Você está em: Universidade Paulista / Graduação / Cursos Tradicionais / Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)

Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)

Faça sua inscrição!

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da UNIP recebe sólida formação nas áreas básicas que compõe a estrutura do curso, Mecânica, Eletrônica e Computação. Esta formação e complementada com conteúdos atuais de Programação, Informática Industrial, Máquinas Inteligentes, Eletrônica Embarcada, Mecânica Fina e da Eletrônica de Comando/Controle. Com foco na aplicação da tecnologia e inovação o curso une a teoria e a prática em laboratórios multidisciplinares de automação, computação, robótica e instrumentação. Cinemática e dinâmica de mecanismos, circuitos, eletrônica, microcontroladores, instrumentação, automação e projeto são algumas das disciplinas estudadas. Dessa forma, objetiva-se formar um profissional apto a trabalhar na indústria moderna e em institutos de pesquisa e desenvolvimento, na área de automação.

2. Atividades Principais

A formação completa e abrangente oferecida pelo curso de Engenharia de Controle e Automação da UNIP possibilita ao profissional projetar, instalar e gerenciar sistemas eletrônicos para controle da produção e processos industriais, criar, automatizar e/ou integrar células e equipamentos para uso em linhas de produção automatizadas, projetar e programar robôs industriais utilizados nos processos de fabricação e desenvolver aplicações de máquinas programadas por computador para a fabricação de peças e componentes mecânicos. É uma área de atividade que é a base para o desenvolvimento industrial em um mundo que se desenvolve por meio de uma tecnologia cada vez mais avançada.

3. Mercado de Trabalho

O profissional engenheiro de Controle e Automação pode atuar nas indústrias de automação, de informática, têxteis, metalúrgicas, de cerâmicas, automobilísticas, mecânicas, em usinas etc., bem como em institutos de pesquisa e desenvolvimento ou até mesmo em hospitais. É uma área bastante ampla com um mercado crescente, pois a automação é uma necessidade para se garantir a competitividade do cenário globalizado. Este curso de Engenharia foi criado como resposta às necessidades das indústrias, especialmente as de grande porte, que procuram profissionais formados e gabaritados. Assim, o conhecimento teórico, unido á prática, é o diferencial para o sucesso nessa área em constante expansão.

4. Práticas

O curso de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) da UNIP proporciona aos seus alunos as seguintes práticas:

  • Laboratórios de Física, Química, Desenho, Mecânica dos Fluidos, Sistemas Digitais, Circuitos Digitais, Microprocessadores, Controle e Servomecanismos, Processos de Fabricação, Máquinas Hidráulicas e Pneumáticas, Eletrônica Digital e Analógica, Automação, Robótica e Instrumentação.
  • Laboratórios de Informática com Internet disponibilizando variados softwares nas plataformas Windows, Linux e outros.
  • Visitas Técnicas.
  • Semana de Palestras e Atividades Específicas.
  • Seminários na Área Automotiva (AEA).
  • Monitoria.
  • Iniciação Científica.
  • Atividades Multiensino.
  • Banco de Estudos Digitalizado.
  • Acordo de Cooperação de Estágios com Empresas e Órgãos Públicos.
  • Estágio Supervisionado.
  • Projeto Integrado de Conclusão de Curso.

5. Duração

5 anos

6. Coordenador

Fernando Silveira Madani

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.

© 1999-2017 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.