Você está em: Universidade Paulista / Graduação / Cursos Tradicionais / Ciências Contábeis

Ciências Contábeis

Faça sua inscrição!

Curso autorizado pela Resolução CONSUNI 02/90 de 3/5/90 e reconhecido pela Portaria nº 1.265 de 23/8/94, publicada no DOU em 24/8/94.

Objetivos do Curso

O Brasil possui atualmente cerca de 800 Cursos de Ciências Contábeis, 350 mil contadores registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade e mais de 5 milhões de empresas/entidades jurídicas, onde os serviços de prestação de contas/contabilidade são requeridos. Os dados quantitativos são impressionantes.

Com a crescente complexibilidade dos negócios, surgiu a necessidade de um entendimento mais abrangente dos diversos aspectos relacionados às atividades de uma organização.

Nas últimas décadas, observa-se uma mudança sem precedentes no ambiente econômico e social. Diante disto, as organizações e, por conseguinte, seus colaboradores, devem estar preparados para identificar, avaliar e implementar ações visando adaptar as organizações às novas exigências impostas por este ambiente. Dentro deste contexto, o fator humano tem recebido destaque, sendo atribuído às pessoas o diferencial competitivo para vencer num mercado cada vez mais exigente.

O compromisso com a sociedade tem sido cobrado dos profissionais de contabilidade de forma intensa nos últimos anos, especialmente quanto à credibilidade das demonstrações contábeis, tanto do profissional que as elabora, quanto dos auditores independentes que as examinam.

É importante analisar as responsabilidades do profissional contábil e sua relação com a sociedade, especialmente com os usuários diretamente interessados na situação econômico-financeira de determinada entidade.

A participação do profissional de contabilidade está intensamente ligada, em termos nacionais e internacionais, aos movimentos econômicos e financeiros de uma economia de mercado bem sucedida ou em evolução, e que requer um livre fluxo de valores.

Formar profissionais para atuar neste cenário dinâmico e em constante evolução tem sido o grande desafio do Curso de Ciências Contábeis da UNIP.

O aprimoramento, a atualização e a modernização de um curso devem ser uma constante, para que as evoluções tecnológicas e necessidades do campo de trabalho estejam sempre contempladas com as exigências do perfil do profissional que o mercado espera. Assim sendo, ao projetar o perfil do egresso do curso de graduação de Ciências Contábeis oferecido pela Universidade Paulista – UNIP.

Foi considerando que as exigências feitas ao profissional contábil tem se alterado com o tempo, e que as empresas não querem mais um profissional que se atenha somente a registrar os atos e fatos administrativos que afetam o patrimônio da entidade, e que a necessidade e inovações constantes levam as empresas a contratar pessoas pró-ativas, com senso de responsabilidade e capacidade de se manter atualizadas, com pensamento ético e que dominem sua profissão, ou seja, o profissional contábil necessita se ater a situações estratégicas, ter pensamento de gestor e não somente pensamento operacional, relegando a concentração de idéias a um segundo plano. Objetiva-se neste contexto formar um contador gerencial, sendo este o perfil desejado, portanto, para os egressos do curso de Ciências Contábeis da UNIP. Assim estabelecido:

Os alunos do Curso de Ciências Contábeis da UNIP devem ter formação generalista e empreendedora, serem capazes de trabalhar em equipe, gerenciar pessoas, desenvolver pensamento crítico e manterem-se atualizados, possuírem senso de responsabilidade e ética e estarem aptos a tomar decisões de acordo com o contexto social, político e econômico no qual estiverem inseridos.

Está implícito nas definições acima que:

  • O termo “Contador Gerencial” não é novo, surgiu após a Revolução Industrial que ocorreu no século XVII, devido à necessidade de levantar os custos do valor do processo de conversão de mão-de-obra e materiais em novos produtos.
  • O contador gerencial é definido pela Federação Internacional de Contabilidade como um profissional que identifica, mede, acumula, analisa, prepara, interpreta e relata informações (tanto financeiras quanto operacionais) para uso de suas atividades e para assegurar o uso apropriado e a responsabilidade abrangente de seus recursos.
  • O profissional contábil que for bem além que registrar os atos e fatos administrativos, certamente se tornará um contador gerencial.

Atividades Principais

O objetivo da Contabilidade e consequentemente do contador, é produzir dados, transformá-los em informações e preparar relatórios contábeis para a tomada de decisões.
Aqueles que tomam decisões baseado nos relatórios contábeis, são denominados de usuários da Contabilidade, que podem ser usuários internos como Administradores, Gerentes, Funcionários e os chamados usuários externos, tais como Fornecedores, Bancos, Governos. A Contabilidade de uma empresa só pode ser exercida pelo Contador que, além de gerenciar todo o processo contábil, pode exercer diversas outras especializações tais como a de Organizar, Planejar e Controlar as operações contábeis de empresas em geral, realizar trabalhos de auditoria e de perícia contábil.

Mercado de Trabalho

O campo profissional do contador é bastante amplo no presente, e com forte perspectiva de crescimento para o futuro, uma vez que pode atuar profissionalmente em diversos segmentos tais como:

  • Na empresa como funcionário, exercendo funções como por exemplo de Contador Geral, Contador de Custos, Auditor Interno, Analista Financeiro.
  • No seu próprio escritório, atuando como Profissional Liberal, exercendo atividades como as de Auditor independente, Perito Contábil, Investigador de Fraudes.
  • No ensino, exercendo atividades como as de Professor, Pesquisador, Escritor ou Conferencista.
  • Ou ainda em Órgãos Públicos, exercendo funções de Contador Público, Agente Fiscal de Rendas do Município, Estado e União, como Auditor do Tribunal de Contas.

Práticas

  • Ciclo de Palestras e Debates
  • Iniciação Científica
  • Laboratório de Informática
  • Monitoria

Duração

4 anos

Coordenador

Elizabeth Alexandre Garcia

Parceria

E-Contab

© 1999-2014 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.