PROUNI
Você está em: Universidade Paulista / PROUNI

PROUNI

Para saber do resultado da 2ª chamada da 2ª etapa de inscrição dos pré-selecionados para o PROUNI, referente ao 1º semestre de 2010, verificar no site.
Os candidatos pré-selecionados, para a Capital e para Alphaville, nos cursos presenciais, deverão comparecer à Rua Dr. Bacelar, nº 1212, para comprovação dos documentos, do dia 16 ao dia 19 de março, no horário das 8:00 às 19:00 horas. Deverão trazer os documentos originais e uma cópia dos mesmos.
No caso de cursos a distância, procurar informações no site.
O atendimento será através de senhas.
No caso de maiores informações, deverá ligar para a Tesouraria do Campus para o qual foi selecionado.

Segue a relação da documentação exigida para a entrevista:

  • Carteira de Identidade e CPF do aluno e dos demais componentes do grupo familiar. No caso de menores de 18 anos, o aluno deverá trazer apenas a certidão de nascimento. Conf. site do PROUNI.
  • Comprovante de residência de todos os membros do grupo familiar. Conf. site do PROUNI.
    Exemplos de comprovantes: correspondência bancária; cartão de crédito; contas de luz, água, telefone; contrato de aluguel; convênio médico; IRRF; IPVA; IPTU; cópia da correspondência do ENEM ou do PROUNI.
  • Tipo de residência: se própria, trazer IPTU do proprietário. Se alugada, trazer contrato de aluguel. Caso não tenha esses comprovantes, fazer uma declaração dizendo o valor do aluguel e endereço da residência, assinada pelo proprietário da mesma, com firma reconhecida, anexando cópia do IPTU. Se for casa cedida, trazer declaração do proprietário, com firma reconhecida, dizendo que cedeu a casa sem custos. Trazer, também, o IPTU da mesma.
  • Comprovante dos períodos letivos cursados em escola pública: histórico escolar. Caso não tenha o histórico escolar, trazer uma declaração da escola sobre os períodos cursados na mesma. Se o aluno estudou em escola privada, como bolsista integral nos 3 anos, deverá trazer declaração da escola, original, com carimbo, nome completo e cargo do responsável que assinou a declaração do aluno ser um bolsista integral.
    O aluno que estudou em escola privada, somente terá direito à bolsa do PROUNI, se estudou na mesma como bolsista integral.
  • Comprovante de efetivo exercício como professor da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública (quando for o caso).
  • Comprovante de rendimentos: Carteira Profissional (cópia das páginas: da foto, dos dados pessoais, do último registro e da página seguinte em branco e das alterações, se houver). O estudante deve apresentar seu comprovante de rendimentos e de todas as pessoas de seu grupo familiar, com ou sem renda. Conf. site do PROUNI.
  • Se assalariado: caso tenha renda fixa, deverá trazer os três últimos holerites. Caso tenha renda variável (comissões ou horas extras), deverá trazer os seis últimos holerites.
    Deverá trazer, também, extrato de conta corrente dos últimos três meses, IRRF completo, com o recibo de entrega ou DAI (isenção atualizada).
  • Se trabalhador autônomo, informal ou profissional liberal, deverá trazer guias de recolhimento no INSS, dos últimos três meses, compatíveis com a renda declarada ou declaração da empresa para a qual presta Trabalho Informal, com a assinatura do responsável, com nome legível e cargo que ocupa (declaração original); carteira profissional original e cópia, extrato dos últimos três meses da conta corrente, IRRF completo com o recibo de entrega ou DAI (isenção atualizada).
    Deverá trazer, também, os últimos comprovantes de pagamento das contas fixas da residência, como contas de água, luz, telefone, condomínio, aluguel, convênio médico, cartão de crédito, mesmo que esses comprovantes não estejam no nome de componente do grupo familiar, pois os mesmos são para comprovar as despesas da residência.
  • Se aposentado, deverá trazer comprovante de recebimento de aposentadoria ou pensão e extrato do benefício, impresso através do site do Ministério da Previdência Social (HTTP://www3.dataprev.gov.br).
    Deverá apresentar, também, a Carteira Profissional, com Xerox das páginas já indicadas acima; extrato dos 3 últimos meses da conta corrente e IRRF completo, com o recibo de entrega, caso tiver.
  • Se pensionista, deverá trazer o recibo do  recebimento da pensão alimentícia (extrato dos 3 últimos meses do recebimento da pensão, junto com a cópia do acordo judicial, ou holerites dos 3 últimos meses comprovando o débito; IRRF completo com o recibo de entrega ou DAI (isenção atualizada).
  • Se proprietário de empresa, deverá trazer Contrato Social da mesma (cópia atualizada e original), pro labore dos últimos 3 meses, documento este elaborado por um Contador inscrito no respectivo Conselho Regional de Contabilistas – CRC ; cópia da carteira profissional; 3 últimos extratos de conta corrente pessoa física e jurídica; IRRF completo, com recibo de entrega, pessoa física e jurídica. Trazer, também, cópias da despesas fixas da residência.
    Observações:
    Se algum componente do grupo familiar estiver com empresa inativa, apresentar Extrato Fiscal (fornecido pela Receita Federal) ou IRPJ inativo. Caso tenha se retirado da sociedade, apresentar documento comprobatório.
    Se o candidato ou outro integrante do grupo familiar constar como dependente, apresentar o IRRF do declarante.
  • Comprovante de separação ou divórcio dos pais ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo familiar do candidato:
    Caso a ausência de um dos pais do candidato ocorra em função de motivos diversos aos já referidos, o candidato deverá apresentar elemento comprobatório da situação fática específica e declaração, com firma reconhecida, da parte afetada.
    Se algum outro membro do grupo familiar for separado ou viúvo, trazer comprovante de separação ou certidão de óbito.
    Trazer declaração de união estável ou separação informal, no caso de existir algum membro do grupo familiar neste caso. A declaração deve ser a original, com firma  reconhecida do declarante interessado.
    Caso o candidato more com outra pessoa que não faz parte de seu grupo familiar e colocou esta pessoa na ficha de inscrição, comprovar a dependência.
  • Nos casos de declaração de deficiências, apresentar Laudo Médico atestando a espécie e o grau da deficiência.

Observação:
Quaisquer outros documentos que o coordenador ou representante(s) do PROUNI eventualmente julgar necessária a comprovação, esta será solicitada no ato da entrevista, conforme site do PROUNI  www.mec.gov.br/prouni.

© 1999-2014 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.