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Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)

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Curso autorizado pelo Decreto nº 70.324 de 23/3/72, publicado em 24/3/72 e reconhecido pelo Decreto nº 77.546 de 4/5/76, publicado em 5/5/76.

Objetivos do Curso

O perfil do profissional desta área, graduado pela Universidade Paulista, é delineado pela criatividade, que o capacita a desenvolver, com habilidade, projetos pertinentes a diversas atividades de publicidade e propaganda.

Compete ao publicitário analisar os produtos e serviços, descobrir a que mercado se destinam e escolher a forma ideal de apresentá-los ao público, garantindo, assim, as vendas.

No curso oferecido pela UNIP, dá-se ênfase especial à criação de textos para serem veiculados nos diversos meios e veículos de comunicação, como televisão, rádio, revistas, bem como em outdoors, folders, material promocional e de ponto de venda, sempre apoiados no potencial criativo.

Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e às situações encontradas na vida profissional.

Atividades Principais

  • Definir estratégias de lançamentos de produtos e serviços, efetuando o acompanhamento publicitário e mercadológico;
  • Planejar, organizar e controlar a divulgação de peças publicitárias, determinando os meios e veículos de comunicação a serem utilizados e a melhor forma de atingir o público alvo;
  • Estudar o comportamento, atitudes e hábitos de consumo do público a ser atingido por determinado produto ou serviço;
  • Efetuar a criação de campanhas publicitárias e supervisioná-las, avaliando seus resultados, sua eficácia e seu desempenho;
  • Atuar como contato entre o cliente e a agência publicitária, acompanhando as diversas fases de produção e veiculação de uma campanha, como atendimento, planejamento, criação, pesquisa, mídia, produção e aferição de anúncios veiculados;
  • Atuar em agências de comunicação, seja de promoções, de eventos, assessoria de imprensa ou de relações públicas, através de consultoria e assessoramento;
  • Atuar em empresas de produção e computação gráfica, produzindo anúncios, material promocional, brindes e outras peças publicitárias;
  • Atuar em empresas de produção audiovisuais, na produção e direção de fotos, peças para rádio, para TV e cinema, além de atuar no atendimento e administração dessas empresas;
  • Atuar em divisões ou departamentos de comunicação de empresas, em geral, cuidando de toda a comunicação interna e externa de uma organização e de seus produtos e serviços;
  • Exercer a atividade profissional em editoras, emissoras de rádio, televisão e órgãos de imprensa em geral;
  • Atuar em institutos de pesquisa, planejando e realizando diversos tipos de pesquisa, como as de mercado, de opinião e político eleitorais;
  • Exercer a atividade profissional na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.

Mercado de Trabalho

O profissional de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pode trabalhar em agências de publicidade, de promoção de eventos, em assessoria de empresa, em editoras, institutos de pesquisa, gráficas, departamentos de comunicação e marketing de empresas, em veículos de comunicação, em produtoras de vídeo e som e, na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.

Práticas

  • Participação em Concursos;
  • Monitoria;
  • Iniciação Científica;
  • Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros;
  • Laboratório de Fotografia Manual e Digital;
  • Laboratório de Informática (Programas Específicos);
  • Laboratório de Rádio e TV;
  • Agência Modelo;
  • Visitas Técnicas e Artísticas;
  • Semana de Palestras e Atividades Específicas;
  • Banco de Estudos Digitalizado;
  • Bibliotecas Interligadas;
  • Atividades Multiensino;
  • PIC – Projeto Integrado de Comunicação;
  • PREX – Projeto Experimental, correspondendo ao Projeto Integrado de Conclusão de Curso;
  • Acordo de cooperação de estágios com empresas e órgãos públicos.

Duração

4 anos

Coordenador

Fernando Perillo da Costa

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