Hotelaria

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
São Paulo Hotelaria 2009 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O curso de bacharelado em Hotelaria da UNIP prepara o aluno para atuar em atividades de caráter hospitaleiro. A área de atuação abrange empresas de hospedagem com atividades de várias naturezas, direcionadas à prestação de serviços em hotéis nos setores de alimentos e bebidas, hospedagem, controladoria, marketing; áreas correlatas como gastronomia, lazer, recreação e cruzeiros marítimos ou, ainda em hospitais, clínicas, spas e shopping centers.

O Bacharel em Hotelaria pode exercer atividades ligadas ao planejamento e gestão, organização e administração nos setores hoteleiros, extra-hoteleiros e de “restauração”. a principal função dessas empresas, entretanto, é a de proporcionar a satisfação dos desejos e necessidades dos usuários/hóspedes.

Este profissional está apto a desenvolver projetos de planejamento de hotéis, atividades de consultoria a planos de negócios para empresas do setor. Capacita o aluno para gerenciar o departamento de hospedagem, desde a execução do operacional do dia-a-dia do hotel, até criar planejamento de curto a longo.

Além disso, desenvolve competências para gerenciar o departamento de alimentos e bebidas e para tanto o aluno é habilitado a planejar o setor, elaborar cardápios, coquetéis, conhecer sobre vinhos e custeio de gastos.

2. Atividades Principais

  • atuar em atividades relacionadas ao planejamento e Marketing hoteleiro;
  • planejar e executar projetos em empreendimentos hoteleiros e extra-hoteleiros;
  • planejar e executar projetos em alimentos & Bebidas;
  • gerir empresas hoteleiras e extra-hoteleiras;
  • trabalhar em consultoria nas empresas de hospedagem, gastronomia e nas correlatas da hospitalidade, como restaurantes, bares, cassinos, hotéis, clubes, spas, hospitais, cruzeiros e shopping centers;
  • executar planos de negócios para as áreas de Hotelaria e de “Restauração”;
  • exercer atividades para a comercialização e exportação de vinhos.

3. Mercado de Trabalho

A atividade hoteleira apresenta-se hoje em expansão no País graças, principalmente, a financiamentos de redes internacionais. atualmente o setor da indústria está perdendo trabalhadores e os serviços de alimentação e alojamento têm crescido, sendo que o rendimento médio de quem trabalha com a indústria e com serviços hoteleiros está equiparado. as principais redes hoteleiras nacionais e internacionais estão na cidade de São Paulo e a cada dia os empresários verificam mais que o profissional formado em hotelaria tem maior rendimento no trabalho sendo que a absorção dos formandos no mercado está em alta.

4. Práticas

  • Laboratório de Turismo e Eventos
  • Laboratório de Idioma e Informática
  • Laboratórios de alimentos e Bebidas e de Gastronomia (Mini-hotel)
  • Laboratórios de Hospedagem e Recepção (Mini-hotel)
  • Participação e Organização de Eventos de Hotelaria
  • Plano de Negócios para Empresas de Hospedagem e “Restauração”
  • Jornada de Hotelaria
  • Visitas Técnicas em empresas de hospedagem, restauração e cruzeiros
  • Dia da Recreação
  • Eventos Gastronômicos
  • Evento “Em busca do Drink Perfeito”
  • Festival Gastronômico Regional Brasileiro
  • Evento Social Comunitário
  • Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Unidade de Estágio em Hotelaria
  • Atividades Complementares

5. Duração

3 anos

6. Coordenadora

Marília Gomes dos Reis Ansarah

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Alimentos e Bebidas 60
Antropologia e Cultura Brasileira 30
Atividades Complementares 280
Atividades Práticas Supervisionadas 480
Cadeia Produtiva e Rede 60
Ciências Sociais 30
Cocção e Comida Fria 60
Comportamento do Consumidor no Turismo 30
Comunicação e Expressão 30
Contabilidade em Hospitalidade 30
Coquetelaria 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia e Política Internacional 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Enologia, Técnicas e Serviços 30
Estágio Supervisionado 240
Estudo de Viabilidade Empresas Hoteleiras 60
Estudos Disciplinares 240
Filosofia, Comunicação e Ética 30
Fundamentos do Turismo 60
Gastronomia Regional Brasileira 30
Gestão de Pessoas em Turismo e Hotelaria 30
Gestão em Empresas Hoteleiras 30
Gestão Financeira 30
Homem e Sociedade 30
Hospedagem: Governança e Lavanderia 30
Hospedagem: Reserva e Recepção 30
Hospitalidade, Ambiente e Globalização 60
Hotelaria e Serviços 30
Hotelaria Integrado 30
Hotelaria Interdisciplinar 30
Inglês Instrumental 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Lazer, Entretenimento e Recreação 60
Legislação Turística e Hoteleira 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing e Serviços de Hospitalidade 30
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Noções de Estatística 30
Nutrição e Dietética 30
Planejamento de Cardápios e Serviços 60
Planejamento e Organização de Eventos 30
Planejamento e Políticas Públicas 30
Planejamento Físico de Hotéis e Restaurantes 30
Plano de Negócios: Empresas Hoteleiras 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Supervisão do Estágio Acadêmico 60
Teorias e Técnicas de Comunicação 30
Tópicos de Atuação Profissional 30
Turismo e Tecnologia 30

Carga Horária Total: 2.880 horas-aula (2.400 horas)

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