Campus São José do Rio Preto promove Jornada de Engenharia Civil

Nos dias 24 e 25 de outubro, o campus São José do Rio Preto promoveu a Jornada de Engenharia Civil. O evento foi organizado pelos alunos do oitavo semestre, sob supervisão dos coordenadores do curso, com o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica um panorama das atualidades da área.

A abertura das atividades, no dia 24, no período diurno, contou com a presença de alunos de todos os semestres, professores e coordenadores. Os professores Marta Cecília Nemoto, Michele da Silveira Baldacin, Lucas Augusto e o coordenador auxiliar do curso, José Antônio Armani Paschoal, foram convidados para compor a mesa diretiva. Em seguida, foram ministradas as palestras Reabilitação das estruturas pós-estado de ruína e colapso, com o engenheiro civil e diretor técnico do Grupo CAPI Engenharia, João de Carvalho; e Avaliação imobiliária e financiamento habitacional Caixa, com o engenheiro civil responsável da Caixa Econômica Federal, proprietário da empresa Potenge Engenharia e coordenador de Infraestrutura do Núcleo de São José do Rio Preto do Centro Paulo Souza, Pedro Tonello.

Já no período noturno, a diretora do campus, Simone Azevedo Buchala, abriu a programação convidando para a mesa de honra a coordenadora do curso de Engenharia Ciclo Básico, Denise Marin, o coordenador do curso de Engenharia Civil, José Armani, e os professores Fernando Carrera e Enio José Bolognini. Ainda à noite, foram abordados os temas Qualidade de obra: controle tecnológico e ensaio de materiais, com o engenheiro civil especialista na Norma RBR 17025 da ABNT, Carmo Augusto Notes Zagui; e Engrandecimento curricular com intercâmbio, com a gerente da Wit.Working e presidente da Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales (AIESEC) de São José do Rio Preto, Michele Nogueira.

No dia 25 de outubro, data em que se comemora o Dia do Engenheiro Civil, a aluna do oitavo semestre Renata Pessoa Ferreira realizou a abertura das atividades e os professores Marta Cecília Nemoto, Roseane Vilela, Cássio Leandro do Carmo, Enio José Bolognini e José Antônio Armani Paschoal compuseram a mesa diretiva. As palestras da manhã foram duas: Considerações sobre o reforço e adequação de estruturas, com o engenheiro civil e doutor em Ciências e Engenharia dos Materiais, Roberto Ramos; e Os desafios de ser engenheiro estrutural, com o engenheiro civil e pedagogo, Norton Bacarissa.

Para o encerramento da Jornada, a aluna do oitavo semestre Luciana Costa chamou os professores Roseane Vilela, Fernando Carrera e o coordenador José Antônio Armani para formarem a mesa de honra e, em seguida, convidou todos os presentes para entoarem o Hino Nacional.

As palestras da noite foram apresentadas pelo engenheiro civil e diretor da empresa Steng Engenharia, Abrão Selem Neto, que abordou o tema Alvenaria estrutural de concreto, e pelo engenheiro civil e coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito de Rio Preto, Pedro Romeiro, que falou sobre o importante tema As causas de acidentes segundo a Engenharia de Tráfego e como proceder a intervenções em locais de conflito.

Durante os dois dias houve ainda exposição de banners e maquetes no hall do teatro, coffee breaks oferecidos nos intervalos e sorteios de cursos de Autocad.