UNIP é sede do Décimo Oitavo Conic-Semesp

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o campus Cidade Universitária sediou o maior evento nacional de Iniciação Científica, o Décimo Oitavo Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), promovido pelo Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp). A cada edição, o Congresso tem um tema central como eixo e neste ano o tópico em questão foi Quais as perspectivas da Quarta Revolução Industrial?

O Conic-Semesp 2018 recebeu a inscrição de mais de 2 mil trabalhos de 213 instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, de todo o Brasil. Do total, 1.998 trabalhos de 17 estados mais o Distrito Federal, nas áreas de Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, foram aprovados para serem apresentados durante os dois dias do evento.

A mesa de abertura foi composta pela vice-reitora de graduação da UNIP e anfitriã do Congresso, professora Marília Ancona-Lopez, pela diretora financeira do Semesp, Cecília Anderlini, e pelo diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. Na oportunidade, a vice-reitora deu as boas-vindas a todos os alunos participantes e ressaltou a importância da pesquisa na formação acadêmica: “A Iniciação Científica é de grande valor e colabora efetivamente no avanço do conhecimento, pois está ligada a uma grande área de pesquisa, colabora com outros trabalhos que estão sendo desenvolvidos e muitas vezes abre uma oportunidade de carreira para os alunos.”

Cecília Anderlini, por sua vez, parabenizou a UNIP pela contribuição à Iniciação Científica e ao desenvolvimento do país, com a entrega de uma placa em homenagem à professora Marília Ancona-Lopez. Em seguida, Rodrigo Capelato realizou uma breve apresentação de dados relevantes do Conic 2018. Segundo apontou, do total de alunos inscritos nesta edição, 78,4% foi da rede privada e 21,6% da rede pública. Os cursos que tiveram o maior número de trabalhos inscritos foram Enfermagem, Administração e Engenharia de Produção (rede privada); Medicina, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Comércio Exterior (rede pública).

Já no segundo dia do Congresso, as apresentações dos trabalhos de pesquisa continuaram até a cerimônia de encerramento, quando houve a premiação de 10 trabalhos em andamento e 10 já concluídos. O destaque foi para a aluna do curso de Pedagogia da UNIP, Amanda Barsottini da Rocha, premiada na categoria de Ciências Humanas e Sociais pelo trabalho em andamento intitulado A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: as instâncias educacionais no processo de homologação. A estudante recebeu um cheque no valor de R$ 1.500,00.