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Comunicação Social (Jornalismo)

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Curso autorizado pelo Decreto nº 70.324 de 23/3/72, publicado em 24/3/72 e reconhecido pelo Decreto nº 77.546 de 4/5/76, publicado em 5/5/76.

Objetivos do Curso

O perfil do profissional desta área graduado pela UNIP atende às inovações e transformações contemporâneas da cultura midiática, que o capacita a desenvolver tanto o senso crítico quanto a habilidade na elaboração eficiente da informação para quaisquer meios de comunicação.

Compete ao jornalista a apuração precisa do fato, a inserção em pauta, a redação da informação e a sua posterior edição para exibição nas mídias impressa, eletrônica e digital.

No curso oferecido pela UNIP, dá-se ênfase especial à elaboração competente de textos e captação do momento da notícia (imagens) a ser veiculada, respeitando a linguagem e a formatação específica dos veículos de comunicação, como jornal, revista, rádio, televisão e internet.

Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional.

Atividades Principais

  • Produzir textos, sons e imagens para abastecer os noticiários das mídias: impressa, eletrônica e digital;
  • atuar nas mais diversas funções jornalísticas, tais como reportagem, edição, revisão, apuração, produção fotográfica, televisiva e cinematográfica;
  • desenvolver produtos jornalísticos de grande profundidade como livros-reportagem e documentários no mercado editorial;
  • atuar em centros de documentação e pesquisa ligados às grandes organizações de mídia e comunicação;
  • planejar, desenvolver e implantar estratégias de comunicação empresarial em organizações públicas e privadas;
  • elaborar veículos e canais de comunicação em empresas e instituições que pretendem ampliar sua presença diante dos mercados e públicos de interesse;
  • divulgar empresas e personalidades utilizando o ferramental de assessoria de imprensa e comunicação integrada.

Mercado de Trabalho

O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital.
O jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais.
As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional.
Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e comunicação integrada, que hoje absorvem boa parte do mercado de trabalho.

Práticas

  • Participação em Concursos;
  • Monitoria;
  • Iniciação Científica;
  • Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros;
  • Laboratório de Fotografia Manual e Digital;
  • Laboratório de Informática (Programas Específicos);
  • Laboratório de Rádio e TV;
  • Laboratório de Redação e Editoração;
  • Jornal Laboratório;
  • Visitas Técnicas e Artísticas;
  • Semana de Palestras e Atividades Específicas;
  • Banco de Estudos Digitalizado;
  • Bibliotecas Interligadas;
  • Atividades Multiensino;
  • PIC – Projeto Integrado de Comunicação;
  • PREX – Projeto Experimental, correspondendo ao Projeto Integrado de Conclusão de Curso;
  • Acordo de cooperação de estágios com empresas e órgãos públicos.

Duração

4 anos

Coordenadora

Fernando Perillo da Costa

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