Campus São José do Rio Pardo recebe eventos sobre reabilitação bucomaxilofaciais

A noite do dia 9 de novembro, no campus São José do Rio Pardo, foi marcada por três eventos: palestra do professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da UNIP e diretor do Instituto Mais Identidade, Luciano Dib; lançamento do livro Identidade Cultural – da Literatura para a Razão, de Vanilda Ribeiro dos Santos; e abertura da exposição fotográfica homônima, de Márcio Lauria Filho, responsável pela fotografia da obra. O projeto todo contou com o apoio da UNIP.

A palestra de Luciano Dib versou sobre os procedimentos necessários para a reabilitação de pacientes com deformidades bucomaxilofaciais, de modo a devolver a identidade perdida e o sorriso no rosto de cada um. O professor apresentou desde casos de pessoas que perderam a orelha até pessoas que tiveram o rosto totalmente desfigurado em decorrência de tumores.

O livro, por sua vez, relata a trajetória de vida de 20 portadores de necessidades especiais, alguns casos especificamente associados a deformidades bucomaxilofaciais, destacando como foram seus processos de reintegração e aceitação social, em meio às dificuldades diárias por que passam. A narrativa ressalta a redescoberta da autoestima dessas pessoas, que muitas vezes são discriminadas e ignoradas pela sociedade, enfatizando a importância de se manter o “sorriso no rosto” no processo de reabilitação social.

Em um clima acolhedor e festivo, houve ainda a abertura da exposição fotográfica relativa ao projeto do livro. O evento contou com a presença do professor Luciano Dib, palestrante e curador do livro, da autora Vanilda Ribeiro dos Santos, do fotógrafo Márcio Lauria Filho, da protagonista da obra Andressa Costa, além da vice-reitora de Unidades Universitárias da UNIP, professora Melânia Dalla Torre, da diretora do campus, Gabriela Silva, e da diretora de Pós-Graduação e Pesquisa, Marina Soligo. Prestigiaram a ocasião as chefias da unidade, os coordenadores de cursos, alunos, familiares e convidados.