Você está em: Universidade Paulista / Graduação / Cursos Tradicionais / Ciência da Computação

Ciência da Computação

Faça sua inscrição!

Curso autorizado pelo Decreto nº 95.005 de 5/10/87, publicado em 6/10/87 e reconhecido pela Portaria nº 1.201 de 13/8/92, publicada no DOU em 14/8/92.

Objetivos do Curso

Com o intuito de estimular e contribuir para a preparação de mão-de-obra especializada e indispensável à política de desenvolvimento nacional, o bacharel em Ciência da Computação tem sua formação focada, principalmente, para o projeto e desenvolvimento de produtos de software (que se transformarão em ferramentas auxiliares, e de apoio, ao desenvolvimento de sistemas de informação) e na criação/manutenção do ambiente tecnológico da organização (banco de dados, sistemas operacionais, redes de computadores, etc.).

O campo da Ciência da Computação não se restringe aos computadores. Inclui também o desenvolvimento de trabalhos práticos no setor. Por isso, cabe ao bacharel em Ciência da Computação dedicar-se aos aspectos científicos, trabalhando no desenvolvimento e adaptação de sistemas importados, no processamento de dados científicos e técnicos, bem como na criação de novas linguagens de programação e novas arquiteturas de hardware.

Para atingir o objetivo, o curso é dividido em três partes:

  • Ciclo Básico;
  • Ciclo Programação;
  • Ciclo Suporte Técnico.

No Ciclo Básico, comum aos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, são lecionadas as disciplinas que dão base ao aluno, capacitando-o a acompanhar as disciplinas dos outros ciclos. É finalidade do Ciclo Básico, também, fazer a transição entre o curso secundário e a parte profissionalizante de um curso universitário propriamente dito.

No Ciclo Programação constam as disciplinas que abrangem desde os aspectos básicos de programação de computadores até o enfoque sistêmico de problemas e suas soluções.

No Ciclo Suporte Técnico, procura-se fazer com que o aluno adquira os conhecimentos necessários sobre os ambientes de hardware e software, de forma a poder propor soluções.

As características necessárias para atuar na área são: raciocínio lógico, exatidão, concentração, organização e iniciativa.

Para atender às solicitações de profissionais dessa área, o currículo pleno do curso inclui disciplinas que abrangem os aspectos mais avançados da computação, possibilitando ao egresso cumprir o seu papel com dinamismo, objetividade e eficiência.

Atividades Principais

  • Desenvolver programas para uso específico (softwares);
  • Detectar erros e problemas em sistemas operacionais e de bancos de dados;
  • Estudar os fundamentos e técnicas da informática, criando novos sistemas operacionais e produtos de software.

Mercado de Trabalho

As perspectivas atuais são ótimas para os cientistas da computação, principalmente nas empresas privadas, universidades, órgãos governamentais, fabricantes de software e hardware e consultorias. Como consequência do contínuo aumento na venda de computadores e equipamentos de informática, verifica-se um aumento crescente na demanda por especialistas para esta área.

A atuação do cientista computacional é requisitada em laboratórios de pesquisas e desenvolvimento industrial, em empresas que desenvolvem interfaces, simulações, aplicativos, softwares e afins, em empresas que realizam manutenção, alterações, suporte, perícias e auditorias e também na área acadêmica, como professor ou pesquisador, entre outras.

A tendência mundial na área de computação é a terceirização e, atualmente, estão em alta todas as áreas do setor relacionadas com as telecomunicações, banco de dados, multimídia e computação gráfica.

Práticas

  • Laboratório de Informática (Windows, XHTML/CSS, C#, Linux, Java, Eclipse e outros)
  • Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros
  • Estágio Supervisionado
  • Monitoria
  • Iniciação Científica
  • Visitas Técnicas
  • Semana de Palestras e Atividades Específica

Duração

4 anos

Coordenador

Arthur Fernando Arnold Battaglia

Convênios

IBM Academic Initiative Microsoft IT Academy Program MSDN Academic Alliance

© 1999-2014 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.