Unip - Universidade Paulista

I Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq-Júnior

Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

 Apresentação

XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIP/PIBIC-CNPq

VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA UNIP/PIBITI-CNPq

    I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIP/PIBIC-EM

 

         Comemoramos hoje, 11 de setembro de 2019, a maioridade do Encontro de Iniciação Científica da UNIP. São 21 anos de trabalho e dedicação de alunos, professores e funcionários, os quais contribuíram para o crescimento da pesquisa em nossa Universidade, não somente em termos quantitativos, mas também em qualidade das produções e publicações de trabalhos científicos.

        A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP criou e solidificou uma cultura institucional de pesquisa científica pautada na formação de novos pesquisadores. Em 2018, tivemos um aumento substancial no valor das bolsas UNIP e no número de bolsas Santander, fato este que serve de incentivo aos alunos participantes do Programa de Iniciação Científica. Fomos agraciados com três bolsas PIBIC-EM CNPq, destinadas à iniciação científica de alunos do ensino médio de escolas públicas. Essas conquistas revelam o compromisso da UNIP em oferecer educação científica aos estudantes, a partir das demandas de criação e inovação da ciência contemporânea.  A própria infraestrutura da Universidade convida à pesquisa, pela qualidade de seus laboratórios, bibliotecas e clínicas, além dos convênios e parcerias com instituições nacionais e estrangeiras.

       É com satisfação que apresentamos as 560 pesquisas concluídas neste ano, número 15% maior se comparado à última vigência. A importância do Encontro de Iniciação Científica e da premiação às melhores pesquisas tem incrementado o interesse da comunidade discente pelo Programa de Iniciação Científica da UNIP. Os conhecimentos científicos ministrados por professores e orientadores e internalizados pelos jovens pesquisadores resultaram em trabalhos criativos, inovadores e reflexivos sobre diversos temas nas áreas da Saúde, Humanas e Sociais e Exatas.

Pela primeira vez, teremos a apresentação das pesquisas dos bolsistas PIBIC-EM, estudantes do ensino médio que tiveram a oportunidade de ser orientados por professores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e usufruir da infraestrutura de nossa Universidade, em um preâmbulo de sua formação futura. Mais uma vez, a UNIP manifesta seu compromisso com o ensino de qualidade em um programa de abrangência social e científica.

A cada ano, o Encontro de Iniciação Científica cresce em volume de projetos de diferentes procedências e temáticas, com a participação de alunos de todos os campi da UNIP, incluindo os de EaD. Aqueles que estão distantes de São Paulo têm a chance de apresentar suas pesquisas, via Skype, ao Comitê Avaliador e concorrer ao Prêmio de Iniciação Científica, o qual, desde sua criação há cinco anos, tem sido um importante estímulo aos discentes de todas as áreas.

Agradecemos a todos os participantes e expositores pela dedicação, pelo trabalho árduo e pelo compromisso com a busca de novos conhecimentos. A pesquisa científica está muito bem representada por nossos alunos e seus respectivos orientadores.

Convidamos a comunidade acadêmica da Universidade Paulista a compartilhar e comemorar conosco o sucesso de nossos jovens pesquisadores. Venham visitar a exposição dos pôsteres, combinação de ciência e arte, e prestigiar a conquista de alunos, professores e funcionários de nossa Universidade.

 

 

Copyright 1999-2024 UNIP-OBJETIVO - Todos os direitos reservados.