Unip - Universidade Paulista

XXIV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica UNIP / SANTANDER

Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Apresentação

XXIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

UNIP / SANTANDER

   

Passamos por mais de 100 dias de isolamento, devido a pandemia provocada pelo vírus Sars-Cov-2 - causador da Covid-19 até o começo da vacinação dos brasileiros. Esta foi uma experiência que permeia uma reflexão sobre todas as nossas ações/relações, envolta de nossa sociedade.

Em nosso país, as mais de 600 mil vidas foram perdidas e o isolamento nos trouxe sofrimento, mas também, alguns benefícios.

Pela primeira vez ficamos com nós mesmos ou circundados pela família. Paramos e adequamos nossa rotina e tomamos ciência para o que realmente nos é importante: a saúde.

Graças ao desenvolvimento de pesquisas e o trabalho colaborativo entre cientistas de diversos países, foi possível a criação de vacinas em tempo recorde, salvando inúmeras vidas e resgatando o pensamento mundial em dias melhores.

Lições de cidadania e solidariedade são muitas, mas o que a necessidade nos apresentou para facilitar nosso dia-a-dia, foi o uso da tecnologia para mitigar o uso de serviços no ambiente digital.

Cursos e lives ganharam mais audiência na internet, ficamos familiarizados com ferramentas de reuniões online, Zoom, Teams, GoogleMeet, o que diminuiu as distâncias e facilitaram a comunicação entre as pessoas, auxiliando também no ambiente acadêmico.

Protegidos em casa, aprendemos a consumir cultura para sobreviver psicologicamente: passeios culturais, visitas guiadas a museus de todo o mundo, bibliotecas virtuais de portas abertas, shows, teatros, amostras de cinema e vários outros tipos de entretenimento se tornaram viáveis e proveitosos.

O home office está surpreendendo muitos gestores e profissionais de todas as áreas. A produtividade no trabalhou permaneceu e o aproveitamento do tempo é incomparável, graças a disponibilização de infraestrutura, de sistemas remotos e da internet.

Não indiferente aos acontecimentos, a UNIP adequou seus processos para que os alunos da graduação continuassem seus projetos em suas iniciações científicas até sua conclusão neste período tão diferenciado que vivenciamos.

 É com muito entusiasmo que apresentamos os resumos das pesquisas concluídas em 2022. Elas reiteram o interesse dos alunos de graduação pela pesquisa científica.

Parabenizamos os envolvidos pelo engajamento, por se permitirem participar desse desafio e pela finalização de suas pesquisas.

Pelo terceiro ano consecutivo, nosso Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica será realizado remotamente, com o objetivo de partilhar o conhecimento científico com todo o Brasil.

Convidamos toda a comunidade e também aqueles que tiverem interesse pela pesquisa científica e tecnológica a prestigiarem nossos alunos pesquisadores, seus professores orientadores e todos os colaboradores do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIP neste evento.

Copyright 1999-2024 UNIP-OBJETIVO - Todos os direitos reservados.