Campus Araçatuba e ABEG promovem o GRAPHICA 2017

A evolução da expressão gráfica em suas diversas vertentes foi o tema central do GRAPHICA 2017, a Décima Segunda edição da International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, realizada de 26 a 28 de outubro, no teatro do campus Araçatuba. O evento contou com a parceria da Associação Brasileira de Expressão Gráfica (ABEG) e com o importante apoio da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes).

Após sucessivos contatos com o presidente da ABEG, Gilson Braviano, da Universidade Federal de Santa Catarina, o evento foi coordenado pelo professor da unidade Wilson Barbosa Alves, juntamente com o diretor regional da Associação, Hélio Negri, e os coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias Civil e Mecânica do campus, Gislaine Bianchi, Tarso Cavazzanna e José Carlos Rochedo. O objetivo principal foi estimular o intercâmbio de ideias e a discussão sobre questões de interesse da área gráfica para a comunidade acadêmica e científica.

Para o presidente da ABEG, um evento desse porte contribui não só para ampliar o espaço de atuação da entidade, fortalecendo sua imagem entre estudantes, professores e profissionais das áreas de Engenharias, Arquitetura, Design, Artes e Matemática, mas também aumenta a visibilidade da instituição que a promove, inserindo o campus Araçatuba, neste caso, no cenário científico nacional e internacional.

A edição anterior da Conferência foi realizada em Lisboa, Portugal e, neste ano, pela primeira vez, ocorreu em uma universidade particular brasileira. A palestra de abertura foi proferida pelo professor da Universidade de Lisboa Fernando José Carneiro Moreira da Silva, que abordou os fatores de inclusão e exclusão em relação à comunicação visual em arquitetura e design.

Ao lado de muitas outras atividades acadêmicas preparadas pela comissão organizadora, como workshops sobre assuntos específicos, o evento contou ainda com as conferências do professor Arivaldo Leão de Amorim, graduado em Engenharia Civil e Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, e do professor Ivan Luiz de Medeiros, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Para Gilson Braviano, ter realizado a edição em Araçatuba, uma cidade do interior paulista, foi muito recompensador: “Senti, desde o início, total comprometimento da Universidade e dos organizadores, uma troca de experiências bastante proveitosa, fazendo tudo valer a pena.” Reconduzido mais uma vez ao cargo de presidente da ABEG, Braviano aproveitou para convidar Wilson Barbosa para integrar sua nova diretoria, uma forma de recompensa pelo excelente trabalho realizado pelo professor. O convite foi aceito e, no dia 6 de novembro, a comissão se reuniu para fechar o relatório e anunciar oficialmente o Rio de Janeiro como o local da próxima edição do GRAPHICA.