Perguntas frequentes para alunos estrangeiros


SOU ESTRANGEIRO E QUERO ESTUDAR NA UNIP. QUAL O PROCEDIMENTO?

1. Para Graduação:

As formas para ingresso na UNIP são: processo seletivo ou transferência.
Para ingressar na UNIP pelo processo seletivo (vestibular), o candidato deverá  verificar as informações e datas disponíveis para inscrição do Vestibular no link www.unip.br/vestibular/index.asp.

Para ingresso por transferência de faculdade, a solicitação de transferência é feita pela internet (www.unip.br - item "Transferência Imediata") através do nº do CPF, por isso o candidato deve possuir esse documento. Referente à documentação para a transferência para a UNIP, o candidato deverá posteriormente comparecer ao campus onde tem interesse de estudar e entregar histórico escolar da universidade de origem e planos de ensino traduzidos e juramentados com o visto do consulado/embaixada brasileira no país de origem do documento ou da Cruz Vermelha ou do Consulado/embaixada no país de origem no Brasil. Nesse procedimento o candidato deverá fazer uma redação no processo seletivo. 

Com relação ao processo de matrícula para aluno estrangeiro, é necessário apresentar os seguintes documentos para verificação:  

  • Histórico e Certificado do Ensino Médio juntamente com a Certidão de Equivalência de Estudos emitida pela DELEGACIA DA EDUCAÇÃO;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • RNE ou visto temporário ou permanente, desde que a validade deste não esteja expirada;
  • CPF;
  • comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);
  • Além de 02 fotos 3x4

2. Para Pós-Graduação Lato-Sensu

Para ingresso nos cursos de Pós-Graduação Presencial e Semipresencial, os candidatos estrangeiros não residentes no Brasil deverão apresentar 01 cópia legível e autenticada dos seguintes documentos: 

  • diploma da graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se a documentação estiver em língua espanhola);
  • passaporte (inclusive do visto de permanência no país);
  • comprovante do plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação 
  • uma foto 3x4 recente.

3. Para Intercâmbio:

Para realização de intercâmbio acadêmico na UNIP é preciso que a universidade onde o candidato estuda realize acordo de cooperação com a Universidade Paulista - UNIP. Todos os processos de parceria da UNIP são tramitados pela área de Internacionalização Acadêmica. A área de Relações Internacionais da universidade do exterior deverá entrar em contato com a área de Internacionalização Acadêmica da UNIP, pelo e-mail relacoesinternacionais@unip.br, para que seja analisada a possibilidade de realização de acordo de colaboração internacional entre as duas instituições.

Prazos para a aplicação:
1º semestre (janeiro-junho): 30 de Novembro
2º semestre (julho-dezembro): 30 de Maio
Caso tenha alguma dúvida, por gentileza, não hesite em entrar em contato conosco.


RECEBI A CARTA DE ACEITE DA UNIP PARA REALIZAR O INTERCÂMBIO. QUAIS AS ORIENTAÇÕES PARA OBTENÇÃO DO VISTO E SEGURO SAÚDE/VIAGEM INTERNACIONAL?

Visto

Diversos países estrangeiros possuem consulado no Brasil e em São Paulo. Para consultar os países que têm representantes na cidade, consulte os endereços e contatos nos portais abaixo:

Após entrada no país com o visto de estudante, o estrangeiro deverá solicitar o Registro Nacional Migratório (RNM). Procedimentos e documentação necessária disponíveis no site da Polícia Federal: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao/cedula-de-identidade-de-estrangeiro/documentos-necessarios-para-registro/visto-consular/visto-consular

Seguro Saúde

O seguro viagem deve abranger todo o período do intercâmbio, com cobertura médica em caso de doença ou acidente, repatriação médica ou funerária e acidentes pessoais. Deverá ser contratado também um seguro de saúde internacional válido para o país de destino do aluno, contemplando, além das despesas relativas a eventuais problemas de saúde, as despesas de transporte em caso de óbito no exterior.

Seguro Saúde
Serviço de Assistência Valor (em dólares)
Assistência médica por acidente US$100.000
Assistência médica por doença US$100.000
Assistência farmacêutica SIM
Traslado médico SIM
Repatriação médica/sanitária  SIM
Traslado de corpo SIM
Repatriação funerária SIM
Morte acidental SIM
Invalidez permanente total/parcial por acidente SIM
Extravio de bagagem SIM
Cobertura para prática de esportes SIM

DISCIPLINAS INTERNACIONAIS EM CURSOS REGULARES

Subjects of Law course offered in English:

  • Communication and Expression
  • Philosophy of Law
  • Social Science
  • Political Science
  • Law and Globalization

Subjects of Electric Engineering course offered in English:

  • Eletric Machines
  • Power Systems