Campus Assis realiza Jornada Científica da Fisioterapia 2018

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, o campus Assis realizou a Jornada Científica da Fisioterapia 2018, juntamente com o Quinto Encontro de Alunos e Egressos do Curso de Fisioterapia.

O evento, que contou com diversas palestras e exposições, teve como principal objetivo demonstrar os avanços da Fisioterapia no Brasil nos últimos 49 anos, desde sua forma reabilitadora à formação generalista e seu reconhecimento como integrante do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura foi realizada no dia 4, no período da manhã, seguida da apresentação do balé adaptado Um mundo de possibilidades. Logo após, o diretor-secretário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região, Eduardo Filoni, fez o julgamento ético simulado. Já no período da tarde, a terapeuta Camila Boarini dos Santos e a psicóloga Fernanda Delai Lucas Adurens ministraram uma palestra sobre Sinais de risco do transtorno do espectro autista e intervenção precoce. No período noturno, o fisioterapeuta Roberto Procópio Pinheiro abordou o tema Osteopatia nos sintomas musculoesqueléticos: uma abordagem holística.

Na manhã do dia 5, a programação contou com as palestras A Fisioterapia na atenção primária à saúde: percepção de discentes, equipe de saúde e pacientes, com a professora Bruna Mastroldi dos Santos, e Motivação para ser fisioterapeuta, com a professora Fernanda Lopes Medeiros. Ainda pela manhã houve exposição de banners e avaliação dos trabalhos dos alunos do curso.

À tarde, a fisioterapeuta Marianne Penachini da Costa Rezende Barbosa abordou o tema VFC: definição, protocolo de utilização e aplicabilidade clínica. Em seguida, a fisioterapeuta Camila de Moraes Delchiaro, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Assis, enfocou O papel do fisioterapeuta NASF. Encerrando a programação da tarde, houve nova exposição de banners e avaliação de trabalhos. E, à noite, o fisioterapeuta André Luis da Silva proferiu a palestra Fisioterapia além dos sintomas.

No último dia da Jornada, pela manhã, a professora Taciana Lemes falou sobre Gestão e empreendedorismo na Fisioterapia e o fisioterapeuta Rafael Barreira Fernandes, sobre Fisioterapia na UTI. Após, os alunos do curso expuseram seus banners e tiveram seus trabalhos avaliados. Já no período da tarde, a fisioterapeuta e empresária Letícia Frazão apresentou a palestra Fisioterapia na Estética: massagens terapêuticas, e seguiu-se nova exposição de banners e avaliação de trabalhos. Para encerrar a Jornada, no período noturno, a professora Maria Cristina Parisotto discutiu sobre as Possibilidades do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) em Fisioterapia Aquática.

A Jornada teve ainda um caráter social, arrecadando fraldas geriátricas, doadas pelos participantes, que serão distribuídas para entidades carentes do município de Assis.