Você está em: Universidade Paulista / Graduação / Cursos Tradicionais / Sistemas de Informação

Sistemas de Informação

Faça sua inscrição!

Curso autorizado pelo Decreto nº 95.005 de 5/10/87, publicado em 6/10/87 e reconhecido pela Portaria nº 1.256 de 23/8/94, publicada no DOU em 24/8/94.

Objetivos do Curso

Com o intuito de estimular e contribuir para a preparação de mão-de-obra especializada e indispensável à política de desenvolvimento nacional, o bacharel em Sistemas de Informação tem sua formação focada, principalmente, para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação voltados à administração dos dados organizacionais, capturando, armazenando e tratando-os segundo os critérios estabelecidos pelos processos vigentes na organização, como ferramenta de apoio às áreas operacional, tática e estratégica.

Para isso, deve estar familiarizado com metodologias adequadas para o desenvolvimento de sistemas e para a gestão de projetos, de acordo com as necessidades organizacionais e os recursos tecnológicos disponíveis, visando a melhoria do desempenho da eficiência, da racionalização e da redução de custos dos serviços administrativos.

Para atingir esse objetivo, o curso é dividido em três partes:

  • Ciclo Básico;
  • Ciclo Programação/Sistemas;
  • Ciclo Administração.

No Ciclo Básico, comum aos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, são lecionadas as disciplinas que dão base ao aluno, capacitando-o a acompanhar as disciplinas dos outros ciclos. É finalidade do Ciclo Básico, também, fazer a transição entre o curso secundário e a parte profissionalizante de um curso universitário propriamente dito.

No Ciclo Programação/Sistemas constam as disciplinas que abrangem desde os aspectos básicos de programação de computadores até o enfoque sistêmico de problemas e suas soluções.

No Ciclo Administração, procura-se fazer com que o aluno adquira os conhecimentos necessários sobre os ambientes organizacionais de trabalho, de forma a poder propor soluções.

Do entrelaçamento dos Ciclos Programação/Sistemas e Administração é esperada a sinergia necessária para tornar o aluno um profissional apto a atender aos objetivos do curso, isto é, propor, projetar e desenvolver sistemas e aplicativos, seja para pequena, média ou grande empresa, em microcomputadores ou em computadores de grande porte.

Atividades Principais

  • Desenvolver programas;
  • Projetar e desenvolver aplicativos para microcomputadores e computadores de grande porte;
  • Propor planos e sistemas de informatização na empresa;
  • Analisar custos, viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de processos de automação;
  • Controlar o fluxo de informações na empresa através da criação de aplicativos que facilitem este processo.

Mercado de Trabalho

Com a acentuada tendência à informatização generalizada nos diversos setores da empresa moderna, o campo de trabalho para o analista de sistemas encontra-se em franco desenvolvimento, tanto no setor público, quanto no privado. No primeiro caso, graças à obsolescência dos sistemas em uso e no segundo, pela constante necessidade de modernização e competitividade nos mercados externo e interno.

São, portanto, muitas as aplicações profissionais que o bacharel em Sistemas de Informação encontra para seus conhecimentos, permitindo-lhe contribuir para o desenvolvimento tecnológico da nação e, consequentemente, da sociedade como um todo. Sua atuação é requisitada em desenvolvimento industrial, em empresas que desenvolvem interfaces, simulações, aplicativos, softwares e afins, em empresas que realizam manutenção, alterações, suporte, perícias e auditorias e também na área acadêmica, como professor ou pesquisador.

Práticas

  • Laboratório de Informática (Windows, XHTML/CSS, C#, Linux, Java, Eclipse e outros)
  • Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros
  • Estágio Supervisionado
  • Monitoria
  • Iniciação Científica
  • Visitas Técnicas
  • Semana de Palestras e Atividades Específica

Duração

4 anos

Coordenador

Arthur Fernando Arnold Battaglia

Convênios

IBM Academic Initiative Microsoft IT Academy Program MSDN Academic Alliance

© 1999-2014 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.