Capes homologa Dinter entre UNIP e UNIFSA

Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu avaliados com nota 4 ou superior podem ofertar seus cursos de mestrado e/ou doutorado em locais com carência dos mesmos, dentro dos projetos Minter (Mestrado Interinstitucional) e Dinter (Doutorado Interinstitucional). O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção da Universidade Paulista (PPGEP-UNIP) recebeu nota 5 e, no sentido de contribuir solidariamente com a formação de doutores, submeteu à Capes um projeto Dinter em parceria com o Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) de Teresina, Piauí, o qual foi homologado no final de agosto passado.

Participarão do Dinter 16 alunos de Teresina e região. As aulas serão ministradas pelos professores do PPGEP nas instalações do UNIFSA, durante uma semana por mês, em período integral. Além das aulas presenciais, o projeto prevê estágio dos alunos no campus Indianópolis, sede do PPGEP.

Todo o aparato moderno de comunicação a distância da UNIP, disponível para os cursos EaD, será utilizado para orientação e contato permanente com os novos alunos. O Dinter no Piauí tem como objetivo contribuir para a qualificação de recursos humanos, cuja falta tem impedido a regularização de cursos de Engenharia e afins em decorrência da indisponibilidade de professores titulados para atender às exigências legais para compor seus quadros docentes. Visa, também, fomentar a realização de pesquisas para solução de problemas locais ou minorar seus efeitos.

O Dinter terá duração de 4 anos, já tendo sido realizado o exame de ingresso e a seleção dos novos alunos. As aulas e demais atividades terão início em fevereiro de 2019.