental 30
Estágio Espanhol 300
Estágio Português 400
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 30
Estudos Disciplinares 80
Gêneros Textuais 60
Gramática Aplicada da Língua Portuguesa 60
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Leitura e Literatura no Contexto Escolar 30
Letras Integrada 30
Letras Interdisciplinar 30
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS 30
Língua e Culturas Latinas 30
Língua Espanhola: Aspectos Discursivos 30
Lingua Espanhola: Compreensão e Produção de Textos 30
Língua Espanhola: Gramática e Aplicação 30
Língua Espanhola: Significado e Uso 30
Linguística 60
Linguística Geral 60
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa 60
Literatura Brasileira: Poesia 60
Literatura Brasileira: Prosa 60
Literatura Comparada 60
Literatura Contemporânea 30
Literatura Portuguesa: Poesia 60
Literatura Portuguesa: Prosa 60
Literatura Espanhola 30
Literatura Hispano Americana 30
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Morfossintaxe Aplicada da Língua Portuguesa 60
Morfossintaxe da Língua Portuguesa 60
Morfossintaxe e Semântica da Língua Espanhola 60
Planejamento e Políticas Públicas de Educação  30
Prática de Ensino: Introdução à Docência 30
Prática de Ensino: Integração Escola-Comunidade 30
Prática de Ensino: Língua Espanhola 30
Prática de Ensino: Literatura de Língua Espanhola 30
Prática de Ensino: Observação e Projetos 30
Prática de Ensino: Reflexões 30
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis 30
Prática de Ensino: Vivência do Ambiente Educativo 30
Práticas como Componente Curricular 400
Produção e Revisão de Texto em Língua Espanhola 30
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem 30
Relação Ciência, Tecnologia e Sociedade 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Revisão de Texto em Língua Portuguesa 30
Semântica e Pragmática 60
Semiótica 30
Teoria Literária 60
Teorias do Texto 60
Tópicos de Atuação Profissional -  Letras 30
Trabalho de Curso 30

Carga Horária Total: 4.320 Horas-Aula (3.600 horas)


CURSO NÃO OFERECIDO NESSE PROCESSO SELETIVO.