Alunos do curso de Ciência da Computação desenvolvem aplicativo de Gerenciador de Eventos

Os alunos Fernando Bueno, Isabela Aparecida Teixeira de Souza, Luis Felipe Tietz Gebara e Samuel Furlan Rodrigues, do curso de Ciência da Computação, desenvolveram como Trabalho de Conclusão de Curso de 2018 um sistema e um aplicativo de gerenciamento de eventos para o campus Sorocaba.

Com o objetivo de agilizar e automatizar o fluxo de alunos no auditório, a proposta foi criar um sistema para emissão de credenciais, certificados e relatórios, gerenciando também o fluxo completo dos alunos presentes nos eventos. O grupo de pesquisa formado pelos referidos alunos se responsabilizou por desenvolver um projeto de documentação e um aplicativo, com protótipos de telas que demonstrassem o funcionamento do sistema, o planejamento, o desenvolvimento e todos os requisitos necessários para que a unidade consiga ter mais eficiência com um sistema unificado.

O aplicativo foi pensado para ser utilizado por todas as unidades da Universidade como oportunidade de conhecimento dos eventos com foco na experiência de uso, por isso os estudantes o denominaram UNIPX, junção da sigla UNIP com X de experiência, sendo a pronúncia “UNIPEX”.

O projeto foi idealizado pelo coordenador dos cursos tecnológicos, Richardson Luz, que foi professor dos alunos durante dois semestres no curso e os motivou a desenvolver o sistema. O grupo contou ainda com o apoio do coordenador do curso de Ciência da Computação e diretor do campus Sorocaba, Glaucio Celso Luz.

O sistema foi estreado na Jornada de Tecnologia 2018, realizada em setembro, e até o final desse mesmo ano registrou os seguintes números:

- Usuários cadastrados: 2.278

- Eventos / Palestras: 78

- Inscrições nos eventos: 9.242

- Certificados emitidos: 6.221

O sistema terá continuidade em 2019 no campus Sorocaba.