Página Inicial • Você está em: Universidade Paulista / EaD / Institucional
  • UNIP EaD   INSTITUCIONAL

    Conheça a Universidade Paulista
Dúvidas Frequentes
O que é UNIP EaD? +

É o sistema de Educação a Distância da UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA, uma instituição de ensino com mais de 30 anos de existência, com sede em São Paulo e atuação em todo o Brasil. Reconhecida pela excelência dos serviços que presta, a UNIP é uma das mais conceituadas instituições de ensino da atualidade.

Existe alguma lei que regulamenta a Educação a Distância? +

Sim. A legislação brasileira sobre EaD é composta, além da constituição, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, resoluções, portarias e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação. No site do MEC poderão ser encontradas mais informações.

A UNIP está credenciada a oferecer cursos na modalidade EaD? +

Sim. A UNIP está devidamente credenciada pelo MEC para ofertar cursos a distância, conforme as seguintes portarias: Cursos Superiores a Distância – Portaria Nº. 3.633, de 9 de novembro de 2004; Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância – Portaria Nº. 3.475, de 22 de outubro de 2004.

Qual a exigência para participar do processo seletivo para os cursos de graduação da UNIP EaD? +

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio (2º grau) está apta a participar do processo seletivo para ingresso no curso de graduação.

Qual a exigência para participar do processo seletivo para os cursos de pós-graduação da UNIP EaD? +

Qualquer pessoa que tenha concluído algum curso superior está apta a participar do processo seletivo para ingresso no curso de pós-graduação.

Como é o diploma dos alunos formados pela UNIP EaD? +

Os alunos que concluírem os cursos da UNIP EaD receberão o mesmo diploma dos alunos formados em cursos presenciais.

Posso fazer Pós-Graduação depois de diplomado pela graduação da UNIP EaD? +

Sim. O diploma de graduação da UNIP EaD tem a mesma validade de um curso presencial e possibilita fazer a Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) ou Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

A monografia é obrigatória para os cursos de Pós-Graduação? Deverá ser apresentada? +

Sim. Serão obrigatórias a entrega do trabalho por escrito e apresentação para a banca examinadora em seu polo de matrícula.

Em qual local a documentação de matrícula deverá ser entregue? +

No polo em que o aluno está matriculado.

Quais os canais de atendimento ao aluno? +

O aluno tem as seguintes opções de canais de atendimento:

• Atendimento no polo em que está matriculado;
• Atendimento por telefone: 0800-010-9000;
• Atendimento pelo Central de atendimento: http://atendimento.unip.br/Alunos
• Atendimento pela Secretaria Virtual: http://www.unip.br/ead/

O que é um polo? +

É o local onde o aluno realizará suas atividades de tutoria presencial, biblioteca, tele aulas, avaliação (provas, exames, etc.), receberá atendimento, entregará os documentos. No polo, o aluno poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contato com a Instituição.

O que é um tutor? +

O tutor é um profissional que atua sanando as dúvidas dos alunos, identificando suas dificuldades e mediando todo o processo de aprendizagem. Há dois tipos de tutores: tutor a distância, atende por telefone ou pela central de Atendimento, e tutor presencial, atende no polo em horários pré-determinados.

O que é um chat? +

É uma ferramenta, disponível em seu polo de matrícula, que possibilita diálogos em tempo real. O chat é utilizado como ferramenta de suporte à aprendizagem a distância e é realizado conforme cronograma de seu curso.

O que é um fórum? +

É uma ferramenta, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possibilita discussões coletivas.

Onde as atividades presenciais serão realizadas? +

Algumas atividades como palestras, aulas inaugurais e demais atividades programadas, entre elas as avaliações, são obrigatoriamente presenciais e serão realizadas no polo em que o aluno está matriculado, de acordo com data e horário previamente estabelecidos no calendário acadêmico.

Como será computada a frequência? +

A frequência dos alunos será computada levando-se em consideração a presença nos encontros presenciais obrigatórios (quando houver) e a realização das atividades propostas no ambiente acadêmico. Para aprovação, além de obtenção da média final mínima, o aluno deve ter 75% de presença na disciplina.

Quando o aluno pode acessar o site para realizar as atividades e fazer os exercícios? +

A qualquer hora, porém, obedecendo o cronograma estabelecido em seu calendário para a realização das atividades.

Como eu verifico o calendário das disciplinas que irei cursar? +

O calendário das principais atividades das disciplinas está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para consultá-lo, o aluno deverá efetuar o login no AVA -> Conteúdos Acadêmicos -> Calendário Acadêmico (lateral direita) -> selecionar o país -> selecionar a turma desejada -> selecionar o curso.

Como funciona o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? +

O AVA é o ambiente de estudo em que o aluno deverá responder a questionários, acessar fóruns, secretaria virtual, enviar chamados aos tutores e ter acesso a todos os serviços oferecidos pela instituição.
Para efetuar o login, o aluno deverá acessar o site http://www.unip.br/ead e, na área do aluno, informar seu RA e senha.
No menu Informações Gerais, existe o vídeo Primeiros Passos – Explorando o AVA, orientando o aluno na utilização do ambiente virtual de aprendizagem.

Como entro em contato com o coordenador do meu curso? +

Para entrar em contato com o coordenador do curso, o aluno deverá abrir uma solicitação através da Central de Atendimento: http://atendimento.unip.br/Alunos. A nova solicitação deverá ser aberta no item Pedagógico.

O que é Secretaria Virtual? +

A Secretaria Virtual é um ambiente que permite acesso às informações acadêmicas e financeiras, solicitação e consulta de serviços. O aluno pode consultar uma apresentação sobre a Secretaria Virtual em: http://www.unip.br/ead/Servicos/apresentacao_secretaria_virtual

Onde eu vejo minhas notas e faltas? +

As notas e faltas podem ser consultadas na Secretaria virtual.

Como funcionam as avaliações? +

A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina e é avaliado por meio de verificações parciais e exames. Essa apuração envolve simultaneamente aspectos de frequência e aproveitamento escolar. A avaliação nas disciplinas será obtida por meio de provas ou outros, em conformidade com o respectivo plano de ensino.

Como são calculadas as médias? +

Para verificar como as médias são calculadas, o aluno deverá acessar o Regimento Geral e o Manual de Informações Acadêmicas que está disponibilizado na Secretaria Virtual -> menu Principal.

O que são as Atividades Complementares? +

Atividades complementares são atividades extracurriculares que possibilitam ao aluno adquirir conhecimentos de interesse para sua formação pessoal e profissional. São obrigatórias para todos os cursos de graduação.

Como funcionam os estágios? +

O estágio, quando obrigatório, deverá ser realizado em instituições conveniadas com a Universidade e sua carga horária varia de acordo com o curso.

Como imprimir os boletos para pagamento das mensalidades? +

O aluno deve emitir o boleto mensalmente através da Secretaria Virtual (http://www.unip.br/ead/) -> menu Financeiro -> Impressão de boletos.

Quais os tipos de desconto e bolsas concedidos pela Universidade? +

A UNIP concede os seguintes tipos de descontos e bolsas:

PROUNI
Bolsa do governo pré-selecionada pelo próprio PROUNI e classificada de acordo com a nota obtida no ENEM. Para candidatar-se ao PROUNI o candidato deve acessar a página http://www.unip.br/ead/Servicos/prouni para obter informações detalhadas. O estudante que tiver concessão da bolsa poderá acessar o Manual do Bolsista nas páginas
http://prouniportal.mec.gov.br/images/pdf/manual_bolsista_prouni.pdf ou https://www.unip.br/ead/content/servicos/arquivos/prouni_manual_bolsista.pdf .

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Modalidade de bolsas da UNIP financiadas pelo CNPq, pelo banco Santander e pela própria UNIP.

CONVÊNIO EMPRESA
Modalidade de desconto graças à parcerias com mais 5 mil empresas conveniadas. Verifique no site http://www.unip.br/ead/conveniados/relacao_empresas quais as empresas que têm convênio com a UNIP.

ATLÉTICA
Oferece bolsas aos atletas que participam das modalidades da FUPE – Federação Universitária Paulista de Esportes e JUBA – Jogos Universitários Brasileiros.

FUNCIONÁRIOS
Funcionário e dependentes de funcionários da ASSUPERO, após o período de experiência, conforme convenção coletiva de cada estado.

PROGRAMA DE DESCONTO ESPECIAL PELO ENEM
Programa que concede desconto nas mensalidades de ingressantes EM 2017/2 pelo aproveitamento da nota do ENEM, nos cursos de graduação.

BOLSA EX-ALUNO
O estudante que é ex-aluno da UNIP poderá gozar de um desconto nas mensalidades de seu curso. Após efetivação da matrícula, deverá informar o setor Tesouraria, registrando um chamado na Central de Atendimento: http://atendimento.unip.br/alunos .

BOLSA 2ª GRADUAÇÃO
O estudante que já cursou uma graduação em outra instituição de ensino poderá gozar de um desconto nas mensalidades de seu curso. Após efetivação da matrícula, deverá informar o setor Tesouraria, registrando um chamado na Central de Atendimento: http://atendimento.unip.br/alunos .

Como faço para consultar o meu contrato? +

Todos os contratos do aluno ficam disponíveis para consulta na Secretaria Virtual.

Quais os meios de pagamento? +

Os pagamentos podem ser realizados através de boleto bancário e cartão de crédito.

Como faço para negociar mensalidades em atraso? +

Através da Secretaria Virtual o aluno poderá realizar um acordo para quitar mensalidades em atraso.
Maiores detalhes sobre a realização de acordos podem ser obtidos na Secretaria Virtual -> menu Principal -> Orientação Acordo Online.

Como saber os valores dos cursos? +

Os valores podem ser consultados em http://www.unip.br/ead/mensalidade.

Os boletos de mensalidades são enviados via correio ou e-mail? +

Não. Os boletos ficam disponíveis na Secretaria Virtual -> menu Financeiro -> Impressão de boletos.

Como faço para mudar de polo ou curso? +

Após efetuar a matrícula, o aluno poderá requerer na Secretaria Virtual a reopção de curso/polo/metodologia. Os pedidos de transferência serão avaliados e poderão ser deferidos ou indeferidos de acordo com os critérios estabelecidos pela UNIP. O aluno deve acompanhar, pelo site da UNIP EaD, os prazos de solicitação desse serviço.

Como eu verifico os prazos de solicitação de serviços? +

O aluno pode consultar o calendário dos prazos da Secretaria em: http://www.unip.br/ead/servicos/prazos_secretaria
Orientações quanto aos serviços disponíveis podem ser consultadas em: http://www.unip.br/ead/Servicos/orientacao_solicitacao_servicos

O aluno de um curso presencial poderá solicitar transferência para um curso a distância ou vice-versa? +

Sim. O curso credencia o aluno a solicitar transferência para qualquer instituição, devendo sempre observar as exigências desta.

Como faço para conseguir bolsa PROUNI? +

Os candidatos que desejam ingressar nos cursos da UNIP EaD por meio do Programa Universidade para Todos – Prouni – devem acessar a página http://www.unip.br/ead/Servicos/prouni para obter informações detalhadas.

Como faço para saber a regência do PROUNI? +

O estudante que tiver a concessão da bolsa deverá acessar o Manual do Bolsista através da página http://prouniportal.mec.gov.br/images/pdf/manual_bolsista_prouni.pdf
ou http://www.unip.br/ead/content/servicos/arquivos/prouni_manual_bolsista.pdf.

Como faço para conseguir bolsa FIES? +

A UNIP EaD não oferta financiamento estudantil por meio do programa FIES.

Como eu faço para voltar a estudar depois do trancamento de matrícula ou abandono do curso? +

O aluno que tiver interrompido seu curso por abandono ou trancamento pode solicitar seu retorno à Universidade via Secretaria Virtual, menu serviços, solicitando o serviço reabertura de matrícula, obedecendo os prazos estipulados pela secretaria. A solicitação é analisada pelo Coordenador do curso que indicará a série em que o aluno deverá ser matriculado. Se esta série não estiver sendo oferecida, o aluno deverá retornar no período letivo seguinte e fazer nova solicitação. O retorno aos estudos obrigará o aluno a cumprir o currículo vigente para a turma na qual está ingressando.
O aluno deverá acompanhar na Secretaria Virtual o deferimento de sua solicitação.

Como eu faço para voltar a estudar depois do cancelamento de matricula? +

O aluno deverá prestar novo processo seletivo. Após a matrícula o aluno poderá solicitar dispensa de disciplinas já cursadas e aprovadas, se for o caso.

Como eu faço para obter a minha carteirinha escolar? +

A primeira carteirinha é gratuita e é enviada ao polo de matrícula do aluno.

Posso usar as bibliotecas da instituição? +

Sim, o aluno poderá realizar consultas nas bibliotecas da instituição, porém deverá portar a Carteirinha Escolar para se identificar na biblioteca desejada.

O que é uma disciplina de adaptação (AD)? +

É a disciplina a ser cursada pelo aluno que ingressou por meio de transferência ou reabertura ou que teve sua grade curricular alterada. Essa disciplina é da série anterior a atual, porém que ainda não foi cursada pelo aluno.

O que são disciplinas de dependência (DP)? +

É a disciplina que foi cursada, porém, o aluno foi reprovado.

O que é dispensa de disciplina? +

O serviço de dispensa de disciplina destina-se a estudantes que cursaram disciplinas em outro curso superior e desejam dispensá-las do curso atual por aproveitamento de estudos, após analise do Coordenador do curso atual.

Como requisitar dispensa de disciplina? +

O aluno que pretende solicitar o aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente deverá fazê-lo via Secretaria Virtual. O aluno deve acompanhar, pelo site da UNIP EaD, os prazos de solicitação desse serviço.

Como são cobradas as disciplinas de dependência, adaptação e dispensas? +

O contrato do aluno detalha as regras de cobrança das disciplinas de dependência, adaptação e dispensa. Todos os contratos ficam disponíveis para consulta na Secretaria Virtual.

Após o término do curso terei acesso aos conteúdos e ambiente virtual? +

Não. O ambiente virtual e conteúdos ficam disponíveis para o aluno enquanto estiver regularmente matriculado.

Consigo acessar o ambiente acadêmico se estiver com a matrícula trancada? +

Não. O ambiente acadêmico fica disponível apenas para alunos regularmente matriculados.

Preciso solicitar meu diploma quando concluir meu curso? +

Não. O diploma será confeccionado e registrado após a colação de grau.

Preciso solicitar a colação de grau após o término do curso? +

Não. A colação de grau será realizada automaticamente após o fechamento das médias no término do curso.