Unip - Universidade Paulista

V Encontro de Iniciação Tecnológica UNIP/PIBITI-CNPq

Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Apresentação

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIP/PIBIC-CNPq

V ENCONTRO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA UNIP/PIBITI-CNPq

 

 

É com satisfação que comemoramos os vinte anos do Encontro de Iniciação Científica da UNIP. Essa marca revela a consolidação da pesquisa discente na Universidade, como fonte de aprendizado, produção científica e relacionamento com as agências de fomento.  Alunos, orientadores, Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a própria Universidade como um todo são hoje agraciados pelos resultados de seu trabalho, pela dedicação incontestável e pela determinação permanente na busca do conhecimento científico.

Desde a criação do Programa de Iniciação Científica em 1993, até 2018, crescemos muito, não somente em número de pesquisadores ou bolsas, mas também em termos de produção científica de qualidade, de publicações em periódicos avalizados pela CAPES, de premiações em eventos científicos nacionais e internacionais. Os objetivos primordiais da Iniciação Científica vêm sendo atingidos pelo ingresso de pesquisadores em programas de mestrado, doutorado e de internacionalização. Várias conquistas podem ser mencionadas: começamos com apenas 10 bolsas do CNPq, hoje temos 22, incluindo aquelas provenientes do PIBITI; a UNIP expandiu seu apoio com as bolsas institucionais de 60 para 200; o Banco Santander renovou o financiamento de 35 para 53 bolsas; a Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa instituiu o Prêmio de Iniciação Científica, com novos incentivos aos pesquisadores. Além disso, a UNIP constituiu o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP e o Comitê de Ética para uso de animais – CEUA, os quais conferem credibilidade e confiabilidade às pesquisas realizadas com seres humanos e animais. São avanços que contribuem para o aprimoramento da pesquisa na Universidade.

Nesta oportunidade, apresentamos as pesquisas concluídas em 2018, nas áreas das ciências da saúde, exatas, humanas e sociais. Alguns trabalhos já foram, inclusive, premiados em eventos importantes do meio científico, por sua qualidade e inovação. A disputa pelos primeiros lugares do Prêmio de Iniciação Científica UNIP deverá ser acirrada, o que ratifica o alto nível das pesquisas apresentadas.

Apesar de nosso evento ser restrito aos membros da Universidade, a cada ano temos mais e mais pôsteres que pendem pelos espaços abertos do campus Indianópolis, em São Paulo. As cores e a criatividade dos jovens pesquisadores espalham-se e concretizam o conhecimento adquirido durante o ano de dedicação, estudo e disciplina, conduzido pelos orientadores com maestria. A beleza da exposição revela o compromisso, a seriedade e o trabalho árduo de todos aqueles que estiveram envolvidos nas pesquisas. Na base de tudo isso está a UNIP, com sua infraestrutura acadêmica de ponta e corpo técnico especializado, cujo compromisso é oferecer aos alunos formação universitária de qualidade.

Convidamos toda a comunidade acadêmica a participar desse grande evento, a fim de comemorar conosco as conquistas obtidas nos últimos vinte anos e prestigiar os trabalhos realizados por nossos alunos.

Copyright 1999-2024 UNIP-OBJETIVO - Todos os direitos reservados.