Curso de Turismo participa do projeto TBC Cachoeira de Paratinga em São Vicente

O curso de Turismo do campus Santos realizou, entre os meses de maio e novembro de 2018, avaliação e desenvolvimento do Projeto de Turismo de Base Comunitária (TBC) na Cachoeira de Paratinga, localizada na área continental de São Vicente.

A ação se deu a partir do convite da Subprefeitura da Área Continental de São Vicente para que os cursos de Turismo da UNIP, campus Santos, e do Instituto Federal de Educação (IFSP), campus Cubatão, conhecessem a atual estrutura e sugerissem propostas para alavancar a organização e o desenvolvimento sustentável do turismo naquela região da Serra do Mar, parte integrante da chamada Região Turística da Costa da Mata Atlântica.

Liderados pela coordenadora assistente do curso de Turismo do campus Santos, Simone Monteiro Cardoso, os professores Alexandre Nunes Affonso (Políticas Públicas Aplicadas ao Turismo) e Fernando Degaspari (Espaço Rural e Urbano Aplicados ao Turismo) realizaram visitas técnicas, participaram de reuniões técnicas e orientaram os alunos do primeiro e do segundo semestres no desenvolvimento do olhar crítico e de ações visando a estruturação, o envolvimento da comunidade e a promoção de trabalhos reparadores no local, a fim de permitir, com base no protagonismo da comunidade, a atuação do turismo de maneira efetiva.

As reuniões técnicas ocorreram ao longo do mês de maio na sede da Subprefeitura da Área Continental de São Vicente, conduzidas pelo subprefeito, Perivaldo Santana, que apresentou aos docentes do campus Santos e ao coordenador do IFSP as ideias preliminares para o desenvolvimento dos trabalhos. Após duas reuniões, foi feita a primeira visita técnica, com a participação dos estudantes das duas entidades.

Ao longo dos meses de agosto e outubro foram realizadas cinco oficinas de trabalho, com a participação de representantes da Prefeitura Municipal de São Vicente, do IFSP campus Cubatão, alunos e professores do campus Santos envolvidos com o projeto, além de representantes da comunidade. A primeira oficina ocorreu nas dependências do IFSP, em Cubatão, e a segunda, nas dependências da Subprefeitura de São Vicente. A terceira oficina foi realizada nas dependências do campus Santos/Rangel, na qual foram avaliadas e propostas as ideias e ações para o desenvolvimento do TBC Cachoeira de Paratinga. Na cachoeira propriamente, ocorreu a quarta oficina, que visou analisar como será o desenvolvimento das propostas sugeridas. As principais ações propostas foram:

- Sinalização turística ao redor e na Cachoeira;

- Métodos de segurança ao redor e na Cachoeira;

- Procedimentos para a prática de reciclagens;

- Conscientização voltada à sustentabilidade da região;

- Acolhimento de Base Comunitária (hospedagem); e

- Centro de visitantes (turismo receptivo).

No dia 1º de dezembro, foi realizada a quinta e última oficina, com apresentação das ações propostas. Na oportunidade, o prefeito municipal de São Vicente, Pedro Gouveia, o subprefeito da Área Continental, Perivaldo Santana, o secretário de Turismo de São Vicente, Henrique Marx, o presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Vicente, Claudionor José do Carmo, além de empresários, representantes das comunidades, secretários municipais e servidores da Prefeitura Municipal de São Vicente, em companhia do diretor geral do campus Santos, Edison Monteiro, e demais autoridades, puderam constatar o empenho dos estudantes do curso de Turismo na construção coletiva do TBC Cachoeira de Paratinga. As autoridades, então, se sucederam na apresentação de suas positivas considerações, ressaltando a intenção de prover os recursos necessários para a execução das propostas apresentadas.

Toda a estrutura, incluindo roteiro de apresentação, preparação do ambiente para as apresentações e coffee breaks servidos aos participantes, foi desenvolvida pelos alunos do curso de Turismo do campus Santos, sob orientação dos referidos professores participantes do projeto. Ao final do evento, os estudantes das duas instituições envolvidas receberam do prefeito municipal de São Vicente e do diretor geral do campus Santos os certificados de participação no desenvolvimento do TBC Cachoeira de Paratinga.

Por fim, há de se destacar o envolvimento dos corpos docente e discente do curso de Turismo do campus Santos que, de maneira efetiva, contribuíram para o cumprimento das atividades preconizadas pela Universidade, a saber, a efetiva integração entre ensino, pesquisa e extensão em prol da comunidade.