Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CIDADE UNIVERSITÁRIA COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Em Processo de Renovação de Reconhecimento – Protocolo 201710383. Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
INDIANÓPOLIS COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
TATUAPÉ COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ARAÇATUBA COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BAURU COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CAMPINAS COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
JUNDIAÍ COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Autorização Resolução CONSUNI n. 090.316B de 16/3/2009 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 201715207 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
SANTOS COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SOROCABA COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
VERGUEIRO PUBLICIDADE E PROPAGANDA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BAURU PUBLICIDADE E PROPAGANDA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
RIBEIRÃO PRETO PUBLICIDADE E PROPAGANDA Reconhecimento Portaria n. 1.340 de 15/12/2017 publicada em 18/12/2017
BRASÍLIA PUBLICIDADE E PROPAGANDA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2012 4
Anchieta Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2015 3
Araçatuba Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2015 4
Araraquara Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2012 4
Bauru Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2015 3
Brasília Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2012 3
Campinas Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2015 3
Cidade Universitária Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2015 2
Goiânia Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2009 SC
Jundiaí Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2015
Limeira Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2012 SC
Paraíso / Vergueiro Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2015
Ribeirão Preto Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2015
Santos Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2012 4
São José do Rio Preto Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2015 3
São José dos Campos Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2012 5
Sorocaba Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2015 3
Tatuapé Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) 2015 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O perfil do profissional desta área, graduado pela Universidade Paulista, é delineado pela criatividade, que o capacita a desenvolver, com habilidade, projetos pertinentes a diversas atividades de publicidade e propaganda.

Compete ao publicitário analisar os produtos e serviços, descobrir a que mercado se destinam e escolher a forma ideal de apresentá-los ao público, garantindo, assim, as vendas.

No curso oferecido pela UNIP, dá-se ênfase especial à criação de textos para serem veiculados nos diversos meios e veículos de comunicação, como televisão, rádio, revistas, bem como em outdoors, folders, material promocional e de ponto de venda, sempre apoiados no potencial criativo.

Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e às situações encontradas na vida profissional.

2. Atividades Principais

  • Definir estratégias de lançamentos de produtos e serviços, efetuando o acompanhamento publicitário e mercadológico;
  • Planejar, organizar e controlar a divulgação de peças publicitárias, determinando os meios e veículos de comunicação a serem utilizados e a melhor forma de atingir o público alvo;
  • Estudar o comportamento, atitudes e hábitos de consumo do público a ser atingido por determinado produto ou serviço;
  • Efetuar a criação de campanhas publicitárias e supervisioná-las, avaliando seus resultados, sua eficácia e seu desempenho;
  • atuar como contato entre o cliente e a agência publicitária, acompanhando as diversas fases de produção e veiculação de uma campanha, como atendimento, planejamento, criação, pesquisa, mídia, produção e aferição de anúncios veiculados;
  • atuar em agências de comunicação, seja de promoções, de eventos, assessoria de imprensa ou de relações públicas, através de consultoria e assessoramento;
  • atuar em empresas de produção e computação gráfica, produzindo anúncios, material promocional, brindes e outras peças publicitárias;
  • atuar em empresas de produção audiovisuais, na produção e direção de fotos, peças para rádio, para TV e cinema, além de atuar no atendimento e administração dessas empresas;
  • atuar em divisões ou departamentos de comunicação de empresas, em geral, cuidando de toda a comunicação interna e externa de uma organização e de seus produtos e serviços;
  • Exercer a atividade profissional em editoras, emissoras de rádio, televisão e órgãos de imprensa em geral;
  • atuar em institutos de pesquisa, planejando e realizando diversos tipos de pesquisa, como as de mercado, de opinião e político eleitorais;
  • Exercer a atividade profissional na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.

3. Mercado de Trabalho

O profissional de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pode trabalhar em agências de publicidade, de promoção de eventos, em assessoria de empresa, em editoras, institutos de pesquisa, gráficas, departamentos de comunicação e marketing de empresas, em veículos de comunicação, em produtoras de vídeo e som e, na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.

4. Práticas

  • Participação em Concursos;
  • Monitoria;
  • Iniciação Científica;
  • anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros;
  • Laboratório de Fotografia Manual e Digital;
  • Laboratório de Informática (Programas Específicos);
  • Laboratório de Rádio e TV;
  • Agência Modelo;
  • Visitas Técnicas e Artísticas;
  • Semana de Palestras e Atividades Específicas;
  • Banco de Estudos Digitalizado;
  • Bibliotecas Interligadas;
  • Atividades Multiensino;
  • PIC – Projeto Integrado de Comunicação;
  • PREX – Projeto Experimental, correspondendo ao Projeto Integrado de Conclusão de Curso;
  • Acordo de cooperação de estágios com empresas e órgãos públicos.

5. Duração

4 anos

6. Coordenadores

Fernando Perillo da Costa e Carlos Roberto Vaz Velota

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Atendimento Publicitário 60
Atividades Complementares 300
Atividades Práticas Supervisionadas 540
Cibercultura 60
Ciências Sociais 30
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação de Marketing 60
Comunicação e Expressão 30
Criação e Produção Audiovisual 60
Criação e Redação Publicitária Aplicada ao Trabalho de Curso 60
Criação Publicitária 60
Cultura Brasileira Contemporânea 60
Direção de Arte Publicitária 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estado, Poder e Cidadania 60
Estudos Disciplinares 160
Ética e Regulamentação em Comunicação 60
Fotografia 60
História da Arte 60
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Mídia 60
Oficina de  Redação 60
Oficina de Linguagem 60
Pesquisa de Mercado 60
Pesquisa de Opinião e de Mercado 60
Planejamento de Campanha Aplicada ao Trabalho de Curso 60
Planejamento de Comunicação 60
Planejamento de Marketing 60
Pesquisa de Mídia Aplicada ao Trabalho de Curso 60
Planejamento de Mídia Aplicado ao Trabalho de Curso 60
Políticas Públicas em Comunicação 60
Produção Publicitária Aplicada ao Trabalho de Curso 60
Produção Publicitária Online 60
Promoção e Merchandising 60
Psicologia do Consumidor 30
Publicidade e Propaganda 60
Publicidade e Propaganda Integrada 30
Publicidade e Propaganda Interdisciplinar 30
Redação e Tratamento de Texto Publicitário 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa)  20
Sociologia da Comunicação 60
Teorias e Técnicas de Comunicação 60
Tópicos de Atuação Profissional - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda 30

Carga Horária Total: 3.240 horas-aula (2.700 horas)

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