Unip - Universidade Paulista

VII Encontro de Iniciação Tecnológica UNIP/PIBITI-CNPq

Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Apresentação

 

XXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIP/PIBIC-CNPq

VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA UNIP/PIBITI-CNPq

    II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR UNIP/PIBIC-EM-CNPq

 

Vivemos, neste ano de 2020, um momento ímpar de nossa história, pela pandemia por COVID-19 e pelo consequente isolamento social. Mais do que nunca, a pesquisa científica ganha destaque, do combate ao vírus ao manejo de estratégias de tratamento dos pacientes e da prevenção de novos casos.

Nosso Encontro será realizado de forma remota, graças aos recursos tecnológicos disponíveis, frutos do comprovado êxito da pesquisa científica e tecnológica e da capacidade humana de criação e inovação. Apesar da distância, cumpriremos o nosso compromisso de avaliação, premiação e divulgação das pesquisas discentes desenvolvidas na vigência 2019/2020, com o apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP. A qualidade, o incentivo e a ética serão preservados na escolha das melhores pesquisas, pela seleção criteriosa do Comitê Institucional, em respeito ao trabalho de alunos e orientadores comprometidos com a ciência e a inovação.

Em 2019, planejamos alterações substanciais em nosso Programa de Iniciação Científica, a começar pela introdução do sistema de duplas de alunos para a realização das pesquisas, como forma de atender à crescente demanda de novos candidatos interessados em ingressar no universo científico. Implantamos um sistema on-line para gerir as inscrições no Concurso de Iniciação Científica e Tecnológica, acompanhar o andamento das pesquisas e facilitar os trabalhos dos comitês (Institucional, Externo do CNPq e Avaliador do Prêmio de ICT) para a seleção de projetos, avaliação de relatórios e escolha das pesquisas premiadas. Foram inovações importantes que vieram incrementar nosso Programa e incentivar nossos estudantes.

É com satisfação que apresentamos os resumos das 697 pesquisas concluídas em 2020, número 19% maior se comparado à última vigência, o que confirma o interesse dos alunos de graduação pela pesquisa e a solidez do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica na Universidade, não somente pela concessão de bolsas, mas pelo estímulo, orientação e atendimento oferecidos pela equipe do Setor de Pesquisa da UNIP a todos os pesquisadores, bolsistas e voluntários.

É notável o desenvolvimento dos estudantes durante o período de imersão na esfera científica, pela aquisição de novos conhecimentos, pelo despertar de sua criatividade, pela evolução da linguagem escrita e pelo ganho de maturidade e autonomia. Os resultados podem ser conferidos a partir dos resumos das pesquisas concluídas e da premiação dos melhores trabalhos.

Agradecemos a todos os participantes pela dedicação, pelo trabalho árduo e pela determinação em concluir suas pesquisas, sobretudo nesta fase de restrição e isolamento.

Convidamos, não somente a comunidade acadêmica da Universidade Paulista, mas todos os que tiverem interesse pela pesquisa científica e tecnológica, a compartilhar conosco o sucesso de nossos jovens pesquisadores, de seus orientadores e de todos os envolvidos nos processos do Programa de Iniciação Científica e da organização deste evento.

Copyright 1999-2024 UNIP-OBJETIVO - Todos os direitos reservados.