Banco de Teses

Nessa seção colocamos à disposição do usuário resumos de teses defendidas sobre o tema da moda e outros temas relacionados, como semiótica, ciências sociais, economia, história, entre outras.

Para incluir sua tese ou dissertação no site escreva para Marko Monteiro ou Maria Claudia Bonadio.

Títulos disponíveis

ABREU, Alice Rangel de Paiva. Trabalho industrial a domicílio na industria de confecção. Tese de doutorado. FFLCH, USP, São Paulo: 1980.

ALMEIDA, Adilson José de. UNIFORMES DA GUARDA NACIONAL; 1831-1852: a indumentária na organização e funcionamento de uma associação armada. São Paulo, Dissertação de mestrado, Depto de História da FFLCH/USP, 1999.

BONADIO, Maria Claudia. Moda: Costurando Mulher e Espaço Público. Estudo sobre a sociabilidade feminina, São Paulo 1913-1929. Dissertação de Mestrado. Departamento de História. Linha: Cultura e Cidades. IFCH -UNICAMP, Campinas, 2000.

BORGES, Maria Zélia. Vocabulário da moda no português do Brasil: abril/90 a janeiro/91. Tese de doutorado, FFLCH, USP, São Paulo, 1994.

BARBOSA, Joaquim Carlos da Silva. Marketing de moda na internet: Estudo de casos no segmento de roupas de marca. Dissertação de mestrado, Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 1999.

CALDAS, Dario Giordano. O velho e o novo na moda masculina: O processo de difusão da inovação no segmento clássico. Dissertação de mestrado, Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, USP, São Paulo, 1999.

CARRASCOZA, João Anzanello. O algo mais na publicidade brasileira dos anos 90: Um estudo sobre a rede semântica no texto publicitário de mídia impressa. Dissertação de mestrado, Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 1998.

CORRÊA, Nayá Gomes. Como são percebidos os produtos estrangeiros: Um estudo comparativo sobre grifes de roupas, perfumes e vinhos estrangeiros. Dissertação de mestrado, Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 1991.

CORREA, Tupã Gomes. Disco e moda: furacão do rock na articulação do mercado cultural.Tese de livre docência Departamento de Jornalismo e Editoração. Escola de Comunicações e Artes - ECA. São Paulo: 1988.

DEACTO, Marisa Midore. Comércio e vida urbana na cidade de São Paulo (1889-1930). Dissertação de Mestrado, História Econômica, FFLCH, USP, São Paulo: 2000.

FAÇANHA, Astrid Sampaio. A Moda em ação: entre pigmentos, scrapt books e passarelas. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro. Ciência da Informação/ Universidade Federal Do Rio De Janeiro, 1999.

FERES, Mabel. O mundo da pose: Um olhar sobre a fotografia de moda no Brasil. Dissertação de mestrado, Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 1999.

FERRON, Wanda Maleronka. Fazer roupa virou moda. Um figurino de ocupação da mulher. São Paulo (1920 -1950).Tese de doutorado. Departamento de História Econômica, FFLCH, USP. São Paulo, 1996

FRADE, Isabela Nascimento. O barato da arte na praça: O artesanato na Feira Hippie de Ipanema. Dissertação de mestrado, Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 1994.

GARAVELLO, Maria Elisa de Paula Eduardo. Costura social do vestuário: Da teoria à prática. Tese de doutorado. Antropologia social, FFLCH, São Paulo:1991.

GEARGEOURA, Lucien Jacques. Marketing para bens de luxo: Um estudo exploratório no setor de objetos de viagem, couro e acessórios de moda - o caso de Louis Vuitton. Dissertação de mestrado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, USP, São Paulo, 1997.

GIBERT, Vera Lígia Pieruccini. O entorno acadêmico e industrial têxtil no vestir e morar brasileiros. Disseração de mestrado, Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 1993.

GOMES, Suzana Helena de Avelar. A Comunicação da Moda no Brasil na Globalização. Dissertação de Mestrado. Programa de Comunicação e Semiótica PUC-SP São Paulo 2000.

IDARGO, Alexandre Bergamo. A Experiência do Status. Dissertação de Mestrado. Departamento de Sociologia, FFLCH, USP. São Paulo: 2000.

LEÃO, Joelma. A engenharia da moda e os programas de TVs por assinatura" (Análise das tendências de moda Primavera/Verão 97 através dos estudos da de casos das empresas "Promostyl", "Ciba" e "Du Pont" e os programas "86-60-86" e "Style".Dissertação de Mestrado Departamento de Multimeios. Campinas: Unicamp, 2001.

MENDONÇA, Míriam da Costa, Manso Moreira de. O reflexo no espelho: O vestuário e a moda como linguagem artística e simbólica. Dissertação de mestrado, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás. Goiânia: s.d.

MIRANDA, Andrea Cristina Lisboa de Miranda. O Traje dominate. Do Papel Social da Indumentária no Barroco Joanino enquanto forma expressiva de comunicação. Dissertação de Mestrado. Artes Visuais - IA - UFRGS. Porto Alegre: 1998.

MONTEIRO, Marko. Masculinidade em revista: Um estudo da VIP Exame, Sui Generis e Homens. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UNICAMP, Campinas, 2000.

NACIF, Maria Cristina Volpi. Estilo urbano; um estudo das formas vestimentares das camadas médias urbanas, no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XX. Tese de doutorado. Niterói: ICHF/ Universidade Federal Fluminense, 2000.

NACIF, Maria Cristina Volpi. Obra Consumada; uma abordagem estética da moda feminina, no Rio de Janeiro, entre 1932 e 1947. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: EBA/CLA/ Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1993.

PAULA, Teresa Cristina Toledo de. Inventando moda e costurando história: pensando a conservação de têxteis no Museu Paulista. Dissertação de Mestrado. Escola de Comunicações e Artes - ECA-USP. São Paulo:1998.

PAULO, Wanderley Lima de. Análise da avaliação da produção na pequena indústria têxtil. Dissertação de Mestrado, Engenharia de produção, EESC - USP. São Carlos:1999.

PETTER, Margarida Maria Taddoni. Construção de pani, fani e vestuário em diula. Tese de Doutorado, Semiótica e Linguística Geral. FFLCH - USP, São Paulo: 1992.

RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. Representações da Roupa e da moda no Rio de Janeiro do Século XIX. Dissertação de Mestrado. Departamento de História. PUC- RJ. Rio de Janeiro: 1992.

RIZZI, Maria Cristina de Souza Lima. Olho vivo: Arte-Educação na exposição Labirinto da moda: uma aventura infantil. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, USP. São Paulo: 1999.

ROMERO, Maria Carmem. A sublime arte de Toscani: um estudo de caso da arte publicitária da Benetton. Dissertação de mestrado. Escola de Comunicações e Artes - ECA. Depto. de Relações Públicas, Propaganda e Turismo. Curso de Ciências - linha Arte Publicitária e Produção Simbólica. São Paulo:1998.

SOUZA, Gilda de Mello e. A Moda no século XIX. Tese de Doutorado, departamento de Sociologia. FFLCH, USP, 1950.