Você está em: Universidade Paulista / Graduação / Cursos tecnológicos / Automação Industrial

Automação Industrial

Faça sua inscrição!

Autorização: Resolução CONSUNI n.o 08/02, de 15/8/02
Reconhecimento: Ports. MEC nº 432 e 493/11; 20, 92, 135, 136, 151 e 218/12; 48/15 – Renovação: Port. MEC nº 286/12

Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial forma profissionais a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. Esse profissional atua na automatização dos chamados “processos contínuos” que envolvem a transformação ininterrupta de materiais por meio de operações bio-físico-químicas. Na sua atividade de execução de projetos, instalação e supervisão de sistemas de automação, são bastante empregadas tecnologias com controladores lógicos, sensores, transdutores, redes industriais, controles de temperatura, pressão, vazão, sistemas supervisórios, entre outras.

Atividades Principais

  • Aplicar melhorias nos sistemas convencionais de produção, propondo e implantando novas tecnologias fundamentadas na automação;
  • executar projetos de automação industrial;
  • planejar, implantar e gerenciar sistemas de integração e de automação de processos;
  • desenvolver aplicações baseadas em microcontroladores e componentes eletroeletrônicos (hardware e software);
  • planejar e integrar tecnologias como controladores lógicos programáveis, redes industriais, sistemas supervisórios, sensores, transdutores, atuadores, entre outras, em sistemas de automação.

Mercado de Trabalho

O avanço tecnológico tem impulsionado o crescimento na área de automação industrial. O mercado de trabalho é crescente no Brasil e a automação é uma necessidade quando se busca maior competitividade em um cenário globalizado (redução de custos e melhoria da qualidade). Portanto, o Tecnólogo em Automação Industrial tem um amplo mercado de atuação. O profissional é qualificado para atuar em diversas áreas da indústria, bem como em institutos de pesquisa e desenvolvimento.

Duração do Curso

2 anos e meio

Coordenador

Nilson Magalhães Bueno

© 1999-2015 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.