Você está em: Universidade Paulista / Graduação / Cursos Tradicionais / Farmácia

Farmácia

Faça sua inscrição!

Curso autorizado pelo Decreto nº 94.597 de 13/7/87, publicado em 14/7/87 e reconhecido pela Portaria nº 775 de 7/11/08, publicada no DOU em 10/11/08.

Objetivos do Curso

O curso de Farmácia da Universidade Paulista tem como objetivo a formação do farmacêutico generalista, voltado para o medicamento e inserido no contexto da assistência integral à saúde. Na formação do profissional estão contemplados todos os aspectos relacionados ao estudo do medicamento: pesquisa, produção, comercialização, dispensação e vigilância de sua ação farmacológica; também abrange a formação social do farmacêutico como profissional da saúde, bem como a formação para as análises clínicas e toxicológicas e para a indústria de medicamentos. Ao concluir o curso, o profissional encontra-se apto a atuar em equipes multidisciplinares de saúde, promovendo vigilância farmacológica e sanitária. Está também capacitado a reorganizar e administrar instituições farmacêuticas.

Atividades Principais

Atuar junto à comunidade na dispensação farmacêutica, na farmácia pública, comunitária e hospitalar e controlar psicotrópicos. Efetuar análises toxicológicas em animais, vegetais, alimentos ou em ambientes para detectar contaminação; executar análises de alimentos e controle de sua qualidade; fazer exames químicos e microbiológicos para analisar aspectos nutricionais; produzir e realizar o controle de qualidade de cosméticos, produtos de higiene pessoal e biológicos naturais, inclusive de fermentação; realizar análises laboratoriais para diagnóstico de doenças; realizar o controle da poluição atmosférica e da água de piscinas, praias, balneários e de despejos industriais; realizar perícias relativas ao “dopping”; sintetizar, analisar e conhecer as propriedades das drogas medicamentosas constituídas por espécies químicas definidas; conhecer a origem, a função e a obtenção das drogas naturais e sua ação farmacológica; desenvolver, produzir e executar o controle de qualidade de fármacos, medicamentos e cosméticos; saneantes, domissaneantes e correlatos.

Atuar na área de produção, controle e dispensação de fitoterápicos e homeopatia; executar e interpretar exames clínico-laboratoriais e toxicológicos e respectivo controle de qualidade; planejar, administrar e gerir serviços farmacêuticos de laboratório clínico e toxicológico e de análises bromatológicas, assegurando custo e efetividade. 

Selecionar fármacos, medicamentos, cosméticos, domissanitários e equipamentos, visando ao seu uso racional.
Promover assistência farmacêutica individual e coletiva através da dispensação racional de medicamentos, proporcionando informações ao paciente, aos demais profissionais da saúde e ao público em geral.

Atuar em todos os aspectos da pesquisa dos fármacos, dos cosméticos, dos medicamentos, dos saneantes, dos domissaneantes e dos correlatos;
Realizar registro, autorização de produção, distribuição, dispensação e comercialização de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos, bem como seu transporte e armazenamento;

Mercado de Trabalho

O farmacêutico é um profissional da Saúde, porquanto lhe cabe executar todas as atividades inerentes ao âmbito profissional farmacêutico, de modo a contribuir para a salvaguarda da saúde pública e, ainda, todas as ações de educação dirigidas à comunidade na promoção da saúde.

O futuro profissional farmacêutico tem possibilidades de atuar em mais de 70 áreas estabelecidas pelo Conselho Federal de Farmácia; dentre elas, destacam-se drogarias, farmácias de manipulação, farmácias homeopáticas, farmácias hospitalares, indústria farmacêutica, vigilância sanitária estadual e federal, biotecnologia e cosmetologia, absorvendo grande parte dos profissionais colocados no mercado.

Práticas

  • Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Laboratório de Anatomia e Fisiologia
  • Laboratório de Bioquímica Farmacêutica
  • Laboratório de Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos e Cosméticos
  • Laboratório de Farmacotécnica
  • Laboratório de Física
  • Laboratório de Microscopia
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Química Farmacêutica
  • Laboratório de Tecnologia Farmacêutica
  • Estágios em Farmácias e Empresas
  • Semana da Farmácia
  • Iniciação Científica
  • Monitoria

Duração

4 anos

Coordenador

Alípio de Oliveira Carmo

© 1999-2014 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.