Você está em: Universidade Paulista / Graduação / Cursos Tradicionais / Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica)

Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica)

Faça sua inscrição!

Curso autorizado pela Resolução CONSUNI 04/88 de 16/11/88 e reconhecido pela Portaria nº 1.806 de 27/12/94, publicada no DOU em 28/12/94.

Objetivos do Curso

O curso de Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica) proporciona ao aluno embasamento matemático e desenvolve sua capacidade de abstração e de raciocínio lógico, para assimilar os princípios da Física, especialmente os voltados para a eletricidade e para o eletromagnetismo. Há uma grande preocupação em fazer com que o aluno aprenda a aprender.

O curso prepara o egresso para atuar na supervisão e coordenação técnica de estudos e projetos na área da eletrônica em geral, da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

O Engenheiro Eletricista pode especializar-se em Eletrônica e em Eletrotécnica.

O especialista em Eletrotécnica atua na geração, transmissão, distribuição e utilização de energia, por meio da elaboração de projetos, plantas e técnicas de execução. Além de providenciar os recursos, orienta a construção, instalação, funcionamento e manutenção de usinas, aparelhos e equipamentos elétricos.
Nessa área, pode ainda atuar na elaboração de projetos de instalações elétricas prediais e industriais, projetos de linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica e na manutenção elétrica em geral.

O Engenheiro Eletricista que optar por Eletrônica terá, como campo de trabalho, equipamentos eletrônicos, sistemas de medição e controle, sistemas digitais, automação e controle de máquinas, hardware de computadores e sistemas eletrônicos em geral.

Esse profissional também poderá atuar na área de Telecomunicações em sistemas de comunicações, processamento digital de sinais de voz e vídeo, telefonia digital, sistemas de comunicações ópticas e de redes de comunicação.

Atividades Principais

  • Projetar e construir Redes de Comunicação voltadas para a aplicação em serviços multimídia, centrais telefônicas digitais, equipamentos de transmissão, tendo como suporte as modernas redes de comunicação etc.;
  • elaborar e aprimorar sistemas de controle e automação de máquinas operatrizes, usinas hidrelétricas e linhas de transmissão em geral;
  • projetar, construir, fazer a montagem, operação e manutenção das instalações industriais, sistemas de medição e controles elétricos;
  • atuar em todas as etapas do processo de geração, transmissão, distribuição e uso de energia elétrica e fontes alternativas de energia.

Mercado de Trabalho

O profissional formado nessa área pode atuar em indústrias, empresas de projetos e instalações, empresas comerciais de equipamentos eletrônicos, instituições científicas, empresas geradoras de energia elétrica etc.

No setor da Engenharia Eletrônica, o cenário não se apresenta diferente, pois há necessidade de renovação dos quadros profissionais em razão das novas técnicas e novos materiais.

Com a privatização de vários setores, entre eles o das empresas geradoras e fornecedoras de energia elétrica e o de telecomunicações, o mercado de trabalho tende a aumentar as chances de colocação, tendo em vista a necessidade de renovação dos quadros profissionais que atuam nesses setores.

Práticas

  • Laboratório de Física, Química, Desenho, Mecânica dos Fluidos, Eletrotécnica, Eletrônica Digital e Analógica, Circuitos Elétricos, Microprocessadores, Conversão Eletromecânica de Energia, Controle e Servomecanismos, Instrumentação e Controle, Automação, Circuitos e Sistemas Digitais e Telecomunicações
  • Laboratórios de Informática com Internet disponibilizando variados softwares nas plataformas Windows, Linux e outros (Multisim, Matlab, AutoCad, Solid Edge, Office Professional, Turbo Pascal, Turbo C++, Delphi etc.)
  • Visitas Técnicas
  • Semana de Palestras e Atividades Específicas
  • Monitoria
  • Iniciação Científica
  • Bibliotecas Integradas
  • Atividades Multiensino
  • Banco de Estudos Digitalizado
  • Acordo de Cooperação de Estágios com Empresas e Órgãos Públicos
  • Estágio Supervisionado
  • Projeto Integrado de Conclusão de Curso

Duração

5 anos

Coordenador

Oswaldo Egydio Gonçalves Jr.

© 1999-2014 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.