Você está em: Universidade Paulista / Graduação / Cursos Tradicionais / Psicologia

Psicologia

Faça sua inscriçao!

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso de Psicologia integra a Área de Ciências Humanas e objetiva a Formação do Psicólogo capacitado a desenvolver ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde mental, enquanto bem-estar e qualidade de vida individual e coletiva.

A estrutura curricular do Curso responde ao Projeto Pedagógico Institucional e às Diretrizes Curriculares Nacionais, e assegura uma formação generalista, básica e sólida voltada para a atuação profissional em diferentes contextos situacionais, temáticos e teóricos das áreas clínica, escolar, organizacional, hospitalar (geral e psiquiátrica), jurídica, institucional e comunitária.

Ao longo do Curso implementam-se ações pedagógicas para desenvolver um domínio básico dos conhecimentos psicológicos; incentivar a investigação, análise e avaliação da atuação em processos psicológicos e psicossociais; planejar atividades de pesquisa; e possibilitar a reflexão crítica e ética do fenômeno psicológico; que dão suporte às disciplinas teóricas, teórico-práticas e aos estágios curriculares obrigatórios (básicos e específicos) supervisionados.

2. Atividades Principais

Para o desenvolvimento dessa capacitação, os alunos realizam atividades em sala de aula, nos Centros de Psicologia Aplicada da UNIP, e em instituições Públicas e Privadas:

  1. Atendimento clínico como o psicodiagnóstico e a psicoterapia individual e em grupo, modalidades clássicas de atendimento.
  2. Atuação nos campos da psicologia social e comunitária, psicologia escolar, psicologia hospitalar, psicologia jurídica, psicologia institucional e psicologia organizacional.
  3. Atuação de práticas inovadoras como oficinas de criatividade, plantão psicológico e acompanhamento terapêutico.
  4. Realização de projetos de investigação científica avaliados pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação - CEPPE.

3. Mercado de Trabalho

O Psicólogo pode atuar na área clínica, prestando serviços psicológicos em psicodiagnóstico e psicoterapia, como também pode trabalhar em hospitais, centros assistenciais, equipamentos públicos de saúde, escolas de Ensino Fundamental e Médio, creches, empresas, Fóruns, e Organizações Não Governamentais (ONGs).

4. Práticas

  • Estágios obrigatórios curriculares e supervisionados no Centro de Psicologia Aplicada, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, UBS, CAPS, Escolas, Empresas, Fóruns.
  • Sala de Técnicas de Exame e Aconselhamento Psicológico (Testes Psicológicos).
  • Laboratórios de Anatomia e Fisiologia.
  • Laboratório de Análise Experimental do Comportamento.
  • Laboratório de Informática.
  • Atividades de Iniciação Científica.
  • Atividades de Extensão.
  • Projetos de Pesquisa.
  • Monitoria.
  • Jornadas de Psicologia.
  • Participação em Congressos realizados com o Apoio da UNIP.

5. Duração

5 anos (10 semestres letivos)

6. Coordenadoras

Ghislaine Gliosce da Silva

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.

© 1999-2017 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.